domingo, 8 de julho de 2012

RESENHA + PROMO: As Aventuras de Robin Hood

"- Um homem me chama de bondoso, outro me chama de cruel; este me chama de bom, honesto e amigo, enquanto outro diz que sou um patife e ladrão. Na verdade, o mundo possui tantos olhos para encarar um homem quantas pintas tem um sapo; assim, qual o par de olhos que se volta para mim depende inteiramente de cada um. Meu nome é Robin Hood.” (PYLE, 2009, p. 220)

Eu sempre adorei as histórias de Robin Hood. Independente da representação ou até mesmo do público-alvo que as inúmeras adaptações dessa história buscam atingir, seja nos desenhos animados da minha infância ou nos filmes estrelados por atores como Kevin Costner e Russell Crowe, Robin é sempre um personagem que esbanja carisma e isso é apresentado em cada uma das páginas do livro de Howard Pyle.

O título não poderia ser mais adequado: “As aventuras de Robin Hood”, com destaque para a palavra aventuras, porque é puramente disso que o livro trata: de aventuras. Quando uma termina a outra tem início imediatamente, sem um momento de marasmo. O livro começa cheio de ação e assim continua até o fim, alias, não demoramos para ser apresentados a Robin e vê-lo em toda a sua forma. O herói “que rouba dos ricos para dar aos pobres” é atrevido, esperto, bem humorado e está sempre em busca de diversão. Junto com seus companheiros, entre eles John Pequeno e Frei Tuck (meus preferidos), torna-se uma lenda da floresta de Sherwood e inferniza a vida do insuportável xerife de Nottingham, sempre levando a melhor em relação ao homem da lei. Tudo o que Robin precisa fazer é tocar sua trompa três vezes e seus companheiros correm ao seu encontro quando está em necessidade. Ao mesmo tempo em que apronta mil e uma peripécias, Robin ajuda os que precisam, como o Richard de Lea e o jovem casal apaixonado que não pode se casar. Conforme o bando de Robin cresce, cresce também a sua lenda, as festas, os banquetes e, claro, as aventuras.

Mesmo sendo um livro clássico, a leitura não é cansativa, isso porque não há intervalo entre os acontecimentos. É como se fosse uma série de episódios em que o personagem e seu bando se envolveram, mas o que acontece entre um episódio e outro não é mencionado a fundo, o que contribui para a sensação de que se trata apenas das aventuras, pois pulamos de uma para outra sem enrolação.

A história se passa na floresta que pode ser vista como mais um personagem, tão importante quanto os outros. Tive essa sensação devido à importância que o autor dá à descrição dos cenários, o que por vezes deixava o texto um tanto enfadonho, mas nem por isso fazia o livro menos divertido.

Esse é um livro que pode ser lido sem pressa. Para aqueles que gostam de intercalar várias leituras, é ideal, pois mesmo tendo uma sequencia, as histórias são um tanto independente umas das outras. Para os que gostam de aventuras e personagens heroicos, é imperdível. E uma dica: para os que ficaram com vontade de se aventurar junto a Robin Hood pela floresta de Sherwood, não deixem de fazer através da edição da Editora Martin Claret que apresenta as ilustrações de Howard Pyle. Sem dúvida elas deram um toque todo especial ao livro.

Título: As Aventuras de Robin Hood
Autor: Howard Pyle
Nº de páginas: 400
Editora: Martin Claret

Agora vamos a PROMOÇÃO! Em parceria com a Editora Martin Claret, estaremos sorteando um exemplar de "As Aventuras de Robin Hood" de Howard Pyle. Para o sorteio, usaremos o Rafflecopter. Você pode se inscrever usando a sua conta do Facebook ou seu e-mail. A partir disso, o formulário é autoexplicativo.
A promoção encerra no dia 21 de agosto e o resultado será divulgado, no blog e no twitter, até três dias após o encerramento.
O vencedor será contatado via e-mail, tendo até três dias para responder com seus dados. Decorrido o prazo sem manifestação do vencedor, novo sorteio será realizado.

16 comentários:

Anônimo disse...

Sempre gostei da história de Robin Hood!
Adorava quando ele ajudava aos pobres,roubando dos ricos...rs,todos ficavam loucos atrás dele:D
Participando!

Juliana disse...

Olha, que legal *------*
Robin Hood é um desses personagens que eu conheço MUITO pouco, e sempre tive curiosidade de saber mais.

Gostei muito da ideia de aventuras meio independentes, realmente é muito bom pra intercalar leituras :D

Adorei a resenha!

Beijooo!

Ju
julianagiacobelli.com

Sabrina Mazzoni disse...

Ainda não li livro do gênero. Adoro filmes de era medieval e com aventuras. Seria muito interessante ler essa obra.

Unknown disse...

Oi Mari!
Também curto muito as histórias de Robin Hood, apesar de só ter visto os filmes. O herói é super carismático mesmo, e adoro livros repletos de aventura e ação, que não são parados em momento algum, então acho que vou gostar desse.
Vou participar da sua promoção! Quem sabe dou sorte. ^^
Beijos!

Elis Paulina disse...

Eu adoro clássicos e esse ainda não tenho, por isso vou participar.

Elis Elger

Vanessa Marques disse...

Ainda não li nada desse autor ....
Gostei bastante da resenha,que me deixou bastante curiosa
para ler o livro ...
Participando claro !!!!!

seguidor: vanessa

Anônimo disse...

Oie Mari!
Muito boa a resenha...fiquei com vontade de ler..por isso vou participar da promoção.
Como comecei a ler os clássicos. ( Jane Austen) quem sabe eu nao goste desse também.
Já que eu gosto de filme de aventura...provavelmente irei gostar desse livro.
Bjus,
@deh_koenig
Débora Koenig

Unknown disse...

Participando, adoro esta historia!!!

Francielle Couto Santos disse...

Robin Hood é história. Um verdadeiro clássico que marcou e ainda fará parte da vida de muitos leitores afora. Gostei muito dessa edição da Martin Claret... eles fazem um trabalho excelente com obras desse cunho.
Excelente resenha, e sorte aos participantes da promoção! \Õ

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Oi, mari! Eu nunca li nada do Robin e quando eu via os filmes na escola sempre acabava dormindo. Gosto quando a Martin claret publica esses clássicos pois eles tem uma ótima maneira de editar, minha coleção de clássicos eu vou formar só com eles. *--* Mas não vou participar da promô pra dar chance a quem gosta de Robin Hood

Gislaine,
jeito-inedito.blogspot.com

Maíra Souza disse...

Participando! :)

Unknown disse...

Participando
bjos

Luana Espindola disse...

Oii.Já assistir filmes relacionados ao Robin Hood, agora estou curiosa em ler e me aprofundar nas aventuras do livro que é bem mais interessante e você participar mais do que o filme. Torcendo muito! Bjs

Kazake disse...

Eu amo clássicos, e este com certeza é um.
Já vi diversas versões e gostei de todas, este também vou gostar, aposto. Uma das melhores histórias!

Seguidora - Anne Gregory/Kazake
Participando s2

claudia's disse...

gostei da resenha e fiquei com vontade de ler. Por isso estou participando com a intenção de ganhar

Nardonio disse...

Participando!!!

@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger