sábado, 16 de novembro de 2019

RESENHA: O Instituto

instituto stephen king
Luke Ellis, um garoto de doze anos, foi sequestrado de sua casa e levado para o Instituto, local onde são feitos experimentos científicos com crianças com poderes sobrenaturais há mais de cinquenta anos. Na Parte da Frente eles são testados de todas as formas possíveis e, quando estão prontos, vão para Parte de Trás do Instituto. E depois nunca mais são vistos. Após ver seus amigos serem levados para a Parte de Trás, Luke decide fugir, uma proeza que ninguém conseguiu. 

O livro começa nos apresentando a Tim Jamieson, o vigia noturno da pequena cidade de Du Pray. Apesar de não ser o protagonista, a estória de Tim é cativante e mal percebemos as primeiras cinquenta páginas passarem. É então que conhecemos Luke — o menino gênio que aos doze anos já está pronto para ingressar na faculdade — e seus pais, acompanhando-os até a fatídica noite em que o garoto é sequestrado. 

Luke é carismático e logo conquista o leitor, não apenas por sua inteligência, mas principalmente por sua empatia. E, desse modo, ficamos com um nó na garganta quando vemos os horrores que são realizados no Instituto. É impossível não se perguntar como médicos e cuidadores conseguem tratar crianças inocentes de uma forma tão perversa. E esta é uma das maiores reflexões do livro: os fins justificam os meios? 

Outro aspecto que merece destaque é como King consegue nos fazer acreditar em uma teoria da conspiração envolvendo crianças telepatas e telecinéticas, que são testadas e usadas até os limites de seus poderes. Nos agradecimentos, o autor comenta que seu objetivo sempre é “fazer o impossível parecer plausível” e é exatamente isso que King consegue fazer em O Instituto, por mais absurdas e extremas que fossem as situações. 

“Ocorreu a ele de repente que era preciso ficar preso para entender de fato o que era liberdade.” (KING, 2019, p. 266)

Confesso que no início senti uma vibe “Stranger Things” em relação aos experimentos científicos e aos poderes paranormais das crianças. Porém, logo fica claro que King criou seu próprio mundo e, apesar de possuírem um ponto comum, a estória se desenvolve de uma forma completamente diferente daquela que vemos na série. 

As últimas duzentas páginas são adrenalina pura. King já tem o talento natural de prender a atenção do leitor, mas nessa reta final se torna praticamente impossível interromper a leitura, pois queremos saber a todo custo como as coisas irão se desenvolver. O desfecho é explosivo e entrega o que promete, além de amarrar todas as pontas da estória. 

Em O Instituto King revela que os monstros não são vampiros, cachorros ou palhaços assassinos, mas os próprios seres humanos. E é por causa deste contexto de tortura e violência contra quem sequer consegue se defender que o livro nos faz refletir sobre a falta de humanidade, a perda da inocência e o poder da amizade. 

Misturando ficção científica e suspense, Stephen King mais uma vez compôs uma estória de tirar o fôlego, com personagens cativantes e antagonistas que fazem o sangue ferver. Certamente, uma estória que está a altura dos outros clássicos do autor. 

Título: O Instituto
Autor: Stephen King
N.º de páginas: 540  
Editora: Suma
Exemplar cedido pela editora

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

15 comentários:

Gabriela CZ disse...

Só podia ser King, né Alê? Fiquei muito interessada na premissa e empolgada com seus comentários. King é fera em criar tramas eletrizantes cheias de reflexões. Ótima resenha.

Beijos!

Rubro Rosa disse...

Sou fã das letras do Mestre King e este livro é uma de minhas próximas leituras!!! Acho que essa semana já deve chegar meu exemplar e não vejo a hora de conferir!
O autor é fera demais, consegue sim ,prender a atenção do leitor e não precisa colocar elementos demais em seus enredos, apenas o ser humano mesmo!
Lerei com toda certeza!
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

Giovanna Talamini disse...

Oi!
Puts, tô muito curiosa para ler esse livro.
Ao longo da sua resenha, também fui lembrando de Stranger Things por causa dos experimentos.
Logo será outra adaptação para cinema, aposto!

RUDYNALVA disse...

Alê!
O King tem esse poder de envolver o leitor, mesmo em livros que não sejam de terror puro, acabamos sendo envolvidos pelo thriller emocional que ele cria e nem dá para parar, porque precisamos chegar ao fim.
O Instituto parece bem sinistro e essa crítica política que ele fez em relação a separação das crianças dos pais, foi genial.
cheirinhos
Rudy

Elizete Silva disse...

Olá! Taí uma resenha de King que não me deixou amedrontada e com aquela necessidade de fugir para as colinas (risos). Não tenho muita experiência com o autor, afinal terror definitivamente não é a minha praia, e apesar dos receios, acredito que finalmente vou poder adicionar um livro do King na minha lista de leitura e espero, em breve, finalmente conhecer a escrita do autor.

Clipping Path disse...


Absolutely fantastic job you have done here.This is so nice.Thanks for sharing.

Fabiolla Devenz disse...

Não li nada escrito pelo Stephen King, não sou adepta de ler ficção nem terror, mas já ouvi falar muito bem do autor e dos seus livros que não vejo a hora de finalmente ler.
A história parece ser pesada em alguns momentos, principalmente se fala do que acontece com as crianças no instituto. Gostei que o livro, de certa forma, nos faz refletir sobre quem são os verdadeiros monstros, se é aqueles que inventamos para assustar um criança ou se é o próprio ser humano.

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ Confesso que apesar de ter curiosidade sobre a escrita do autor, até então nenhum livro tinha feito com que eu de fato quisesse ler algo escrito pelo King, já que não sou muito fã do gênero que ele costuma escrever, mas a premissa de o Instituto chamou demais minha atenção e faz com que eu queira conhecer esse livro imediatamente.
Acho que impossível ler esse livro e não temer por Luke e as outras crianças, também não consigo entender como seres humanos podem ser tão cruéis ao ponto de machucar inocentes desse jeito!
Parece uma leitura bem eletrizante, que prende o leitor.
Obrigada pela indicação, espero ter a oportunidade de fazer essa leitura!
Beijos! ♡

Ana Paula Santos Moreira disse...

Confesso que as vezes tenho medo de ler certos livros de King, mas nao consigo deixar de ser fã dele. Estou buscando coragem para ler O Instituto, pois acompanhando as resenhas, vejo que é bem elétrico, o que gosto muito.

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Eu nunca li nenhum dos livros do Stephen King, mas tenho receio pois não sou fã de terror, apesar de eu ter muita curiosidade sobre algumas de suas obras.
Estou curiosa para saber mais sobre esse Instituto e por que fazem isso com crianças. Que horror isso de serem feitos experimentos com as crianças! Ser humanos conseguem ser monstros quando querem.
Quero muito saber como será para Luke viver nesse lugar e se ele consegue fugir.
Beijos ❤

Luana Martins disse...

Olá, Alê
Nossa quando vi a capa do livro já o coloquei na lista de desejos pela capa e por ser um King. Mesmo não conhecendo as letras do autor acompanho muitas pessoas que lêem e que recomenda demais o autor.
Em terceiro agora preciso desse livro pela trama envolvente onde King mostra que os seres humanos são verdadeiros monstros.
Preciso urgente conhecer tudo o que Luke e as outras crianças passam nesse instituto.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Oi, Alê
Adorei sua resenha.
Quero muito ler esse livro, adorei a ideia do Instituto e tudo que acontece com essas crianças poderosas parecem ser bem interessante e ruim ao mesmo tempo.
O final tem jeito de ser eletrizante.
E como não tem terror não tenho medo de ler kkkk
Bjs

Marta Izabel disse...

Oi, Alê!!
Estou em divida comigo mesma esse ano não li nenhum livro do Stephen King. Mas com essa resenha maravilhosa já fiquei empolgada mais uma vez para pegar novamente os livro do King para ler!!
Bjs

عبده العمراوى disse...


شركة مكافحة حشرات براس تنورة
شركة تنظيف منازل براس تنورة
شركة تسليك مجارى براس تنورة
شركة تنظيف فلل بالجبيل
شركة تنظيف بالجبيل
شركة المثالية للتنظيف بالهفوف
شركة المثالية للنظافة بالهفوف
شركة المثالية لتنظيف الفلل بالهفوف

Unknown disse...

If you bite my pis or kiss my neck, I promise to rip your fucking clothes off. Hey, i am looking for an online sex partner ;) Click on my boobs if you are interested (. )( .)

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger