“Notas sobre ela” é apenas o segundo livro de Zack Magiezi, mas é possível que você conheça esse nome das redes sociais, afinal, Zack é autor de inúmeros textos que são repostados todos os dias. Eu, que sou absolutamente encantada com estilo do autor, não perdi a chance de conferir a obra.
“E um sentimento de solidão bonita
Em meio a tanta gente
Ela canta com os olhos que chovem para a chuva
Foi a primeira noite inesquecível da sua vida.” (MAGIEZI, 2017, p.32)
“Muitas vezes ela vai para a solidão
Para se encontrar
Para visitar uma velha amiga
Para passear pela sua própria alma” (MAGIEZI, 2017, p.35)
Quem conhece Magiezi das redes não vai se surpreender com o tipo de texto e de sensibilidade que irá encontrar nas meras 105 páginas de “Notas sobre ela.” O surpreendente é ver o autor conseguir retratar a vida de uma mulher – da infância à velhice – em pequenos poemas isolados que representam pequenos momentos significativos com os quais qualquer pessoa será capaz de se identificar.
“As pessoas acham estranha essa mania de dançar sozinha
Mas ela dança com a multidão que está do lado de dentro.” (MAGIEZI, 2017, p.38)
“Conversaram dentro do silêncio
E ela com um sorriso que tomava conta do corpo todo.” (MAGIEZI, 2017, p.40)
Com uma temática tão universal, o autor criou um contorno, um vulto de pessoa para protagonizar essa vida. A personagem em questão não tem nome. As pessoas com quem ela convive também não. São os pais, os avós, a filha, o namorado que vira marido. Não há lugares. Não há definições. O que há são os sentimentos que a conectam a cada coisa e esses não só não pedem, como fogem de definições. Apenas querem espaço para transbordar. Para eles, o autor dá páginas.
“Para ela a fotografia é pegar uma saudade com as mãos.” (MAGIEZI, 2017, p.43)
“Me sinto linda
O tempo tem desenhado o meu rosto
E vestido o meu corpo de alma.” (MAGIEZI, 2017, p.104)
Não são rimas. Não são textos complexos. Não são temas escondidos por trás de metáforas. São palavras simples e temas cotidianos que compõe a obra de Magiezi e é justamente por isso que ela encanta. Por apresentar um olhar novo daquilo que já vimos milhares de vezes e que nunca paramos para observar, ou nunca soubemos colocar em palavras. Pois Magiezi sabe. Suas sacadas são maravilhosas.
“Ela gosta das pessoas que deixam a maioria da sua beleza do lado de dentro.” (MAGIEZI, 2017, p.90)
Descobertas, amores, perdas, frustrações, recomeços, saudades são alguns dos temas que transitam por “Notas sobre ela”. Tudo mais que você imaginar que cabe na vida, coube também neste pequeno livro.
Autor: Zack Magiezi
N de páginas: 120
14 comentários:
Oi Mari,
Eu não conhecia o Zack, mas eu gosto muito desses textos sobre sentimentos que podem ser lidos em momentos sortidos da vida.
E olha que não sou fã de poemas, mas fiquei interessada na obra.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Eu não conheço o autor mas esses trechos que você postou são lindos demais para eu ficar aqui sem ir conhecer, vou procurar aqui nas redes (que você citou que ele tinha) para conhecê-lo melhor.
Realmente gostei muito dos trechos principalmente do primeiro <3
xoxo
Planeta 94
Eu não conhecia este autor, mas irei dar uma pesquisada nas redes sociais para conhecer um pouco mais sobre as postagens dele, eu gosto de livros com frases, e achei bem legais os trechos do livro que você colocou nesta resenha, sem dúvidas pretendo ler este livro.
Vou confessar que não conhecia o autor, Mari. Mas fiquei encantada com os trechos que você escolheu e já passei a segui-lo no Instagram. Vou também a procura dos livros. Ótima resenha.
Beijos!
Oi Mari, o Zack é famoso, mas eu não conhecia. Adorei conhecer, achei muito bonito os textos. Tem muita sensibilidade, simplicidade e por não mencionar ninguém em especial é muito fácil se identificar.
Adorei, quando tiver a oportunidade lerei.
Um beijo
Paulinha S
Mari!
Tão bom ver um livro cehio de sensibilidade e que mostra e desnuda a 'alma' feminina em diversas vertentes.
Confesso que não conhecia o autor.
Adorei os quotes.
Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
“Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Não conhecia o autor, mas fiquei bastante encantada com as quotes selecionadas.
Parece ter temas bem gostosos de ler, porém não faz meu estilo.
Mas gostei bastante da dica.
Nossa, que sensacional esse livro! Uma forma totalmente diferente de contar uma história, através de trechos simples no qual todos podemos nos identificar. A protagonista não tem nome, e dessa forma podemos nos colocar no lugar dela, como se estivessemos vivenciando o mesmo. Ótima resenha!!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oi Mari, tudo bem?
Apesar de não ser fã de poemas, gostei da premissa de Notas Sobre Ela. Pelos trechos que você separou, deu pra sentir a sensibilidade das palavras.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Gostei da resenha Mari. Achei a escrita do autor bem interessante e pelos quotes que você separou, deu para perceber que os textos são quase que pungentes. Beijo!
www.newsnessa.com
Oi, Mari!!
Gostei muito de conhecer um pouco do livro do Zack!! Adorei os poemas e os trechos que você destacou!!
Bjoss
Não conhecia o autor, Mari.
Mas amei sua resenha e os quotes.
Que fofura!
É bem do tipo de leitura leve e fofa que estou precisando!
Obrigada pela dica.
beijocas.
Oiii...
Parece ser uma livro que se ler rápido.. .Nunca li um livro desse jeito com pequenos poemas mas que formam um história sabe??? Acho que vou adorar conhecer a vida dessa mulher....adorei conhecer um pouco do livro...
Bjs
Oiii...
Parece ser uma livro que se ler rápido.. .Nunca li um livro desse jeito com pequenos poemas mas que formam um história sabe??? Acho que vou adorar conhecer a vida dessa mulher....adorei conhecer um pouco do livro...
Bjs
Postar um comentário