sábado, 14 de dezembro de 2013

Lista de Releituras # 04

Lista de Releituras é a nova coluna mensal do Além da Contracapa. Como o nome sugere, são livros que já lemos e temos muita vontade de ler novamente, mas que, por diversas razões, não chegaram a ser resenhados no blog

Título: O Senhor dos Anéis
Autor: J. R. R. Tolkien
Sinopse: "O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings) é um romance de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien. A história começa como seqüência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit (The Hobbit), e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955, e foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX." (Editora Martins Fontes - Edição Completa)

Ocasião da primeira leitura: entre 2005 e 2006.

Por que está na lista de releituras: A trilogia O Senhor dos Anéis é um dos maiores clássicos da literatura fantástica. Li a obra prima de J. R. R. Tolkien quando estava no ensino médio e creio que hoje tenho mais maturidade para apreciar a narrativa daquele que é considerado o “pai da literatura fantástica”.


Comentários: Não sei exatamente por que, mas sempre tive certa resistência em ler os livros da saga, mesmo depois dos lançamentos dos filmes dirigidos por Peter Jackson. Após a indicação (e insistência) de alguns amigos, resolvi ler pelo menos o primeiro livro, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, e rapidamente fui envolvido pelo mundo mágico da Terra Média e suas batalhas de tirar o fôlego. Assim, antes mesmo de terminar a leitura do primeiro volume, já comprei os demais livros da trilogia.



11 comentários:

Unknown disse...

Olha, é muito dificil eu desistir de um livro, ainda mais que sou apaixonada pelos filmes do Senhor dos Anéis.
Li o Hobbit e achei uma leitura super dinâmica, amei. Li i primeiro livro numa boa também, mas quando chegou pela metade do segundo, ele descrevia cada folha da floresta, e a narrativa ficou tão parada que não consegui mais ler. Triste.

depoisdeumlivro.blogspot.com

Gabriela CZ disse...

Estou com todos os livros aqui, pretendo ler logo. :D

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Fran disse...

Eu achei difícil a leitura do primeiro livro da trilogia porque achei chaaaato. A parte do Tom Bombadil quase me faz desistir. Aliás, as músicas/poemas sempre foram a parte chata do livro pra mim. Mas passando disso fica muito bom e não para de ser bom nunca mais =)

Luara Cardoso disse...

E eu ainda nem li esse livro!
Mas sim, com certeza com o passar dos anos nosso "gosto literário" se refina e temos experiências totalmente diferentes com livros que lemos há alguns anos atrás. Espero que aproveite bem mais a leitura dessa vez! <3

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Luana Almeida disse...

Minha irmã tem uma edição de O Senhor dos Anéis com os 3 livros, mas eu nunca me encorajei a ler. Espero que se um dia eu decidir ler aconteça o mesmo que aconteceu com você: a minha resistência inicial seja vencida e eu seja envolvida por esse mundo.

Unknown disse...

Olá, não tive coragem de ler esse livro ainda, tenho medo dele ser pesado e tal procuro ler livros mais fáceis. Quem sabe devo fazer igual vc, comprar apenas o primeiro livro da saga e ver o que vai dar! Beijos

Michelle disse...

Oi!
Eu tenho o primeiro volume da trilogia, só falta a coragem pra ler.
Peguei esse livro uma vez, mas achei a narrativa bem cansativa, mas dada a genialidade do Tolkien, não tem como passar pela vida sem ler O Senhor dos Anéis.
Adoro os filmes, então tá na hora de ler.
Beijinhos

Rossana Batista disse...

E eu ainda tenho essa resistência de ler os livros desta saga, ainda não tenho vontade nem de assistir ao filme :S
Quem sabe outro momento.

Roberta Moraes disse...

Eu morro de vontade de ler este livro, mais não deu para comprar a série ainda.
Um livro que estou querendo reler é O Médico e o Monstro, sou apaixonada pela história, é perfeita!

Adriana disse...

Mesmo sendo um clássico, não tenho vontade ler! Mas assim como voce, gosto de reler livros que li a muito tempo, pois sempre enxergamos algo mais quando lemos novamente!
Adriana

Nardonio disse...

J. R. R. Tolkien é sempre bem-vindo. Seja leituras, releituras ou rereleituras... Rsrsrs
O legal é que agora você poderá extrair muito mais da história.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger