segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

RESENHA: Deixe a Neve Cair

“É um desastre tão grande sempre que, no curso dos relacionamentos humanos, alguém começa a destruir a parede que separa amizade e beijo. Quebrar esta parede é o tipo de história que pode ter um meio feliz [...]. E as vezes esse meio feliz parece tão incrível que você pode se convencer de que não é um meio, mas durará para sempre.
Esse meio nunca é o fim, no entanto.” (GREEN, 2013, p. 185)

***

Preciso ser honesto. Não gosto dos feriados de fim de ano. E tampouco gosto de contos. Então a pergunta que deve estar em sua mente é: “Por que cargas d’agua você resolveu ler um livro de contos que ocorrem no Natal?”. Bom, a resposta é simples. Estou entre aquele grupo que, se pudesse, leria até mesmo a lista de supermercado de John Green.

Durante o Natal, uma pequena cidade é transformada no palco de três inusitadas estórias em virtude da nevasca mais forte dos últimos cinqüenta anos. São estórias simples, que contam com aventura, romance, amizade, descobertas, rompimentos, e neve, muita neve.  

Apesar de cada conto ser independente dos demais, todos os personagens estão conectados entre si, das formas mais inesperadas. Por isso, não irei analisar detalhadamente cada conto, pois está é justamente a graça do livro: descobrir como os personagens irão se relacionar.

Mesmo sendo fã confesso e incondicional de John Green e de sua capacidade de filosofar a respeito das coisas mais simples da vida, quem me surpreendeu foi Maureen Johnson, apresentando um conto extremamente original, com uma protagonista cativamente e com senso de humor inigualável.

É claro que Green não ficou para trás com seu impagável trio de amigos sem juízo, e embora o desenvolvimento da estória tenha sido um pouco previsível, o escritor mais uma vez consegue fazer o leitor refletir. O conto de Lauren Myracle foi o que menos me empolgou, visto que não simpatizei com a protagonista, e também achei o desenrolar da trama previsível.

Mesmo que cada autor tenha seu próprio estilo de narrativa, todos criaram estórias leves, divertidas e encantadoras, mostrando quão real pode ser a magia natalina. 

A verdade é que quando bons autores se reúnem você não precisa gostar de contos, nem mesmo do tema proposto, para apreciar a obra. Deixe a Neve Cair é o tipo de livro que você lê com um sorriso no rosto, dá inúmeras gargalhadas, e deseja que nunca acabe. Aliás, já estou planejando uma releitura.

Aproveitamos para desejar um Feliz Natal a todos!

Título: Deixe a Neve Cair (exemplar cedido pela editora)
Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Tradutora: Marina Kohnert
N.º de páginas: 335
Editora: Rocco

7 comentários:

Unknown disse...

Oi Alê! Realmente, eu fiquei triste quando minha leitura de Deixe a Neve Cair acabou. Pois eu também adorei este história! Mas, ao contrário de você, o conto do John Green foi o menos empolgando PARA MIM. Também resenhei esse livro no meu blog, se tiver interesse...
Abraço!
http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

PS. "cinquenta anos", no segundo parágrafo da resenha, está escrito errado, você utilizou a trema (¨), que foi eliminada da nossa nova língua portuguesa ; )

Gabriela CZ disse...

Eu também leria até a lista de supermercado de John Green, mas gosto de contos e festas de fim de ano. [rs] Enfim, estou com o livro aqui e pretendo ler antes que o ano acabe. Adorei a resenha.

E Feliz Natal pra vocês! :)

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Rossana Batista disse...

Estou muito animada para ler esse livro e conferir essa mistura de autores.
Tenho certeza que este livro não vai me decepcionar e também irá me deixar com um sorrisinho no rosto *-*

Roberta Moraes disse...

O John já é mestre, e poder ler uma história deles com temática natalina vai ser perfeito!
Quero também conhecer as histórias dos outros dois autores, não conheço as suas escritas, mas tenho certeza que é sucesso!

Adriana disse...

Ai Ale, que delicia de resenha!!! Eu também sou daquelas que quer ler td do John, até a lista do super mercado, hehehe! O que mais me interessou é que mesmo sendo 3 contos escritos por 3 autores diferentes, eles são interligados e isso nos mostra a sintonia desses tres autores né, eu adoro estorias de Natal e com certeza essas eu vou adorar, não vejo a hora de poder ler esse livro também! :)
Adriana

Nardonio disse...

Eu também faço parte do grupo que, se possível, leria até a lista de supermercado do John Green. Eu não tenho problemas em relação a contos, até gosto deles. Fiquei bem curioso pra saber como essas personagens se relacionam, uma vez que são três contos, de três autores diferentes.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Luana Almeida disse...

Se tem o John Green no meio eu acredito que você tenha lido com um sorriso no rosto. Ele deve ter criado algo muito especial para um contocde Natal..

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger