sábado, 19 de abril de 2014

Lista de Releituras # 07

Lista de Releituras é a nova coluna mensal do Além da Contracapa. Como o nome sugere, são livros que já lemos e temos muita vontade de ler novamente, mas que, por diversas razões, não chegaram a ser resenhados no blog

Título: Feliz Ano Velho 
Autor: Marcelo Rubens Paiva 
Sinopse: "A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver." (sinopse retirada do Skoob) 

Ocasião da primeira leitura: 2007 

Por que está na lista de releitura? Por ser uma lição de história e superação. 

Comentários: Li Feliz Ano Velho para um trabalho de história, e digo sem medo de errar que esta foi uma das melhores leituras obrigatórias que fiz durante o ensino médio. 

Marcelo testemunhou o momento em que os militares levaram seu pai, o deputado federal Rubens Paiva, em plena ditadura militar, e como foram os momentos de angustia e tensão que sucederam. Além deste episódio, o autor narra sobre o acidente que o deixou paraplégico e como foi sua adaptação a um novo estilo de vida. 

No início de 2014, a Comissão Nacional da Verdade divulgou quem foram os responsáveis pela tortura e assassinato de Rubens Paiva. No ano em que o golpe militar completa cinquenta anos, eis uma leitura que vai muito além do entretenimento.


7 comentários:

Nardonio disse...

Apesar de ser bastante elogiado, confesso que não gosto muito de livros com essa pegada, pois, geralmente, fico um pouco deprimido com esses tipos de histórias.
O legal é que, mesmo sendo uma "leitura obrigatória", você conseguiu apreciar bastante.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Camila Libanori disse...

Muito legal essa nova coluna, também tenho vontade de reler alguns livros! É muito bom quando nos identificamos com as leituras obrigatórias!

http://poraodaliesel.blogspot.com.br

Meus desabafos :) disse...

Auuunw, parece legal o livro.Adoro histórias que sempre passam uma mensagem assim. Sei lá, parece que a coisa fica mais real né? *_*
Gostei daqui.O blog é muito organizado e bonito.


Beeeijos :)
http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

Nereida disse...

Adorei a proposta de releitura porque eu sempre tenho uma vontade muito grande de reler alguns livros que li há anos atrás. Como dizem, cada releitura é uma nova leitura. Eu nunca li esse livro, mas é tão famoso... um dia gostaria de lê-lo.
Beijos,
Nereida
www.agua-marinha.net

Gabriela CZ disse...

Meu pai fala bastante desse livro e pretendo lê-lo um dia. E que seja em breve. Ótimo post.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Nunca soube do que o livro tratava mas a história me conquistou de primeira. Adoro livros que contenham lições de superação, com drama e tudo mais... Adicionado a minha lista de desejado (:

Laura Zardo disse...

Ainda não sabia também sobre o que se tratava o livro, mas fiquei interessada, adoro histórias de superação, acho que sempre tiramos muito de cada uma delas. Espero poder lê-lo em breve e fico feliz que tenha sido uma leitura obrigatória positiva. =D

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger