quinta-feira, 31 de outubro de 2013

RESENHA: Princesas e Damas Encantadas

“Assim que as pessoas começaram a se levantar, no final da missa, a dama se esgueirou pelo portão, saltou sobre a sela dourada no mesmo instante, e foi embora mais rápida que o vento. Mas o príncipe de Emania estava ao seu lado e, agarrando-a pelo pé, correu ao lado da égua por 150 metros até o sapato se soltar. Então ele ficou para trás com o sapato na mão.” (JACOBS, 2013, p. 31)

***

Princesas e Damas Encantadas faz parte da Coleção de Contos da Editora Martin Claret, sendo que cada livro traz um folclore específico, como o americano, indiano, oriental, entre outros. Este livro é uma coletânea de contos célticos escritos por Joseph Jacobs, estudioso da cultura e dos mitos celtas.

A obra conta com oito contos, dos quais você provavelmente já conheceu uma versão semelhante de alguns deles na infância, enquanto outros são desconhecidos do público brasileiro. Não vou discorrer sobre nenhum conto específico, a fim de evitar spoilers.

Além de uma narrativa fluída, a obra tem uma linguagem simples, sendo que a leitura pode ser realizada em pouco tempo. Não espere encontrar contos de fadas tradicionais, pois estes se aproximam mais da realidade (na medida do possível) e possuem um tom mais sombrio.

O destaque do livro são suas protagonistas que, ao contrário do estereótipo padrão, são mulheres fortes, corajosas e aventureiras, que buscam seus sonhos, que lutam por seus amados e que enfrentam decepções. E é através da estória destas mulheres que encontramos lições de vida, mesmo que de forma implícita.

Entretanto, preciso reconhecer o fato de que achei difícil me envolver com o livro. Não sei exatamente o motivo, mas imagino que seja por que não tenho o costume de ler contos com frequência. 

Não posso deixar de parabenizar a Editora Martin Claret pela edição caprichada do livro, que conta com nova capa, excelente diagramação e ilustrações em todos os capítulos. Esta edição inicia com uma apresentação escrita por Lilian Cristina Corrêa, que discorre sobre a cultura celta, assim como sobre a importância da figura feminina e da atemporalidade destes contos.

Para aqueles que gostam de mitologia e de conhecer culturas diferentes, Princesas e Damas Encantadas é uma ótima opção de leitura.

Título: Princesas e Damas Encantadas (exemplar cedido pela editora)
Autor: Joseph Jacob
N.º de páginas: 134
Editora: Martin Claret

11 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Que maravilha!! Eu adoro contos de fadas modernos e repaginados, ainda mais quando existem personagens femininas fortes. O tom sombrio é um bônus, na minha opinião, pois dá um ar mais adulto ao que conhecemos desde pequenos.
Adorei e pretendo ler!
bjs
Ana Paula Barreto

Adriana disse...

Não conhecia essa coletânea de contos, parece realmente bem diferente das historias de contos de fadas que estamos acostumados! Mas confesso que gostei, adoro protagonistas fortes, lutadoras e que não se deixam abater com as decepções, só por isso acho que já vale a leitura, e também é um livro tão pequeno, só 134 paginas, dá pra ler rapidinho, numa tarde! Adorei! :)

Adriana

Gabriela CZ disse...

Nossa, adorei! Vou me informar mais tanto sobre o livro quanto sobre a coleção.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Rossana Batista disse...

Não conhecia esse livro mas adoro contos e histórias que tenham haver com mitologia.
A capa do livro é muito bonita mesmo, gostaria de poder conhecer a trama.

Roberta Moraes disse...

A capa desse livro eu tão linda, mas eu sou meio suspeita pra falar porque minha cor favorita é rosa *-*
Vai ser legal ler alguns contos de fadas mais parecidos com a vida real.

Nardonio disse...

Gosto de livros de contos, e também gosto de conhecer Mitologias e Culturas diferentes, ou seja, tem tudo para me agradar. Outra coisa que gosto são essas protagonistas mais fortes, bem mais próximas da realidade.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

B. Menezes disse...

Eu curti bastante esse livro. Eu gosto de mitologia, acho interessante conhecer coisas assim... E eu acho que uma versão mais à realidade de contos como esse podem ser legais. Saindo da versão infantil, onde tudo é perfeitinho, nós podemos encontrar, como disse, lições de vida e tudo mais. Gostei :-) Talvez algum dia eu leia.
Beijoca

Foreverbia.blogspot.com

Tainah Rodrigues disse...

Eu amo conhecer mitologias e culturas! *-* Esse livro (e os outros da coleção) super vão pra minha lista de desejados!

Beijos =*
fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Não conhecia este livro,mas fiquei apaixonada com sua resenha e por sua capa!!E souuma fã de mitologia!!

Anônimo disse...

Eu tenho uma pequena rejeição quanto a contos. Não sei, acho que trouxe da escola. Sei que tenho que trabalhar isso e ler alguns, vai que eu gosto? rs

Boa indicação para começar, já que sou apaixonada por mitologia. :)

Beijos,
www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

Unknown disse...

Fiquei curiosa para saber sobre qual conto especifico é esse hahaha
admito que eu quase não leio conto, nunca me interessei muito por eles...
A não ser que seja algum conto, de alguma saga que eu goste muito aí eu realmente leio!
Fora isso (...)
hauauahuahauahaua
Beiijos, Paula
http://www.interacaoliteraria.com/

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger