sexta-feira, 6 de abril de 2012

ESPECIAL: Sugestões para a Páscoa

Feriados são sempre ótimas oportunidades para colocar as leituras em dia, não é mesmo? Seja você um leitor ávido que pretende ler vários títulos ou um leitor mais modesto que pretende ler apenas um, ou ainda terminar aquele livro cuja leitura iniciou há tempos, o feriado prolongado de páscoa é perfeito para todas essas ambições literárias.

Se você acompanha o blog há algum tempo sabe que fizemos a primeira edição desse especial de sugestões literárias para feriados no carnaval. E se você é um leitor atento, percebeu que todas as nossas dicas foram de livros clássicos, independente do gênero literário. Então, dessa vez, nos preocupamos em selecionar apenas livros de autores contemporâneos. Esperamos que gostem das sugestões e não deixem de nos dizer quais foram suas escolhas para o feriado, afinal, nós também gostamos de dicas.

Começando com suspense policial, indicamos O Poeta de Michael Connelly, um dos melhores autores do gênero da atualidade. Com uma narrativa de tirar o fôlego e um protagonista extremamente bem construído, “O Poeta” é um dos melhores livros do autor, apesar de seu final um tanto frustrante. Explicação: muitas perguntas ficam sem respostas e são esclarecidas (assim esperamos) apenas em outro livro do autor “Correntezas da Maldade” (resenha em breve). Mas o leitor não sai perdendo com essa ousada decisão do autor. Se um livro de Connelly é bom, dois, é melhor ainda.

No campo da fantasia, não tem como falar em literatura fantástica contemporânea sem mencionar o nome de George R. R. Martin e a memorável saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”. O primeiro volume, A Guerra dos Tronos, é uma excelente escolha para aqueles que desejam se aventurar em um mundo medieval, repleto de lordes, donzelas, bastardos, conspirações e traições. Martin consegue encantar o leitor tanto pela escrita quanto pela trama complexa e concatenada com maestria.


Se o que você quer é literatura nacional, uma boa dica é o mais recente livro de crônicas de Martha MedeirosFeliz por nada, onde são abordados os mais diversos temas do nosso cotidiano. Se você gosta da autora e ainda não leu, sabe que está perdendo um ótimo livro. E se você já leu, pode ler de novo. Afinal, crônicas podem adquirir novos significados a cada nova leitura.


Se você prefere se envolver com intensas paixões, romances e decepções, a dica é o romance histórico A Casa das Sete Mulheres. A obra narra a Revolução Farroupilha a partir do ponto de vista das sete mulheres da família de Bento Gonçalves que ficaram aprisionadas na Estância da Barra. É com muita originalidade e com uma narrativa envolvente que Letícia Wierzchowski nos conduz pelos dez longos anos que a guerra durou.


Mas se você está com pouco tempo para se envolver com uma trama extensa e seus personagens, indicamos a antologia de contos “Extraneus, volume 1 – Medieval Sci-FI” (resenha em breve). Uma premissa incomum (ou até mesmo inusitada), mas que entrega o que promete: a mescla entre elementos medievais e de ficção científica. E não somente entrega o que promete, mas surpreende pela qualidade, criatividade e ousadia dos contos que compõe a antologia.

Bom feriado e boas leituras!

2 comentários:

Juliana disse...

Oie! :D

AIN, quero tanto ler A Guerra dos Tronos, mas me falta coragem pra encarar os monstros que são os livros haha

Também tô aproveitando o feriado pra colocar a leitura em dia, e adorei a colune *-* Não tinha visto a do carnaval .-.

Beijoooo!

Ju
julianagiacobelli.com

Rafa disse...

Nossa eu não sabia que existia o livro A Casa das sete mulheres, eu era apaixonada pela série que passou na Globo. E agora você me deixou com vontade de comprar o livro haha.

Beijos,
Rafa
http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger