sábado, 29 de junho de 2013

Viagem Literária # 05

Para aqueles que não sabem, passei os últimos três meses em Londres, em um programa de intercâmbio. Além de apreender inglês, tive a oportunidade de viajar e, como não poderia deixar de ser, conferir a estória por trás de alguns livros. E foi assim que surgiu a coluna Viagem Literária que será publicada uma vez por semana, pelo período aproximado de dois meses. 

Ir à Londres e não visitar o endereço mais famoso da literatura é uma heresia. Elementar meu caro amigo, estou me referindo a 221 Baker Street, onde se encontra o The Sherlock Holmes Museum.

Ao sair da estação de metrô de Baker Street já se encontra uma homenagem a um dos detetives mais célebres da literatura: uma estátua de Sherlock, inaugurada no ano de 1999, com o objetivo de comemorar os cento e cinquenta anos do personagem.


O museu, aberto ao público desde 1990, inspirou-se nas descrições dos livros para montar a casa onde os personagens viviam. O primeiro andar, mais conhecido como apartamento 221 B, é onde está o quarto de Sherlock, assim como o estúdio que divide com Watson. Os demais andares são dedicados a exposição de estátuas de cera dos principais personagens (como o Professor Moriarty na última foto) e outros objetos relacionados.

Não tenho como dizer se a reconstrução do apartamento de Sherlock foi bem feita, visto que não li todos os livros do detetive, e tampouco lembro das descrições de 221B. Porém, uma coisa é certa: o local combina com o personagem. Toda a sua personalidade e excentricidade parece ter se personalizado nas mobílias e decoração do ambiente.


Quanto a exposição, admito que se você leu poucos livros (como no meu caso: apenas dois livros e alguns contos), não haverá nada de muito interessante. Mas se você é fã de carteirinha do detetive, a visita é parada obrigatória.


E na próxima Viagem Literária, retornaremos a Edimburgo. 


12 comentários:

Nardonio disse...

Que legal!!!! Os fã devem ficar loucos pra ter a oportunidade de entrar nesse museu. Imagina você entrar no cenário que tantas vezes você leu. Deve ser uma sensação sem limite.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom
Divulgação: https://twitter.com/_Dom_Dom/status/350824506815819778

MsBrown disse...

Nossa, isso é muito legal! Eu queria ter ido lá ver tudo isso que você viu. E sim, é parada obrigatória para os fãs que vão a Londres. Ótima coluna!

Rossana Batista disse...

Eii, esse homem de preto na foto é estátua??? o.O
Um dia ainda irei nesse museu!

Roberta Moraes disse...

Que casa mais charmosa! Queria morar numa desses e de quebra com o Sherlock, hahaha.
Ansiosa para o próximo Viagem Literária :D

Gabriela Cerutti Zimmermann disse...

Que legal! Pretendo em um futuro próximo ler todos os livros de Sherlock. E o museu parece bem interessante mesmo.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Vânia Gama disse...

Quando eu for pra Londres, com certeza vai ser um dos primeiros lugares que eu vou visitar!!
AMO todas as histórias do Sherlock! É com certeza uma das minhas séries favoritas!!
Super amei esse post!
beijos

Jessica Lisboa disse...

AAH lindo lindo lindo *--------* Preciso falar que adorei esse lugar ? *-* tão lindinho.

https://twitter.com/jessikalisboa_/status/351340373039263745

cristiane disse...

Ahhh que demais! Eu babo numa coisa dessas, sonho!!! Se tem uma coisa que vale a pena sonhar é em ir pra esse lugar lindo! Ai que fofo *-*
cristiane dornelas

Naty disse...

Ahhh eu quero visitar esse museu desde que me entendo como leitora.
Achei tudo perfeito, só o Professor Moriarty que imagino que não é tão careca rsrs

https://twitter.com/NatyIC/status/351405971081396224

Aione Simões disse...

Oi Alê!
Eu li pouco sobre Sherlock, mas eu adoro tanto o personagem quanto suas histórias.
Como você, provavelmente eu não poderia dizer nada sobre a reprodução da casa ser ou não compatível com a criado pelo autor, mas eu acho que, independentemente de ser ou não fã, é uma visita mais do que interessante e eu certamente a faria!
Estou adorando esses posts, parabéns!
Beijos!

Divulgação https://twitter.com/mi_simoes/status/351415639015038976

Amanda Péres disse...

Nunca li anda de Sherlock Holmes, mas esse luga deve ser um sonho pra quem é fã!
Eu ficaria imensamente feliz apenas de ir à Bienal do Rio. haha

Ju disse...

OMG!!!!! *-* Eu quero muito conhecer o museu!!!! Li poucos livros do Holmes, rs, mas isso não me impediu de virar mega fã!!!!

Ju
Entre Palcos e Livros

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger