quarta-feira, 26 de setembro de 2018

OS SETE: Séries e o DNA do Além da Contracapa

Dando sequência aos nossos posts de aniversário, dessa vez aumentamos o desafio. Obcecados com o número sete como estamos nesse mês, percebemos que muitas das séries que fizeram parte do blog ao longo desses anos são (ou serão) compostas por, exatamente, sete livros. Quando paramos para analisar, percebemos que essas séries têm características do que consideramos a essência do Além da Contracapa. Então vem com a gente descobrir as sete séries de sete livros que tem tudo a ver com o DNA do blog. 

O Tempo e o Vento

A obra mais famosa de Erico Veríssimo é, teoricamente, uma trilogia, composta pelos livros O Continente, O Retrato e O Arquipélago. Porém, esses livros são divididos em sete volumes, os quais fazem um retrato magnífico de 200 anos da história do Rio Grande do Sul. Batalhas e política dão o contexto à obra, mas o cerne de O Tempo e o Vento esta na família Terra-Cambará. E família teve tudo a ver com o nascimento do blog, pois a irmã do Alê era colega de faculdade da Mari e foi assim que nos conhecemos. Além disso, os Terra-Cambará e Erico Veríssimo são gaúchos, assim como nós.  



Harry Potter

A saga do bruxinho mais amado da literatura foi a série de fantasia que marcou a infância e a adolescência de muitos leitores, inclusive as nossas. Foi com Harry que aprendemos o significado de coragem, integridade, família, sacrifício, entre tantos outros valores, e acima de tudo, de amizade verdadeira. Que série poderia representar melhor um blog que nasceu justamente de uma amizade entre duas pessoas apaixonadas por livros? 





As Crônicas de Gelo e Fogo

George Martin criou uma obra épica com os mais variados elementos: jogos de poder, fantasia, conspirações, traições e muita ação. O autor resolveu escrever a saga por se sentir limitado quando escrevia roteiros para a televisão. E desde o início da nossa amizade, compartilhar nossas opiniões sobre os livros que líamos sempre foi essencial, mas chegou um momento que também nos sentimos limitados. Foi da necessidade de registrar e discutir nossas impressões com outros leitores que surgiu o Além da Contracapa.




Os Legados de Lórien

A série é uma mistura de young adult, com ficção-científica, thriller e aventura, tendo sido escrita por Pittacus Lore. Entretanto, durante a leitura descobrimos que Lore é, na verdade, um personagem do livro. Os dois primeiros livros foram escritos por James Frey e Jobie Hughes, enquanto os demais foram escritos por Frey em parceria com algum outro ghost writter. No Além da Contracapa, o trabalho também é feito a quatro mãos. Somos uma equipe e sempre falamos que o trabalho por aqui é 50/50.




A Fundação

Isaac Asimov é um dos maiores expoentes da ficção-científica e a série A Fundação — originalmente uma trilogia, que posteriormente foi acrescida de mais quatro livros — é por muitos considerada sua obra-prima. O autor era um visionário e imaginou como seria a vida em outras realidades, explorando com maestria o universo que criou e expandindo-o a cada novo livro. Da mesma forma, o Além da Contracapa sempre nos desafia a explorar o mundo da literatura, a experimentar novos gêneros e dar uma chance para autores e livros que, antes do blog, não daríamos. É assim que nosso universo como leitores também tem crescido a cada ano e descobrimos que sempre estamos dispostos a sair da nossa zona de conforto. 


As Crônicas de Nárnia 

Todo mundo já conhece a estória das quatro crianças que entraram em um armário para se esconder e acabaram descobrindo um novo mundo. Em alguns aspectos, nossas experiência de leitura mudou drasticamente com o blog: por termos a tarefa de escrever uma resenha ao final de cada livro, refletimos mais sobre o que lemos e acabamos desenvolvendo um olhar mais crítico. Mas uma coisa não mudou: quando iniciamos uma nova leitura, ainda somos como crianças "entrando em um armário", sem saber que maravilhas iremos encontrar do outro lado da porta, mas ansiosas para descobrir a magia daquele novo mundo.


A Torre Negra

A épica busca de Roland, o último pistoleiro vivo, pela Torre Negra é a premissa dessa saga que inicialmente parecia ter saído de um filme de faroeste, mas que depois é contrastado por máquinas modernas e referências que vão de Beatles a Harry Potter. O caminho até a Torre Negra é longo, cheio de surpresas e não sabemos exatamente como irá terminar. Apesar disso, King mostra que o mais importante é a jornada e o que apreendemos com ela. Há sete anos, quando demos início ao Além da Contracapa, não tínhamos a menor ideia de qual seria o futuro no blog e o que ele representaria em nossas vidas. Hoje, já não imaginamos nossas vidas sem esse espaço e, curiosamente, continuamos sem saber o que virá nos próximos anos. Sabemos apenas que a jornada continua, assim como a de Roland. 


10 comentários:

Rubro Rosa disse...

Sete sempre foi um número bom!rs
E está sendo muito gostoso acompanhar as indicações e tudo que já foi vivido aqui no blog!
Adorei a saga dos 7 acima e mesmo que só tenha lido completa a de Harry, namoro muitas outras!
A série dos Tronos só não li ainda pelo tamanho das letras nos livros :/ sou transplantada de córneas, a visão não ajuda. Já estive com a coleção em mãos tantas vezes...mas o medo e a quase certeza de não conseguir ler não me permite nem comprá-la!
Nárnia é maravilhosa, apesar de só ter vistos os filmes e falar o que do Mestre King???
Adorei!
Beijo

Ludyanne Carvalho disse...

Que post lindo!
Tenho muita vontade de ler O tempo e o vento; assisti ao filme, na época foi dividido em duas partes, e fiquei apaixonada pela história. Fiquei surpresa quando vi que é uma série longa.
E esse ano estou me abrindo a novos gêneros e, recentemente, me peguei pensando que gostaria de ler As crônicas de Nárnia (apesar de dizerem que o filme é melhor), Harry Potter e As Crônicas de gelo e fogo.

Beijos

Gabriela CZ disse...

Seria apenas coincidência essa relação com sete séries de sete livros? rs Bom, também amo Harry Potter e As Crônicas de Narnia. E quero ler as outras. Ótimo post.

Beijos!

RUDYNALVA disse...

Alê e Mari!
Realmente as séries escolhidas são a 'cara' do Além da Contracapa e achei bem interessaante todos terem 7 volumes.
Harry e King são tudo de bom, assim como o blog.
Parabéns!
“Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

Unknown disse...

Oi Alê e Mari, tudo bem com vocês?
De todos esses livros eu só li o primeiro de Harry Potter, mas tenho muita vontade de continuar. Quero ler também Os Legados de Lórien e a série A Torre Negra. Adorei o post.
Beijos

Marta Izabel disse...

Oi, Alê e Mari!!
Gostei muito de descobrir essas sete séries de sete livros que tem tudo a ver o blog. Realmente os livros de Harry Potter marcaram uma geração de leitores e até hoje é um sucesso.
Bjos

Luana Martins disse...

Olá, Mari e Alê
Adorei ler esse post, de todas as séries citadas li só Harry Potter.
Quero muito conhecer as outras séries, As Cronicas de Nárnia só assisti aos filmes.
Deus abençoe aos 2 que este blog tenha muitos anos, que o amor pelos livros seja sempre intenso.
Beijos

Carolina Santos disse...

A única série que você indicou aí que eu realmente não gosto é a série O Legado de Lorien realmente tentei empurrar esse livro várias vezes mas não consegui finalizar leitura e não precisa mencionar o meu amor pelo Harry Potter e por As Crônicas de Nárnia livro simplesmente encantadores e Fabulosos para mim

Michelli Prado disse...

Eu amo indicação de série que valem a pena serem lidas, e não posso mentir de dizer que algumas delas eu tenho vontade de ler devido ao blog, pois das 7 ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma....Espero começar a do King ainda este ano.

Ana I. J. Mercury disse...

Só séries incríveis!
Harry Potter é a minha prefê da vida!
As crônicas de gelo e fogo preciso terminar.
A torre negra preciso começar!
As crônicas de Nárnia também já li.
beijinhos

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger