segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Quem vem para o jantar? # 21

"Quem vem para o jantar?" é a coluna mensal do Além da Contracapa em que um jantar fictício se torna a ocasião em que personagens e autores interagem em encontros inusitados. 

No ano passado, a festa do nosso primeiro aniversário surpreendeu a todos os convidados. Então, esse ano, com a intenção de fazer algo ainda melhor, decidimos fazer um evento mais elegante. Tendo isso em mente, entramos em contato com Mr. Darcy e Elizabeth, os quais, de bom grado, cederam o espaço para a nossa comemoração: a casa de Pemberley.

Estando em um local tão requintado e suntuoso, é claro que o nosso jantar subiu para o nível de banquete. O único problema é que precisaríamos limitar o número de convidados. Assim sendo, optamos por reduzir a lista apenas a autores que conhecemos desde a última festa, mas sem esquecer, é claro, de três convidados que terão sempre lugar de honra nos nossos eventos. Tendo a decoração e o cardápio definidos, mal podíamos esperar a chegada de nossos queridos convidados.
  

O primeiro a chegar foi F.Scott Fitzgerald e ele vinha sozinho. Sua esposa  a também escritora Zelda Fitzgerald  ficara em casa, pois um pouco antes de sair o casal tivera uma de suas brigas. Aceitando a primeira de muitas taças de champagne, Scott nos deu o maior elogio da noite:

— Essa é uma festa digna de Jay Gatsby!

Pouco depois de Fitzgerald chegavam Agatha Christie e Jane Austen, mantendo a tradição da pontualidade britânica. Nem é preciso dizer que estávamos extasiados em ter novamente a presença  dessas grandes damas. Jane, porém, logo se dispersou, mas Agatha se manteve conosco e, a pedidos, contava a respeito de sua última expedição na companhia do marido.

— A Mesopotâmia é fascinante!

Mesmo sem envolver em seus relatos os crimes pelos quais é tão conhecida, a Dama do Crime fascinou a todos com o seu relato e aos poucos os convidados a cercavam para ouvir mais.
Percebemos que, enquanto falava, Agatha se mantinha atenta ao que acontecia ao nosso redor e acompanhava o movimento dos garçons, recusando sempre que lhe era oferecida uma bebida. Curiosos, ficamos a observar a escritora e entendemos o seu comportamento apenas ao constatar que ela só aceitou sua primeira taça de champagne quando conseguiu manter sob vigília todos os passos do garçom, desde a cozinha até que ele chegasse ao seu lado. Trocamos um olhar de compreensão e contivemos um sorriso: nossa convidada era extremamente cuidadosa com o que ingeria, afinal, ela sabia melhor do que ninguém o tipo de coisas que podem ser colocadas acidentalmente nas bebidas.

Quando a sobremesa chegou, nossos convidados já estavam mais a vontade, o que era ótimo pois nos liberava parcialmente do trabalho de anfitriões e nos permitia observar os encontros inusitados que se formavam. Foi assim que testemunhamos a aproximação de Jane Austen e seu conterrâneo Ben Aaronovitch, autor da série “Enigmas de Londres”. Após conhecer J.K. Rowling no jantar que oferecemos no ano passado, Jane ficou curiosa para ler a saga Harry Potter e, ao terminar a leitura do último livro, percebeu que se tornara fã do gênero fantástico. Assim, ela logo aproveitou a oportunidade de embarcar nas aventuras de Peter Grant, guarda da polícia metropolitana e aprendiz de mago, pelo submundo londrino.

— Como você teve a ideia de unir fantasia e suspense? — indagou Jane.
— São os meus gêneros favoritos. — respondeu o outro e, após terminar de comer uma fatia de generosa de torta, acrescentou: — Sempre tive vontade de mesclá-los.

Do outro lado da mesa, percebemos que Michael Connelly se aproximava de Elizabeth Haynes e Gillian Flynn. Ele parecia ter certo receio principalmente em relação a essa última, talvez por medo que a protagonista de “Garota Exemplar” fosse um reflexo de sua autora. De qualquer forma, era difícil acreditar que um rosto tão meigo pudesse criar uma trama tão impactante e foi isso que Connelly disse a Flynn. Ela enrubesceu, pois se disse fã das séries Harry Bosch e Michael Haller e ao perguntar sobre futuras aventuras de Jack McEvoy disse ter um carinho especial pelo protagonista de “O Poeta”.

Connelly, que começava a ficar encabulado com tanta atenção, direcionou o assunto para Elizabeth Heynes, autora de "No Escuro", sem saber que com isso as duas autoras começariam a trocar figurinhas sobre como fazer thrillers psicológicos viciantes e com isso, o deixariam de lado. 

Mas a essa hora a noite já se encaminhava para o final. Connelly se despediu das autoras e do restante dos convidados, passando na saída por Ben Aaronovitch que nesse momento conversava com Alessandro D’avenia sobre a maravilhosa experiência que tivera durante a leitura do belo “Branca Como o Leite, Vermelha Como o Sangue”.

— Certamente, foi um dos livros mais emocionantes que já li. E sua narrativa é tão impactante que me fazia parar a todo instante para refletir.

Alessandro recebeu o elogio com um sorriso no rosto e, embora tenha admitido não ter lido nenhum livro da série “Enigmas de Londres” por falta de tempo, disse que era fã da série britânica "Doctor Who", da qual Ben foi roteirista.

Agatha Christie e Jane Austen também decidiram partir aproveitando a companhia uma da outra. Podemos perceber que para Jane era difícil deixar Pemberley, afinal o lugar saíra de sua própria imaginação, mas ela já estava cansada, visto que nunca fora muito chegada a festas.

F. Scott Fitzgerald, ao contrário, ficou nos fazendo companhia até o nascer do sol.


Nosso segundo aniversário foi uma noite e tanto. 


14 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Quanta criatividade! Adorei muito o texto e principalmente os convidados, cada um deles. Mas confesso que se pudesse comparecer ao jantar, sentaria perto da Jane! rs
E também ficaria com certo receio da Amy ser um reflexo de sua autora, tenso! rs
Parabéns.
bjs

Ana Paula Barreto disse...

GFC: Ana Paula Barreto

Adriana disse...

Comecei a ler o post e não imaginava o que iria encontrar! Me surpreendeu muito um jantar cheio de autores maravilhosos e que sou fã! Adorei a criatividade que voces tiveram, produzindo um texto delicioso e fazendo homenagem à alguns dos melhores autores que eu conheço! Parabéns duplamente, pelo ótimo texto e mais uma vez pelo aniversário do blog! :)

Fran disse...

Muito legal o jantar hauhauauahuahuahauhu que ideia doida! Adorei, principalmente pq vários autoes de quem eu gosto estavam lá! E vcs nem me convidaram =P !!
Eu ia querer conversar com a Agatha Christie pois ela parece muito sociável, apesar de desconfiada, e ver se descobria um pouquinho de como ela imaginava aquelas tramas cheias de detalhes que nos faziam chegar ao assassino no final.
GFC- Franciely

Gabriela CZ disse...

Nossa, como vocês são criativos! Adorei tudo. Principalmente saber que Jane Austen virou fã de Harry Potter. [rs]

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

GFC: Gabriela Cerutti Zimmermann

cristiane barbosa disse...

Adorei isso, muito criativo! Eu com certeza iria querer ir nesse jantar hehe! E ia colar na Agatha Christie e no en Aaronovitch *-*
Ah, parabéns pelo aniversário do blog mais uma vez!
Beijos
GFC: Cristiane

Vanilda disse...

Esse foi um evento de gala e um jantar dos sonhos de qualquer leitor! Parabéns pela criatividade e pelo texto tão bem escrito. Imagine que noite mais proveitosa foi essa! Parabéns a toda a equipe!

GFC: Vanilda Procopio
Comentarista: Vanilda

Unknown disse...

Haha adorei o jantar de hoje, autores maravilhosos reunidos em um só lugar *---*.
Parabéns ao autor do texto pela criatividade .

Beijos
livroscombolinhos.blogspot.com
GFC : THAYNARA KOTI

Nardonio disse...

Uma noite e tanto mesmo. Vocês escolheram a dedo todos esses convidados maravilhosos. Jamais poderia imaginar esses encontros inusitados.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Rossana Batista disse...

Que noite maravilhosa foi! Fiquei imaginando eu nesse jantar!
Eu adorei o texto, que inspiração!

GFC: Rossana Batista

Roberta Moraes disse...

Só convidados de peso nesse jantar ein?!
Se eu fosse uma das convidadas ia ficar tietando os autores kkkk

Seguidora: Roberta Moraes

mandaa disse...

Eu não tinha ideia de até onde o post ia me levar.. Me surpreendeu demais!! Amei, ano que vem me convidem, por favor!!! T.T Nem que seja pra trabalhar na cozinha, prometo não colocar nada estranho nas taças kkkkk Amei mesmo, bjos.

GFC: Mandaa Nunes

Anônimo disse...

Adorei! Que criativo... Estou pensando em quem eu convidaria para esse jantar...
Grande Beijo!

Cristiane de oliveira disse...

Estou apaixonada pelo seu texto muito criativo, parabéns, gostaria de ser criativo assim (inveja rosa rsrssr) parabéns pelo blog vocês merecem.

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger