quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

RESENHA: Vermelho, Branco e Sangue Azul

Alex é filho da presidenta dos Estados Unidos e, juntamente de sua irmã, é enviado para acompanhar o casamento do príncipe britânico Phillip. O problema é que lá ele precisa encontrar seu inimigo de longa data, Henry, o irmão mais novo do noivo. E quando os dois caem em cima do bolo de casamento, os tabloides logo anunciam a existência de desavenças. Assim, para evitar uma crise diplomática, eles começam a passar finais de semana juntos posando como melhores amigos diante das câmeras. Mas o que será que vai acontecer quando ninguém está olhando?

Vermelho, Branco e Sangue Azul me chamou atenção logo que foi lançado por sua premissa inusitada: um romance homoafetivo entre a Casa Branca e o Palácio de Buckingham. Minha expectativa era encontrar um romance leve, divertido e que fugisse dos dramas geralmente associados a personagens LGBT. E foi exatamente isso que encontrei. 

O livro é narrado em terceira pessoa e conta com o tom certo, alternando entre momentos de leveza com outros mais sérios e reflexivos. Inclusive, merece destaque o humor da autora, que em diversas passagens do livro conseguiu me levar as gargalhadas. Apesar da obra contar a estória dos dois, eu diria que Alex é o protagonista, pois vemos muito mais de perto seus conflitos e desafios, desde a aceitação de sua sexualidade e de seus sentimentos até as indecisões sobre o futuro. 

“O problema do beijo é esse: Alex não consegue parar de pensar nele.” (McQUISTON, 2019, p. 107)

Outro aspecto positivo foi o desenvolvimento de um personagem bissexual, uma orientação que raramente é abordada na literatura LGBT. Porém, em alguns momentos senti que a autora quis inserir representantes das diversas siglas da comunidade, mas sem desenvolver de forma mais profunda suas estórias. Assim, fiquei com a sensação de que eles estavam ali apenas para assegurar que havia diversidade suficiente e não porque a estória exigisse isso.

Como não poderia deixar de ser, Vermelho, Branco e Sangue Azul também dialoga sobre a política e quase que serve como uma válvula de escape para a realidade em que vivemos, com governos de extrema direita que tem se levantado no mundo todo. Mesmo sendo um mundo alternativo, a estória tem os pés no chão e não deixa de mostrar o lado feio da humanidade.

Apesar de ser previsível em alguns momentos e usar de alguns clichês, a verdade é que nada disso importa. Vermelho, Branco e Sangue Azul é um romance adorável entre dois personagens carismáticos e marcantes, e que irão fazer o leitor rir e se emocionar em medidas iguais. 

Título: Vermelho, Branco e Sangue Azul
Autora: Casey McQuiston
N.º de páginas: 386
Editora: Seguinte

8 comentários:

Rubro Rosa disse...

Um dos livros mais comentados e resenhados nos últimos tempos e eu ando morrendo de vontade conhecer a história destes dois jovens.
Quando um romance assim, é narrado de forma agradável, sem forçar nada, é tão gostoso.
Dois jovens se descobrindo e ainda nesse meio político!
A capa é um primor e espero de coração, ter e ler a obra em breve!
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

Gabriela CZ disse...

Não conhecia mas já quero, Alê. Bom saber que a autora criou uma trama irreverente mesclando humor e seriedade, com reflexões sobre a situação politica em que vivemos. Ótima resenha.

Beijos!

Giovanna Talamini disse...

Oi!
Difícil achar uma narrativa LGBT que não seja aqueles clichês totalmente forçados. Esse livro parece ser bem distante de tudo isso, ainda mais juntando duas pessoas tão importantes.

Fabiolla Devenz disse...

Nunca cheguei a ler um livro com temática LGBT, e confesso que também li poucas resenhas de livros do tema. Mas dos poucos que li esse foi um dos únicos que realmente me chamaram a atenção.
Gostei que o livro, além de tratar de temas importantes, apresenta uma leitura leve e várias cenas divertidas.

Carolina Santos disse...

Para mim foi impossível não amar esse livro pois já estava de olho nele muito antes do lancamento nacional e assim que lançou eu corri para ler o livro e para ganhar ele de presente de aniversário dos meus amigos a história em torno de dois protagonistas LGBT filhos de grandes nações foi o bastante para tirar o meu fôlego

RUDYNALVA disse...

Alê!
Acho um tremendo absurdo, principalmente em um país como os Estados Unidos, ainda ter esse lance de preconceito com os candidatos a presidência e seus familiares.
Gostei da ousadia do autor em criar um enredo com tema tão polêmico, não pela bissexualidade, mas pela interferência na política do país.
E se é tão fofo como diz, já quero poder ler.
cheirinhos
Rudy

Elizete Silva disse...

Olá! Estou bem curiosa para conferir essa história, achei a proposta da autora muito bacana, parece ser uma história divertida, e que também nos fará refletir sobre um tema, ainda não respeitado e compreendido por muitos, e tudo isso acontecendo em um cenário com os membros da realeza e da representante da nação mais poderosa do mundo, como fã do bom e velho clichê espero poder conferir o livro em breve.

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Tive o prazer de ganhar esse livro no ano passado, mas aí da não li. Estou lendo outros livros, inclusive uma série que estou adorando e acabo deixando esse para depois. Nesse ano ainda leio ele.
Gostei que a autora soube dosar política e romance e foi bem ousada ao abordar esses temas como a bissexualidade, fazendo uma crítica à sociedade.
Beijos

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger