quinta-feira, 18 de abril de 2019

[Romance] para quem não gosta de [romance]

Todo leitor se identifica com alguns gêneros literários mais do que com outros. Mas existem alguns livros que são capazes de abrir os olhos dos leitores para gêneros dos quais ele nunca gostou, justamente por mostrarem uma faceta diferente do gênero, por terem algo a mais. Livros que fazem o leitor que diz “Não gosto deste tipo de livro” se apaixonar justamente por um livro deste tipo.

Foi pensando nisso que o Além da Contracapa criou a coluna: “[...] para quem não gosta de [...]”, na qual faremos uma seleção de livros de um determinado gênero ou temática que podem agradar até mesmo quem costuma fugir deles. 

Inspirado na coluna do mês passado, na qual a Mari indicou três histórias de casais, resolvi que era chegada a hora de recomendar livros de romance. Particularmente, não sou um fã do gênero, especialmente quando a estória gira em torno apenas do casal, focando na origem e nos percalços do relacionamento. Assim, os livros que selecionei para a coluna desse mês são romances, mas que contam com uma pitada a mais para "engrossar o caldo".

Orgulho e Preconceito

Não poderia começar esta coluna se não por este, um dos maiores clássicos da literatura inglesa e talvez uma das maiores estórias de amor já criadas. Orgulho e Preconceito, na verdade, poderia ser classificado como um livro de múltiplos romances, afinal, são diversos personagens e relacionamentos amorosos que são desenvolvidos. Porém, Jane Austen vai muito além de tais estórias, explorando os costumes da época, questionando o papel da mulher e as imposições de uma sociedade machista, e mostrando um mundo que não é um perfeito conto de fadas. Além disso, o desenvolvimento dos personagens é impressionante, pois entendemos todas as ações e motivações de cada um deles. A meu ver, são poucos os autores que tem a habilidade de Austen para mergulhar na psique de seus personagens.

A Garota no Penhasco 

Comecei o livro de Lucinda Rilley sem muitas expectativas, mas poucas páginas foram necessárias para prender minha atenção e me envolver com a estória. O grande diferencial é que, apesar de ser um romance e contar com todos os elementos que esperamos desse gênero, o livro não se limita a isso. Lucinda Riley criou uma trama intrincada — envolvendo duas famílias,  quatro gerações e muitos desentendimentos —, mostrando como o passado e o presente se entrelaçam das formas mais inesperadas. E foi exatamente este fator que me impedia de largar o livro: queria montar esse grande quebra-cabeça e entender como a vida dessas famílias havia se emaranhado e como isso ainda os afetava. Dessa forma, o relacionamento amoroso da protagonista é apenas mais uma parte da estória, uma peça desse quebra-cabeça, cuja imagem é muito maior. 

Morto Até o Anoitecer

Outro romance que vale a pena conferir é o primeiro livro da saga As Crônicas de Sookie Stackhouse. No universo criado por Charlaine Harris, vampiros não apenas são reais, como também decidiram assumir publicamente sua existências após cientistas terem formulado sangue sintético. Em Morto Até o Anoitcer vamos conhecer Sookie, uma garçonete telepata que vive na pequena cidade de Bons Temps, que se apaixona pelo vampiro Bill. No entanto, além do romance e da fantasia, o livro é um típico whodunit, pois uma serial-killer está a solta e Sookie usará de suas habilidades para investigar as mortes. A mistura, além de extremamente original, é bem sucedida tanto como romance, tanto como mistério ou fantasia. Infelizmente, não indico os demais livros da série, que deixam a desejar se comparado com o primeiro. No entanto, saliento que Morto Até o Anoitecer tem uma estória fechada, com início, meio e fim. 


7 comentários:

Rubro Rosa disse...

Ao contrário eu sou fã assumida de um bom romance! Por isso,adorei as indicações acima.
A Garota no Penhasco é minha leitura do momento, apesar que mal comecei(semana complicada em horários, mas semana que vem dou jeito nele..rs)
Orgulho e Preconceito é um senhor clássico e recomendado para todas as idades e épocas.
Morto Até o Anoitecer eu ainda não pude conferir, mas já vai para a listinha!!!
Beijo

RUDYNALVA disse...

Alê!
Gosto demais do estilo romance, seja lá em que afluente ele seja.
Já li Orgulho e Preconceito e A Garota do Penhasco, sou bem fã dos livros da autora.
Não li apenas Morto até o anoitecer, mas já anotei aqui.
Boa Páscoa!
cheirinhos
Rudy

Gabriela CZ disse...

Ótimas escolhas, Alê. Também não sou fã de romances, e o único dessa seleção que li foi Orgulho e Preconceito. Ao que concordo com tudo que dissesse. Vou dar uma olhada nos outros dois. Ótimo post.

Beijos!

Ludyanne Carvalho disse...

Ah, sou apaixonada por romance.
Já li Orgulho e preconceito, mas na época não gostei tanto. Pretendo reler.
E Lucinda Riley é meu amor, suas histórias são incríveis.

Beijos

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Ao contrário de você adoro um romance.
Dos 3 livros que você citou ainda não li nenhum deles, porém quero muito conhecer os livros de Jane Austen e Lucinda Riley. O livro Morto até o Anoitecer não conheço, gostei muito da sinopse, uma telepata que começa uma investigação com seu dom e se apaixona por um vampiro. Uma pena os outros livros não manter o padrão do primeiro.
Beijos

Ana Paula Santos Moreira disse...

Adoro romances, é meu estilo preferido, principalmente pelas histórias mais melosas. Gostei do nome da coluna, ficou bem sugestivo. Parabéns.

Ana I. J. Mercury disse...

Morte até o anoitecer quero muito ler!
Orgulho e preconceito é um dos meus livros preferidos da vida!
A garota do penhasco não gostei muito não, apesar de ser fã da Lucinda.
Adoro romances! kkkkk
bjos

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger