sábado, 7 de dezembro de 2019

RESENHA: Star Wars - Estrelas Perdidas

star wars estrelas perdidas
Entre os livros canônicos de Star Wars, confesso que Estrelas Perdidas nunca esteve no topo da minha lista de prioridade. Mas com a aproximação da estreia do episódio IX, a vontade de ler algum livro do universo expandido da saga me dominou e, sendo o único livro que eu tinha em mãos, me joguei na leitura e me surpreendi do início ao fim. 

Thane e Ciena se conhecem quando criança e os dois compartilham o sonho de voar nas naves do Império Galáctico. Porém, quando crescem, um deles se junta a Aliança Rebelde, enquanto o outro permanece fiel ao imperador. O problema é que a amizade que nutriam um pelo outro nunca foi apenas amizade. 

Um dos aspectos que logo chamou minha atenção foi como Gray consegue nos mostrar o outro lado da moeda, uma perspectiva que não vemos no filme. Thane e Ciena cresceram em um mundo da Orla Exterior que foi anexado pelo Império, portanto, a verdade que conhecem é a verdade ditada por Palpatine. Um mundo onde o Imperador é um messias em busca da paz, os Jedis uma ameaça derrotada e a Aliança Rebelde um grupo de terroristas. E nesse mundo, servir ao Império é uma das maiores honras. 

Depois que Thane e Ciena se formam na Academia Imperial e recebem suas missões, percebemos que Estrelas Perdidas é um livro escrito por um verdadeiro fã de Star Wars, que conhece todos os detalhes do universo. Isso porque vemos outros ângulos dos acontecimentos retratados na trilogia original e é impressionante ver como Gray consegue amarrar a estória de seus protagonistas à estória dos filmes. 

É apenas quando estão dentro das fileiras do império que os amigos percebem que a utopia que imaginavam está longe de ser verdade. Porém, cada um deles reage de uma forma: enquanto um vê no Império uma fonte de maldade que deve ser destruída, o outro enxerga um poder que foi corrompido, mas que pode ser restaurado para servir a propósitos mais nobres. É com esta dicotomia como pano de fundo que Gray nos faz refletir sobre temas como justiça, poder, moral, fanatismo e lealdade

“Era assim que o mal ganhava mais espaço: criava raízes nos jovens e crescia junto com eles. Cada geração elevava o abuso a outro nível.
— Estamos ensinando crianças a aprovar a escravidão. Estamos ensinando a elas que crueldade é uma virtude.”
(GRAY, 2015, p. 177) 

Outro ponto alto do livro certamente é a construção dos protagonistas. A autora criou personagens tão profundos e multifacetados que entendemos exatamente o que os motiva a agir de um jeito ou de outro. Outros personagens também se destacam, em especial um dos coadjuvantes que nos deixa apavorado por mostrar como uma boa pessoa pode ser corrompida pelo mal. 

O final deixa um gostinho de quero mais. Mesmo sendo uma estória de amor em meio a um cenário caótico, Gray conseguiu fugir dos clichês do gênero e entregar um desfecho que, embora não coloque um ponto final na estória, deixa claro o que irá acontecer com os personagens. 

Este foi o terceiro livro de Star Wars que li e certamente foi o meu preferido. Para quem é fã da saga, trata-se de uma experiência enriquecedora conhecer pontos de vista que não aparecem nos filmes e que mostram que a galáxia não se divide entre vilões e mocinhos. Além disso, ficou cristalino o talento de Claudia Gray e seu domínio sobre a saga, de modo que mal posso esperar para ler outros livros de sua autoria.

Título: Star Wars – Estrelas Perdidas
Autora: Claudia Gray
N.º de páginas: 444
Editora: Seguinte

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

12 comentários:

Rubro Rosa disse...

Se eu confessar que nunca li um livro ou vi um filme de Star Wars, vou ser apedrejada??
Não consigo.rs e olha que já tentei algumas vezes. Não digo que não tentarei mais, eu sei que ainda vou insistir mais um pouco daqui um tempo.
Não é possível uma saga ter tantos fãs assim e só eu não curtir!
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

Gabriela CZ disse...

Adoro os livros de Star Wars por aprofundar aspectos que apenas vislumbramos nos filmes, Alê. Já li alguns canônicos e uns do selo legend também. Confesso que não lembro de ter lido sobre esse livro, mas achei o enredo bem interessante. E se a autora mostrou profundo conhecimento de Star Wars, melhor ainda. Quero ler. Ótima resenha.

Beijos!

Ludyanne Carvalho disse...

Acredita que sou uma leiga em se tratando de Star Wars? Nunca li e nem assisti, mas às vezes sinto uma pequena vontade de mudar isso.
Star Wars se tornou atemporal, não é mesmo? Não sabia que teria mais um episódio (aqui eu confesso não saber se tratar de um livro ou filme).
Fico feliz que tenha se surpreendido, é muito bom quando iniciamos sem tanta pretensão e gostamos do início ao fim.

Beijos

Alison Teixeira disse...

Olá Alexandre!
Eu sou apaixonado pela mitologia de Star Wars, e tenho vários desses livros que expandem o universo na minha lista de desejados, embora até hoje eu não tenha tido a oportunidade de ler.
Essa obra com certeza se destaca por mostrar como as pessoas são criadas com base nos preceitos do Império, de modo que o choque dos protagonistas ao perceberem como algumas coisas são distorcidas se torna um momento bastante esperado pelo leitor.
Ademais, os protagonistas conquistam justamente pelas maneiras diferentes de pensar acerca de tudo o que está acontecendo, embora o leitor torça sim para que haja um romance.
Beijos.

Fabiolla Devenz disse...

Acredita que nunca li nem assisti nada sobre Star Wars, mesmo tendo a trilogia na minha estante?
Mas pretendo me atualizar e conhecer mais sobre a série e o universo expandido que reúnem muitos fãs pelo mundo.

RUDYNALVA disse...

Ai Alê!
Sua resenha trouxe uma nostalgia já que sou bem fã do Star Wars e já ter lido uns três livros que se referem a série, mas que nem de longe se comparam aos filmes, fiquei bem feliz em ver que este, que ainda não li, foi feito para os fãs da série, já que mostra pontos que não vemos nos filmes.
cheirinhos
Rudy

Elizete Silva disse...

Olá! De Star Wars eu assisti aos filmes e li alguns livros em quadrinhos voltados para crianças (e adultos também!), com meus sobrinhos, ainda não tive a oportunidade de ler títulos que complementem as histórias dos filmes, mas acredito que para os fãs de carteirinha essa é uma oportunidade muito bacana, e no caso desse livro, a experiência de leitura deve ser maravilhosa, já que o autor soube conduzir super bem o enredo e a construção dos personagens, e ainda colocar elementos para que possamos refletir sobre nossa vida em sociedade.

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Vi apenas um filme de Star Wars e como faz tempo nem lembro qual foi.
Não tem idade para começar a ler e ver o filmes de Star Wars, espero poder mudar isso em breve.
Fico feliz que a autora conseguiu te surpreender, beijos.

Giovanna Talamini disse...

Oi!
Não li nenhum livro do Star Wars mas estou sendo conquistada pelos filmes. Hoje mesmo vou 00h para assistir o Episódio IX. #Ansiosa

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Acho tão legal que esse livro conta a história de personagens que não aparecem nos filmes de Star Wars, mas que têm suas histórias ligadas à eles. Gostei também do livro trazer outra perspectiva em relação às adaptações.
Bom saber que os personagens foram muito bem construídos pela autora e que não se trata de uma trama clichê.
Gostei que a obra traz reflexões sobre vários temas.
Beijos ❤

Carolina Santos disse...

Amo star wars mas tenho 0 saco pra ler os livros e o fato deles não serem mais publicados no brasil pela aleph só me deixam mais desanimada. E legal ver que os personagens são bem mais construidos que no filme mas sempre que penso na cronologia dos livros eu fico tonta

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ Confesso que não sou muito antenada nos filmes de Star Wars, mas fiquei interessada em fazer a leitura desse livro, acho que conhecer mais sobre Star Wars através dos livros vai ser uma experiência ótima!
Adorei saber que a autora caprichou na construção dos personagens, já quero conferir!
Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger