sábado, 9 de novembro de 2019

RESENHA: Mortos não contam segredos

Mortos não contam segredos / Karen M.McManusNo ano passado, tive uma grata surpresa com “Um de nós esta mentindo”, livro de estreia de Karen M. McManus que se revelou um envolvente YA ao melhor estilo whodunnit. Por isso, quando o segundo livro da autora foi lançado fiquei curiosa para conferir essa nova história.

A cidadezinha de Echo Ridge já passou por alguns momentos trágicos. Há cinco anos, Lacey, a rainha do baile da escola, foi assassinada e seu assassino nunca foi descoberto. Agora, Ellery e, seu irmão gêmeo, Ezra chegam na cidade para passar uma temporada com avó, enquanto a mãe se recupera em um clínica de reabilitação. Eles também têm sua tragédia familiar. No ano em que sua mãe foi rainha do baile, a irmã dela desapareceu sem deixar vestígios. Agora que eles estão de volta à cidade, estranhas ameaças começam a surgir em todos os lugares e os alvos parecem ser novamente as rainhas do baile.

A narrativa se divide entre o ponto de vista de Ellery e Malcon, um dos amigos que ela e seu irmão fazem ao chegar na cidade. Confesso que para mim não ficou clara a necessidade da autora em empregar duas narrativas já que as descobertas correm paralelas para os dois personagens e eles compartilham um com o outro cada nova pista.

Ellery é uma personagem curiosa. Tendo crescido com o silêncio da mãe a respeito do desaparecimento da tia, se tornou obcecada por estudar crimes reais, de forma que cai de para-quedas nos acontecimentos de Echo Ridge e conduz sua própria investigação. Aliás, fiquei me perguntando se o nome da personagem seria uma homenagem a Ellery Queen’s Mystery Magazine, lendária revista de histórias de mistério.

“El, estamos aqui há três semanas. Até agora reportamos um cadáver para a polícia, conseguimos empregos em uma cena de crime e viramos alvos de um perseguidor de rainhas de baile.” (McMANUS, 2019, p. 103)

Em “Mortos não contam segredos” muitos mistérios se entrelaçam. Temos o desaparecimento de Sarah (tia de Ellery), a morte de Lacey, o atropelamento de um dos professores mais queridos da escola, as novas ameaças e, também, a paternidade dos gêmeos que nunca souberam a identidade de seu pai. Somado a isso temos suspeitas a ex-namorados, possíveis traições de melhores amigas e mais uma série de elementos típicos dos corredores escolares.

Não sei apontar exatamente porque a trama deste livro não me prendeu tanto quanto a de “Um de nós está mentindo”. Acredito que de modo geral a trama seja ampla demais, contando com muitas vítimas a quem não conhecemos e, portanto, não nos apegamos. Não se trata de saber o que aconteceu com Lacey, com Sarah e com os outros. Se trata de saber quem está por trás dos crimes. Uma trama que foca mais no criminoso do que nos crimes em si (inclusive a revelação, embora consiga causar surpresa, mostra uma motivação que deixa bastante a desejar).

A meu ver, Karen M. McManus não consegue repetir em seu segundo livro o mesmo feito de sua estreia. Mesmo não sendo arrastado, “Mortos não contam segredos” não é tão fluido nem tão envolvente quanto “Um de nós está mentindo”, nem apresenta a mesma coleção interessante de personagens. Ainda assim, é um livro curioso que mata a vontade de um mistério para ser lido rapidamente.

Título: Mortos não contam segredos
Autora: Karen M. McManus
N° de páginas: 351
Editora: Galera
Exemplar cedido pela editora


Compre: Amazon

27 comentários:

Gabriela CZ disse...

Pelo menos o título é promissor, Mari. Mas seus comentários foram um balde de água fria. Porém, ainda quero ler o outro livro da autora. Ótima resenha.

Beijos!

Rubro Rosa disse...

Quando este livro foi lançado recentemente fiquei meio assim com a capa quase igual a do primeiro livro. Dava a entender que seria uma continuação. E talvez se tivesse sido, seria melhor.
O primeiro livro da autora foi elogiado demais e sim, este segundo trabalho dividiu muito as opiniões.
Como não li nenhum deles, ainda não sei ao certo o que vou achar.rs
Mas sim, pretendo ler ambos!!!
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

RUDYNALVA disse...

Mari!
sinto que o livro não tenha sido tão bom quanto o perimeiro.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de personagens, isso sempre me confunde nos livros, mas me parece que aqui cada um tem seu papel bem definido e todos são importantes para a trama.
Gosto quando as séries podem ser lidos de forma independente, mesmo que algumas personagens tenham aparecido no exemplar anterior.
Fiquei curiosa.
cheirinhos
Rudy

Ludyanne Carvalho disse...

Eu li Um de nós está mentindo e gostei bastante, e olha que não sou fã do gênero.
Não estou empolgada para esse livro, e com esses pontos que ressaltou, fico com menos vontade haha.

Beijos

Elizete Silva disse...

Olá! Eita que são tantos crimes e vítimas que fica até um pouco difícil entender tudo hein, uma pena que a autora não tenha conseguido repetir um enredo que conseguisse envolver e prender o leitor, mas que de uma maneira geral apresenta um mistério, o que sempre nos deixa curioso em descobrir a verdade.

Rayssa Bonai disse...

Olá! Nossa, é uma pena que este livro não tenha te agradado tanto quanto o primeiro, é triste quando isso acontece.
Também não sou fã de livros com muitos personagens, pois de fato, a gente acaba não se apegando muito aos mesmos.
A premissa era ótima. O enredo também era bem promissor, por ser repleto de segredos e mistérios, que é algo que eu adoro em livros!
Acho que vou dar uma chance a esse livro, não no momento, mas um dia espero poder fazer sua leitura e tirar minhas próprias conclusões.
Adorei a resenha! Beijos! <3

Giovanna Talamini disse...

Oi!
Quando vi a capa desse livro, já me veio a vontade em lê-lo logo pelo título, porém, analisando o enredo, achei uma narrativa bem parecida com a série Riverdale, e outras várias histórias. Um pouco clichê, eu diria, mas mesmo assim espero ter a chance de conhecer esse escrito da Karen.

Fabiolla Devenz disse...

A trama parece ser boa, contando com vários crimes que aconteceram e tudo girar (e estar ligado de certo modo) em torno das rainhas dos bailes da escola.
Mas pela sua resenha confesso que me decepcionei um pouco, parece que de fato não teria necessidade de haver dois narradores, já que os pontos de vista caminham juntos e pela trama ser muito ampla, já tentei ler livros assim e não me adaptei muito bem rsrs

Ana Paula Santos Moreira disse...

Eu li outras resenha desse livro que me deixou curiosa, da mesma forma que o livro anterior da autora. Mesmo lendo coisas positivas e negativas eu quero ler e esperar que a historia me surpreenda, pois curti muito a premissa do livro.

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Ainda não li Um de nós está mentindo nem esse outro livro da Karen MCManus, mas estou ansiosa para conhecer a escrita da autora.
Esse não é um gênero que eu estou acostumada a ler, mas como estou querendo ler as obras da autora, vou dar uma chance ao gênero.
Geralmente curto livros narrados por mais de uma pessoa, mas não acho legal usar esse recurso se não tem necessidade.
Estou curiosa para saber quais são os segredos dessa trama.
Beijos ❤

Marta Izabel disse...

Oi, Mari!!
Não li "Um de nós esta mentindo" mas estou bem curiosa para fazer essa leitura e também esse segundo livro parece ser bem interessante, principalmente porque gosto muito de livros de suspense, espero ter oportunidade de adquirir.
Bjs

Luana Martins disse...

Olá, Mari
Li algumas resenhas de ambos os livros da autora e claro estou super curiosa para conhecer sua escrita.
Uma pena que esse segundo livro não tenha sido tão bom quanto ao primeiro, mas tem muitos personagens e tantos acontecimentos fica fácil se perder.
Mas como adoro um bom mistério quero ler, só que lerei sem expectativas.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Oi, Mari
Tentei ler o anterior da autor e achei chato, parei.
Esse achei mais interessante e tô bem ansiosa pra ler e saber quem está por tras do desaparecimento da Sarah.
O livro parece ter muitas reviravoltas.
Bjs

Anônimo disse...

perde modelleri
sms onay
Türk telekom mobil ödeme bozdurma
nft nasıl alınır
ankara evden eve nakliyat
trafik sigortası
Dedektör
Kurma website
aşk kitapları

Anônimo disse...

SMM PANEL
smm panel
iş ilanları
İnstagram Takipçi Satın Al
hirdavatciburada.com
Https://www.beyazesyateknikservisi.com.tr/
SERVİS
Tiktok hile

site kurma disse...

Thnks for description

numara onay disse...

Congratulations on your article, it was very helpful and successful. e6c2b4f0228982e0ed45f60094d478b8
sms onay
website kurma
website kurma

define dedektörü disse...

Thank you for your explanation, very good content. d6731c01492af7fe396946058d123703
altın dedektörü

korsan taksi disse...

Good content. You write beautiful things.
vbet
hacklink
taksi
mrbahis
sportsbet
hacklink
sportsbet
mrbahis
vbet

mobil ödeme bahis disse...

Good text Write good content success. Thank you
bonus veren siteler
betmatik
tipobet
poker siteleri
kibris bahis siteleri
betpark
kralbet
slot siteleri

batu disse...

giresun
karaman
kilis
burdur
izmir

YTD

rıdvan disse...

kıbrıs
edirne
muş
trabzon
balıkesir

JPP

sinan disse...

resimli magnet
resimli magnet
çerkezköy çatı ustası
silivri çatı ustası
dijital kartvizit
VLZ2

gostopsite disse...

I like it when people get together and share views. Great website.

sportstoto365 disse...

I wan’t going to comment as this posts a bit old now, but just wanted to say thanks.

bacarasite disse...

This is very helpful, especially for those who are planning to start their new career

totosafesite disse...

This website is very useful and beautiful. thank you. Please visit our website as well. be successful and victorious

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger