sábado, 4 de março de 2017

RESENHA: O Clube de Leitura de Jane Austen

“O que os livros tinham de bom era a resistência da palavra escrita. A pessoa podia mudar, e sua leitura talvez mudasse como resultado disso, mas o livro permanecia o que sempre havia sido. Um bom livro era surpreendente na primeira vez, menos na segunda.” (FOWLER, 2017, p. 96)

Que leitor não adora a ideia de um clube de leitura? E se esse clube fosse para discutir os livros de um único autor pelo qual todos os membros se interessam por motivos diferentes?

Jocelyn nunca se casou, é apaixonada por cachorros e desde a adolescência mantém uma amizade com Sylvia, que acabou de ser abandonada pelo marido que foi seu primeiro namorado e com quem teve a filha Allegra, que, por sua vez, vem enfrentando problemas com a namorada. Bernadette é a senhora desligada da aparência que nem percebe quando sai de casa com a roupa manchada. Prudie é a jovem professora. Grigg é o único homem do grupo. Os seis são os membros do Clube de Leitura de Jane Austen e todo mês eles se reúnem na casa de um para discutir um livro da autora, sem uma ordem preestabelecida.

Fowler abre o livro de maneira sensacional: mostrando que cada um dos membros do clube vê Jane Austen de uma forma. “Cada um de nós tem um Austen particular.” Isso não só reconhece a riqueza de Austen enquanto autora, mas também confirma aquilo que todo leitor sabe: que a leitura nunca é a mesma de pessoa para pessoa e que cada um processa o que lê a partir da sua própria bagagem, suas opiniões e, claro, seus gostos. Além disso, a visão que cada personagem tem da autora é uma excelente maneira de apresentá-los rapidamente para o leitor.

Na abertura também já somos apresentados a um narrador peculiar que fala sempre na primeira pessoa do plural, como sendo um dos integrantes do clube, mas que em nenhum momento se identifica. Há também um tom de fofoca, como se o narrador contasse tudo para amigos ou como se tivesse a intenção de fazer amigos.

A partir disso, o livro se divide em seis capítulos: cada um representa um encontro mensal do grupo, no qual falarão sobre o livro escolhido, mas também representa um dos personagens, intercalando os comentários sobre as obras, com as histórias pessoais. Isso é o que torna “O Clube de Leitura de Jane Austen” um livro indicado mesmo para aqueles que não são fãs ou não estão familiarizados com os livros de Austen: o fato de que a história não é tanto sobre as discussões acerca dos livros (embora também seja), mas principalmente sobre os integrantes do grupo, suas relações entre si e principalmente na “vida real” fora do grupo.

Como dos livros de Jane Austen li apenas “Orgulho e Preconceito” e “Persuasão” (o que é uma vergonha, eu sei) confesso que demorei a perceber que cada personagem está ali para fazer um contraponto direto com o livro do mês. A história de cada um dos integrantes do clube está relacionada, de alguma forma, à trama de um dos livros de Austen. É isso o que torna a premissa de “O Clube de Leitura de Jane Austen” tão interessante: colocar personagens contemporâneos, que vivem problemas contemporâneos, em paralelo aos clássicos de Austen, mostrando que nas obras da autora há razões de sobra para todos nós nos identificarmos.

Por essa razão, não me resta dúvidas que o livro será mais apreciado pelos fãs e conhecedores da obra completa de Austen (eu mesma senti falta de não poder captar tudo o que o livro podia me oferecer), mas mesmo para aqueles que não o são “O Clube de Leitura de Jane Austen” é uma leitura leve e divertida que, assim como nos livros de Austen, deixa que o humor e a ironia se infiltrem em meio a momentos dramáticos.

Título: O Clube de Leitura de Jane Austen (exemplar cedido pela editora)
Autora: Karen Joy Fowler
N° de páginas: 319
Editora: Rocco

23 comentários:

Gabriela CZ disse...

Geralmente fico com um pé atrás com livros que usem como pano de fundo obras de outros autores, mas parece que o medo não se justifica com esse, Mari. Parece que a autora construiu uma ótima trama com ótimos contrapontos. Mas primeiro quero ler mais de Jane Austen, já que até hoje só li Lady Susan. Ótima resenha.

Beijos!

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Mari!
Eu assisti a adaptação. Então, imagina a minha surpresa ao saber do livro. Então acho que seria uma boa leitura pra mim.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Literário de Carnaval
Resenha Premiada Paixão e Crime
Sorteio Três Anos de Historiar

Na Nossa Estante disse...

Oi Mari! Eu só assisti ao filme e gostei bastante! Quero ler o livro em breve tb! Concordo que vc, acho que é uma obra feita pra fãs <3

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Sil disse...

Olá, Mari.
Eu li três livros da autora e até que gostei do que li, mas não sou exatamente uma fã. Mas esse livro me interessa. Geralmente eu gosto dos livros relacionados a autora. Achei muito interessante essa abordagem de relacionar a vida de um deles ao livro em questão. É um livro que eu quero ler.

Prefácio

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tinha dúvidas em relação ao livro queria saber mesmo se realmente é bom porque a capa é linda mas para o que eu logo mesmo é a história é esse conteúdo que mais me chama atenção não sei realmente o que pensar.
Abraço!!!

Nessa disse...

Oi Mari
Que bom que vc gostou do livro, eu estou empacada na metade, estou demorando pra terminar, o livro não me conquistou. Dei uma parada na leitura para ver se consigo na proxima vez que pegar ele terminar.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

RUDYNALVA disse...

Mari!
Ideia genial do escritor em fazer uma analogia da vida dos protagonistas desse livro com os livros e histórias escritas pela Jane Austen, criatividade fenomenal.
E se o livro traz o mesmo humor e ironia que existe nos livros da autora, fica ainda melhor a leitura.
Desejo uma ótima semana !!
“Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?” (Pablo Picasso)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Mari! Estou ansiosa para ler O Clube de Leitura de Jane Austen! Beijo!

www.newsnessa.com

Giulianna Santicioli disse...

Amo de paixão os livros da Jane Austen, quando li O Clube de Leitura de Jane Austen esperava discussões mais voltadas para as obras da autora, mas me surpreendi positivamente quando vi que o livro ia além disso, que mostrava a vida dos integrantes do grupo e a forma como Austen se encaixava na vida de cada um, adorei o livro e assim como você, indico para todos!

Carolina Garcia disse...

Oi, Mari!!

Adorei a resenha. Tinha ficado desejando esse livro, mas acabei pedindo o novo da Veronica Roth na news.

Só que gosto muito de Jane Austen e não vi o filme inspirado nesse livro ainda. Então, acho que gostaria de lê-lo primeiro. Acho interessante esse tipo de história.

Jane Austen é um marco da literatura clássica, né? Mas de todos os livros que li dela, o que mais gostei foi Orgulho e Preconceito. <3

Bjs!

http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

Juliana Pavan de Almeida disse...

Estou louca para ler esse livro, mas confesso que nunca li nada da Jane Austen, então acho que vou deixar para ler quando conhecer as obras da autora.

Um super beijo

Livros em Contexto

Alessandra Salvia disse...

Oi Mari,
Estou com muita vontade de ler esse livro!
Eu sempre quis participar de um clube do livro e ter como tema Jane Austen sempre é interessante.
Adorei a dica.
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com.br

Kemmy disse...

Bom, eu nunca li NADA da Jane Austen então ficaria perdidinha com esse livro. Ontem mesmo li uma resenha de uma fã da autora criticando bastante o livro, aliás.
Não gosto disso de ter um narrador falando com a gente (foi isso que entendi na parte da fofoca), me irrita.
Creio que esse é um livro que eu não leria

Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

Palavras e Notas disse...

Hey, Mari! Já li algumas resenhas sobre esse livro em outros blogs e, mesmo não tendo curiosidade de ler, admito que a história parece bem interessante.

Infelizmente, não tive contato com nenhuma obra da Jane Austen, aí nem sei como que é a escrita dela, mas que bom que você gostou da obra :3

Abs!

Unknown disse...

Não sou fã da Jane e a minha vergonha é pior kkk nunca li nada dela rs até tentei ler Orgulho e preconceito mas não rolou para mim. Iria ficar mais perdida que você. Mas acho bem interessante a ligação entre os personagens de séculos atrás e pessoas contemporâneas

Girlene Viey disse...

Eu achei que livro focaria somente no clube do livro, fiquei feliz que não deixa de lado os personagens e seus aspectos fora do clube. Gostei bastante da obra, porque parece ser leitura rápida, e agradável. Sem duvidas esta na minha lista de livro, ate salvei a capa para colocar na lista

Priscila Tavares disse...

Oi Mari, eu sou fanática pelos livros da Jane e estou louca para ler esse. Mas me recuso a ler o arquivo digital dele, preciso sertir o livro em minhas mãos.
Beijokas
[SORTEIO]Baile Literário
Quanto Mais Livros Melhor

Adriana Holanda Tavares disse...

Eu sabia do filme, no meu caso ainda não li as obras da autora, então não poderei ler esse para não ficar perdida. Achei bem legal essa ideia dos personagens de se encontrarem para falar dos livros da autora e expor seus pontos de vista deve ser divertido e pode-se aprender com os outros, sem falar na amizade que pode surgir entre eles

Marta Izabel disse...

Oi, Mari!!
Adorei conhecer um pouco mais sobre o livro O Clube de Leitura de Jane Austen!! Fiquei bem interessada em ler mais sobre essa obra. Sou apaixonada pelos livros dela mais infelizmente ainda não consegui ler nenhum.
Beijos

Jonatas Amaral disse...

Olá!
Eu ouvir falar de um filme que tratava de um clube de leitura da Jane Austen, este livro tem alguma ligação com ele?
Segundo, que fiquei imaginando constante através da leitura da sua resenha, se era possível ler este livro junto com os livros de Jane Austen, já que o livro é dividido entre as reuniões dos personagens sobre os livros. Acho que seria uma experiência bem legal para aqueles que ainda não leram nada da autora, o que me diz?

Gostei muito da história, vou procurar!

Jônatas Amaral
alma-critica.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi!
Quero muito ler esse livro, achei muito legal essa ideia e principalmente como mostra essa relação de cada personagens com os livros e a escrita da Jane Austen, acaba criando uma grande identificação com os personagens, e deixando a historia ainda mais real, li alguns livros da Jane Austen e eles acabaram me conquistando, estou bem interessada nesse livro !!

Ana I. J. Mercury disse...

Adorei a resenha, parabéns!!
Aiii eu li 3 da Jane e amei, apesar de achar partes meio maçantes, por fim, os outros 3 que faltavam, até troquei, porque vi, que não dava pra mim kkkkkkkkkkk
Mas quero muito ler O Clube de leitura de Jane Austen, pois parece trazer algumas reflexões bacanas, principalmente sobre amizade, e é divertido.
bjsss

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger