terça-feira, 18 de dezembro de 2012

RESENHA: Um Lugar na Janela

“Se por um acaso, lá pelas tantas, eu colocasse a mão na testa e me perguntasse ‘que raios estou fazendo aqui?’, teria a resposta na ponta da língua: vivendo” (MEDEIROS, p. 96, 2012)

No ano passado, ao resenhar “Feliz por nada”, revelei que sou fã de Martha Medeiros. Nunca li suas poesias, mas li todos os seus livros de crônicas e cada vez que termino um, fico ansiosa pelo lançamento do próximo. O mais recente, “Um Lugar na Janela” parte de uma proposta diferente que Martha tempera com as mesmas características que encontramos em seus outros trabalhos. Os textos que compõe esse livro são relatos de algumas das viagens vivenciadas pela escritora para os mais fascinantes lugares. Europa, sozinha, aos 24 anos; Japão com uma de suas filhas; Grécia com o marido; Istambul; Marrocos; Peru são alguns dos lugares para onde a escritora leva seus leitores através de suas experiências que são, muitas vezes, inusitadas. Nas palavras da autora: “Viajar é a arte do improviso.” (MEDEIROS, p. 40, 2012)

“Um Lugar na Janela” não é um guia turístico. É uma compilação de relatos que tentam expressar em palavras a vivência da autora em cada um desses lugares. Característica marcante de Martha, o livro é leve e divertido. Você vai rir em vários momentos e vai se controlar para não ligar para uma agência de viagens ao final de cada capítulo (minto, cada capítulo não. Eu só não fiquei com vontade de ir para o Japão, mas fiquei com uma vontade imensa de viajar). Vai se controlar também para não devorar o livro de uma única vez. Aliás, convém dizer que o único defeito de “Um Lugar na Janela” é ser curtinho e deixar aquele gostinho de quero mais depois da última página.

Em grandes letras verdes, o leitor vê o nome de Martha Medeiros estampado na capa do livro. Como já disse anteriormente, isso é o suficiente para ele querer ler e saber que vai adorar a leitura.

Título: Um Lugar na Janela
Autora: Martha Medeiros
Nº de páginas: 191
Editora: L&PM

9 comentários:

Francielle Couto Santos disse...

Mari, gostei bastante dos seus comentários! Morro de vontade de ler algo da Martha, mas até o momento não tive a oportunidade. Pretendo mudar essa realidade em breve... agora ainda mais. :D Tenho certeza que vou adorar.

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/

MsBrown disse...

Gostei do post! Devo confessar que sempre penso em ler Martha Medeiros, mas até então também não tive a oportunidade.

Unknown disse...

Nunca li nada dessa autora, mais pelos seus comentários esse livro parece ser ótimo. Quem sabe não compro ele para ler nas férias.

Juliana disse...

Oi, Mari!
Nunca li nada da Martha, mas curto muito relatos assim, principalmente de viagens. Sempre quis rodar o mundo, acho que um livro desses é um perigo na minha mão hahahaha

Beijooo!

Ju
Praticamente Inofensivo ;)

Ceile disse...

Oi, Mari!
Acredita que nunca li nada da Martha? Talvez eu comece com Divã, já que foi tão bem falado.

Eu adoro narrativas divertidas e adorei saber que isso é característico dela =)

Beijo!

Unknown disse...

Oi, Mari!
Nunca li nada da Martha, mas tenho um livro dela aqui em casa. Vou colocá-lo na minha fila do ano que vem rs
Esse parece ser ótimo. Gosto de livros em formato de relato de viagem. Imagino que deve dar aquela vontade imensa de fazer as malas e sair pelo mundo mesmo huahua Quando escrito por alguém inteligente e sagaz, o desejo de largar tudo e partir fica ainda maior!
Beijos!!

Marli Carmen disse...

Nuca li nada da autora hehehe
Beijos literários
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Gosto muito de livros de crônicas, também adoro saber de coisas dos outros países, acho interessantes os filmes ou livros que contam sobre viagens e cidades estrangeiras! tb nunca li nada dela, mas sempre vejo nas livrarias! Beijo!

Nardonio disse...

Nunca li nada nesse formato de relatos e sensações de viagens. Me pareceu ser bastante interessante, principalmente os locais pelos quais ela passou. Quem sabe qualquer dia desse, eu não o leia, não é?!?!

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger