terça-feira, 22 de novembro de 2011

RESENHA: Eu sei o que você está pensando

“Se alguém lhe dissesse para pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Vou provar. Pense em qualquer número de um a mil – no primeiro número que lhe vier à mente. Visualize-o. Agora veja como conheço os seus segredos” (VERDON, 2011, pag.22)

Quando “Eu sei o que você está pensando” me chamou a atenção não foi exatamente pelo título nem pelo nome do autor, visto que este é o primeiro livro de John Verdon, mas sim pela intrigante sinopse e mais ainda pelo comentário que encerrava essa sinopse e eu o transcrevo aqui: “John Verdon criou em seu livro de estréia um personagem denso, cerebral, capaz de resolver crimes dignos de Hercule Poirot e Sherlock Holmes.” Pronto! Se você quer me fazer ler um livro, basta citar Hercule Poirot e deu: você me ganhou! Um ou dois dias depois, comprei o livro, mas infelizmente não pude le-lo imediatamente. Porem, a espera valeu a pena.

David Gurney, um detetive aposentado, está vivendo um momento pouco agradável em seu casamento e tem se ocupado desenvolvendo um trabalho artístico a partir de fotos de assassinos. Essa rotina é interrompida quando Mark Mellery, seu antigo colega de faculdade, entra em contato com ele pedindo sua ajuda. O que acontece é que Mellery recebeu estranhos bilhetes ameaçadores que o fazem acreditar que o remetente sabe muito sobre ele. Gurney fica intrigado e se envolve no caso. A partir disso, uma série de outras mensagem misteriosas continuam a chegar, perturbando ainda mais Mellery e intrigando cada vez mais Gurney, principalmente quando o detetive aposentado se vê diante de um serial killer extremamente metódico e inteligente. Guimbas de cigarro sem nenhum traço de DNA ou impressões digitais e uma trilha de pegadas interrompida no meio do nada, são apenas alguns dos elementos aparentemente inexplicáveis encontrados nas cenas dos crimes.

O livro é envolvente. O entusiasmo que a trama provoca é constante e não se perde o interesse em nenhum momento. Quando eu achava que sabia do que se tratava e o que é que estava acontecendo, surgia um comentário isolado, uma única frase que me deixava, assim como a Gurney, duvidando de tudo que sabia até aquele momento. É aquele tipo de livro em que nada parece fazer sentido, mesmo você sabendo que está tudo interligado. Quando cheguei aos momentos finais, mesmo já tendo uma boa noção do se tratava, só entendi qual era a grande surpresa uma página antes das coisas começarem a se esclarecer.

São poucos os livros que conseguem prender a atenção do leitor desde as primeiras páginas, e “Eu sei o que você está pensando” é um que se encaixa nessa categoria. De tão bem amarrada que é a trama, é inacreditável que esse seja o primeiro livro de John Verdon e isso me deixa na expectativa de ver o que o autor criará o futuro. Eu teria curiosidade de ver mais de Gurney e até do seu delicado relacionamento com Madeleine, sua esposa, mas para isso teremos que aguardar e ver o que o autor nos reserva. Por enquanto, “Eu sei o que você está pensando” é um belo exemplar de suspense policial que mostra que autores novatos e desconhecidos podem, muitas vezes, ser muito melhores que alguns veteranos que temos por aí.

Título: Eu sei o que você está pensando
Autor: John Verdon
Nº de Páginas: 339
Editora: Arqueiro

1 comentários:

Débora disse...

Noooossa! Já anotei o nome desse livro aqui! Adorei a resenha e fiquei com mta vontade de ler esse livro! Assim como tu, não foi a capa que me conquistou, mas justamente a passagem que citaste! Adoro esse tipo de suspense que nos faz ler nas entrelinhas, na tentativa de descobrir quem é o culpado! Realmente, às vezes autores novatos nos surpreendem com a qualidade de escrita e só nos fazem ficar na expectativa pelo próximo livro... bom, pelo menos foi assim comigo quando li Khaled Hosseini e Carlos Ruiz Zafón, imagino que John Verdon será um deles também!
Bjos
Débora
Introducing you a Book

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger