domingo, 18 de agosto de 2019

RESENHA: O Mar de Monstros

o mar de monstros
Percy e seus amigos precisam resgatar o Velocino de Ouro para salvar o Acampamento Meio-Sangue. Porém, este artefato mágico se encontra em uma ilha no temível Mar de Monstros, sendo protegido pelo ciclope Polifemo. 

Comecei a leitura de O Mar de Monstros exatamente com o mesmo espírito que li o primeiro volume da saga: procurando uma leitura leve, despretensiosa e fluída. Porém, minha experiência acabou se mostrando arrastada, pois parecia que não conseguia me envolver com a estória. E mesmo sendo uma nova aventura repleta de ação, confesso que fiquei entediado em diversos momentos.

Talvez esta sensação se deva ao fato de que o seguindo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos se desenvolve em cima de uma trama que tem pouca importância para a história como um todo. Quando olhamos para o quebra-cabeça que a série irá montar, O Mar de Monstros parece um pouco irrelevante.

Admito que o desfecho traz uma reviravolta bastante inesperada e que certamente trará consequências interessantes para os próximos livros, porém, este elemento não me pareceu suficiente para redimir a obra. Ao contrário, fiquei com a impressão de que tudo o que aconteceu serviu tão somente para chegar a este ponto da estória. Por isso, creio que O Mar de Monstros é o típico livro ponte, que continua a estória do primeiro livro e lança as sementes do próximo, mas não faz muita coisa além disso. 

“— Famílias são complicadas. Famílias imortais são eternamente complicadas. Às vezes, o melhor que podemos fazer é lembrar um ao outro que somos aparentados, aconteça o que acontecer... e tentar limitar ao mínimo as mortes e mutilações.” (RIORDAN, p. 265, 2014)

Outro aspecto que me desagradou são os inúmeros paralelos que ocorrem com a série Harry Potter. Fica claro que o autor utiliza de uma estrutura bem-sucedida e que compõe sua estória utilizando de algumas fórmulas criadas e testadas por J. K. Rowling. 

O mérito de O Mar de Monstros certamente recai sobre o desenvolvimento dos personagens. Percy começa a descobrir e a controlar os poderes que tem na condição de filho de Poseidon, enquanto Annabeth tem seu passado desvendado para o leitor. Além disso, fica claro como ambos amadureceram quando comparamos com o livro anterior. 

Confesso que me decepcionei com O Mar de Monstros e que inclusive bateu um pouco de receio de continuar a leitura da saga. Porém, considerando a originalidade de Riordan e os ganchos deixados para o próximo volume, creio que darei uma segunda chance. 

Título: O Mar de Monstros
Autor: Rick Riordan
N.º de páginas: 286
Editora: Intrínseca

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

10 comentários:

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Esse realmente não é o melhor livro de Percy Jackson e os Olimpianos, apesar de eu ter gostado e a leitura ter me agradado, poderia ter sido melhor. A trama poderia ter sido bem melhor trabalhada.
Acho livros ponte importantes para as tramas, mas acho que o autor deve ter muito cuidado para não criar algo maçante para ser lido pelo seu leitor.
O bom é que a série só melhora a partir daí, pelo mesmo pra mim rsrsrs. O terceiro livro é melhor que O Mar de Monstros, mas o quarto e o quinto livros são maravilhosos, meus favoritos da série.
Dê mais uma chance sim ❤
Beijos ❤

Rubro Rosa disse...

Apesar de conhecer pouco o trabalho do Rick, o trabalho do autor é elogiado demais e esta saga dos Olimpianos é sim, muito elogiada. Eu não posso opinar demais, pois só li um livro desta saga e dei uma desanimada..rs Mas pretendo dar continuidade algum dia.
Eu sou meio pé atrás com séries assim, pois sempre fica a impressão de que um ou dois livros já seriam suficientes!
Mas acho que segundas chances sempre são importantes e eu também quero me dar uma!
Beijo

Nil Macedo disse...

Não conheço muito da escrita do Riordan. Lembro de ter lido o primeiro livro do Percy e parei. Até gosto muito de mitologia e de todo esse enredo que ele criou. Mas, foi exatamente esse paradoxo com Harry Potter que me fez não querer continuar lendo. Queria alguma coisa mais diferente.

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ Eu li todos os livros da saga com a mesma intensidade e empolgação, mas entendo completamente que por esse segundo volume servir mais como uma ponte, ele pode mesmo se tornar arrastado e meio desnecessário se não servisse de ligação para o resto da história, dói admitir isso, já que Percy Jackson é a minha série favorita, mas é verdade, se comparado ao livro anterior, esse é meio fraquinho.
Continue lendo a saga sim, os livros seguintes são ótimos! Acho que vale a pena dar uma segunda chance ♡
Beijos! ♡

Gêmea Má disse...

Guri do céu. Discordo com vc 100%! Todos os livro do Rick Riordan eu leio com a mesma empolgação e acho todos muito fluídos, ao ponto de ler mais de um livro da série por dia. Amo mesmo e não consigo ver essa coisa do se arrastar nem acho que é um livro pouco importante.Maaaaaas sou fã do riordan né

Ludyanne Carvalho disse...

Ah, que saudades dessa saga.
Eu li há uma década, então não lembro detalhadamente, mas lembro que amei todos os livros.
Espero que os próximos possam te conquistar mais.

Beijos

Evandro Atraentemente disse...

Estou terminando o último livro da saga Harry Potter que ganhei há um ano. Confesso que já me passava a ideia de desbravar também esse universo do Percy Jackson. É ruim que logo no segundo livro a gente não consegue criar a tão aguardada sintonia com o enredo. Porém, como você diz, alguns detalhes faz querer continuar. Adorei conhecer um pouquinho do livro.

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Ainda não li essa saga e quero muito conhecer, fiquei curiosa por se comparar com HP.
É difícil dizer que um livro não é tão bom assim, mas como ele é uma ponte para os próximos então ele é necessário.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Oi, Alê
Quando li a série pela primeira vez tinha amado muito o livro e o Mar de monstros, mas quando fui reler, três anos depois, achei bem bobinhos, principalmente Mar.
Sem contar que o final acabou sendo bem insignificante, já que no livro três, aquela rodada que dá no final do dois, não significa, não muda nada.
Enfim, os livros do Rick não me chamam a atenção, acho bem mais do mesmo, bom pra relaxar apenas.
bjs

Gabriela CZ disse...

Que legal que você está lendo Os Olimpianos, Alê. Não lembro se cheguei a ler sua resenha do primeiro livro, mas gostei de saber que deu continuidade à série. Bem, pelo que me lembro esse é o mais paradinho mesmo. Mas tem seus méritos. E acho que na época (e até hoje) muitas sagas juvenis pegaram características de Harry Potter pra pegar carona em seu sucesso né? Enfim, ótima resenha.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger