terça-feira, 28 de maio de 2013

RESENHA: Garota Exemplar

“Fico de pé no meio do quarto e penso em não abrir. Toc, toc, toc. Agora entendo por que tantos filmes de terror usam esse artifício — a batida misteriosa na porta —, porque ele tem o peso de um pesadelo. Você não sabe o que está lá fora, mas sabe que irá abrir. Você pensa o mesmo que eu: ninguém mau bate na porta.” (FLYNN, 2013, p. 330)

***

Foi no último trimestre do ano passado que vi o livro Garota Exemplar (Gone Girl no original) entre os mais vendidos da Amazon americana pela primeira vez. Minha curiosidade foi atiçada ao constatar que, visita após visita, o livro continuava na referida lista. Assim que li a sinopse, o livro entrou para a lista "PRECISO LER", e mesmo tendo altas expectativas para a leitura, fui surpreendido capítulo após capítulo.

No dia do aniversário de cinco anos de casamento, Amy desaparece. Seu marido, Nick, encontra sinais de luta na sala de sua casa, e logo chama a polícia, imaginando que sua esposa tenha sido sequestrada. Todavia, após o início das investigações, Nick se torna o principal suspeito. 

A narrativa, em primeira pessoa, é alternada entre o ponto de vista dos protagonistas: enquanto Nick narra os acontecimentos que ocorrem a partir do dia do desaparecimento da esposa, Amy nos faz retornar ao passado, através de seu diário, contando ao leitor como eles se conheceram e como foram os primeiros anos da vida de casados.

Uma das principais qualidades da narrativa é a sua deliciosa ambiguidade  Acho que uma das perguntas mais recorrentes durante a leitura foi: “O que tal personagem quis dizer com isso?”. Todavia, registre-se que a ambiguidade não se limita aos diálogos, mas reveste até mesmo as atitudes dos protagonistas. 

A genialidade de Gillian Flynn surpreende o leitor quando as primeiras peças começam a se encaixar, e as reviravoltas mais inesperadas têm início. De minha parte digo que fui completamente tragado pela leitura, varando as noites prometendo a mim mesmo: “Vou ler apenas mais um capítulo” para logo em seguida dizer: “Não posso parar agora”

O final, embora não tenha me agradado por completo, se mostrou coerente com o desenrolar da estória, além de deixar o leitor atônito e sem palavras.  

Garota Exemplar é uma mistura rara que combina altas doses de suspense e tensão, brindando o leitor com personagens bem construídos, além de contar com uma trama densa, que se desenrola de forma sutil. Alguma surpresa para o fato de Gillian Flynn ter entrado para o seleto grupo de autores que dispensam sinopse? Basta ver seu nome na capa e já sei que preciso ler o livro.

A boa notícia é que a Editora Intrínseca já comprou os direitos para publicação do livro Dark Places.

Título: Garota Exemplar (exemplar cedido pela Editora Intrínseca)
Autora: Gillian Flynn
N.º de Páginas: 443
Editora: Intrínseca

16 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Este livro é um dos que mais quero ler no momento. A autora aparentemente conseguiu construir brilhantemente uma história envolvente, tensa, com temas "pesados" e ao mesmo tempo personagens bem elaborados. Acho que o mistério e a tensão do thriller psicológico são as características que mais aprecio neste tipo de livro, mas o fato de haver profundidade em certa medida o torna ainda mais fantástico.
Leitura obrigatória para mim. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
bjs
GFC: Ana Paula Barreto

cath´s m. disse...

Ouvi falar tanto desse livro, mas perdi um pouco do interesse ao conhecer melhor a história, mas ainda está na minha lista de leituras futuras.

Manuela Cerqueira disse...

Quando vi a capa do livro pela primeira vez, jurava que era um livro infanto-juvenil ai depois que li sobre descobri que estava errada.
Adoro livros de suspense e pelo que ando lendo este livro é carregado de várias emoções..

GFC: Manuela Cerqueira

Unknown disse...

Não estou muito acostumada a ler mistério, mas esse livro é tão comentado q estou bem curiosa!
Gostei muito da resenha! Fiquei ainda mais curiosa pelo livro!!!

Nardonio disse...

É impressionante a quantidade de resenhas positivas que tenho lido em relação a esse livro. Mas também não tem como não ser, pois me parece ser muito bom mesmo. Personagens complexas, narrativa ótima, mistérios e reviravoltas na medida certa, tem como dar algo errado nisso tudo?!?! Não, né?!?!
Super curioso pra ler.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Unknown disse...

Quando li 'personagens bem construídos, além de contar com uma trama densa,' fiquei mais curiosa ainda com esse livro.
Já li várias resenhas bem positivas e estou bem curiosa para conhecer a escrita dessa autora.
Tomara que o próximo livro seja lançado em breve, :)

GFC: Gladys.

Naty disse...

Esse livro parece muito bom, estou muito curiosa sobre o enredo e esse final surpreendente. Espero conseguir lê-lo logo.

Inês Gabriela A. disse...

Nunca vi uma resenha negativa desse livro, sério.
De fato, para um autor se desses que você compra um livro sem nem ler a sinopse tem que ser muito bom mesmo >.<
De qualquer maneira é bom você ler um livro onde nunca se sabe o que vai acontecer.

Roberta Moraes disse...

Suspense e tensão são comigo mesmo.
Quero saber tudo que tem dentro desse livro, toda a história!
Preciso muito dele!

Rossana Batista disse...

Essa forma de narrativa que bota presente e passado próximos acho que deve ser interessante.
Acho que gostaria de ler esse livro e melhor ainda, acho que me agradará.

Unknown disse...

Nossa estou louca para ler este livro, falou em suspense e eu já quero ler! Acho que este é o tipo de livro que te deixa com o coração na mão. Adorei a resenha e pretendo ler o livro em breve, bom saber a editora já comprou os direitos do próximo livro.

Amanda Péres disse...

Adoro histórias de drama e suspense! Desde que vi o lançamento de 'Garota Exemplar' ele foi para os desejados... logo depois inúmeras resenhas, como a sua, que me deixam com mais vontade ainda de ler!
É interessante quando ávidos na leitura, as peças vão se encaixando e descobrimos a verdade... quero muito esse livro. Ótima resenha! :)

GFC: Amanda Péres

Cristiane de oliveira disse...

Já tinha lido uma outra resenha desse livro e fiquei maravilhada e morrendo de medo de você contar mais do que eu não queria saber rsrsr.
Gosto muito desse tipo de leitura e já estou muito curiosa pra ler com todos os comentários positivos da resenha.
Adoro surpresa e ter um final diferente do apontado deve ser maravilhoso não vejo a hora de ler esse livro , tudo indica para uma ótima leitura.

Dreeh Leal disse...

Nossa, a cada resenha um ponto do livro é destacado e a minha vontade de ler só aumenta! Eu nunca li um livro de suspense e acho que irei começar com o pé direito lendo esse!
Parabéns pela resenha, me instigou mais ainda ler o livro!

Beeijinho. Dreeh
Livros e tudo o que há de bom

Patrícia Palomares disse...

Esse livro está sendo tão bem falado e, além disso, o que mais me atraiu nele foi o fato de ter elementos de suspense, o que eu amo!

Unknown disse...

Esse livro no começo da leitura é um pouco tediante kkkkk mas depois que você começa a entender mais sobre a historia, você fica viciado e não se acredita com o final! Foi o melhor livro que eu já, recomendo :) Agora só esperar para ver o filmes.

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger