segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Lista de Releituras # 14

Lista de Releituras é a coluna em que falamos sobre os livros que já lemos e temos muita vontade de ler novamente, mas que, por diversas razões, não chegaram a ser resenhados no blog

O caçador de pipas
Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Sinopse: "O Caçador de Pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado." (sinopse retirada do Skoob)

Ocasião da primeira leitura: 2005 ou 2006

Por que está na lista de releituras: li O Caçador de Pipas quando estava no ensino médio e acho que, naquela época, eu não tinha maturidade o suficiente para apreciar o livro. Admito que li a obra de Hosseini por causa dos inúmeros elogios que colecionava, e não por ter achado a premissa interessante. 

Comentários: Como faz mais de dez anos que li o livro, admito não lembrar da estória com muitos detalhes. Lembro que gostei, mas não achei aquilo tudo. No entanto, acabei me tornando um leitor assíduo de dramas, de modo que os pontos principais da estória me fazem perceber que o livro tem tudo para me agradar em cheio. 

Outro aspecto que me chamou atenção é o cenário do livro. Estamos tão acostumados a ler livros que se passam nos Estados Unidos ou em países europeus, que acabamos perdendo a oportunidade de mergulhar em outras culturas. Uma parte da estória de O Caçador de Pipas se desenvolve no Afeganistão, de modo que vemos de perto a cultura árabe — a qual muitas vezes sofre preconceitos por causa de nosso olhar ocidental. 

Housseini aborda diversos temas ao longo da estória, como violência, amor, amizade, redenção e injustiça. Outro assunto abordado diz respeito ao regime Talibã, que assumiu o poder e instituiu um governo fundamentalista no Afeganistão, sobre o qual eu tinha pouco conhecimento e que me chocou bastante. 



10 comentários:

Rubro Rosa disse...

Puxa, está aí um livro que preciso também reler! Só não sei quando farei isso.
Housseini é um dos meus autores favoritos, sim, por apresentar este cenário triste do Afeganistão. Por trazer tanta realidade.
Li este livro tem tanto tempo...Vou tentar reler ele também!!!
Beijo

Nessa disse...

Oi Alê
Sempre tive vontade de ler este livro, parece ser muito bom. Adorei saber sua opinião e se quer reler é pq deve valer a pena.

Beijinhos
diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Espiral de Livros disse...

Oi Alê. Adorei essa coluna... sobre o livro do post, eu comecei a ler, da mesma forma quando estava no ensino médio, e acabei abandonando. Hoje tenho mais interesse na leitura do que tive na época, quando tentei lê-lo, mas pelos motivos errados, por achar que se lesse um livro que não fosse romance iria me tornar mais adulta (total falta de maturidade e esclarecimento sobre gêneros literários). Me interesso por leituras que tenham cenários em países não tão explorados nos livros que costumo ler.
Adorei a dica!
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Ludyanne Carvalho disse...

Ainda não me senti interessada nesse livro, também não lembro se já li alguma resenha sobre.
Tem aquela frase "a vida é muito curta pra perder tempo relendo livros" mas eu discordo; tem livro que merece ser relido.
Quero reler O rouxinol e Percy Jackson.

Beijos

Felipe disse...

Oi Alê, tudo bem?
Este é um dos meus livros preferidos! Uma história super emocionante
Blog Entrelinhas

Gabriela CZ disse...

Esse é um dos poucos livros que abandonei, Alê. Provavelmente também por falta de maturidade, eu estava na 8ª série quando tentei ler. E o problema é que doei meu exemplar. Mas quem sabe não consigo reler um dia? Ótimo post.

Beijos!

RUDYNALVA disse...

Alê!
Realmente O Caçador de pipas vale uma releitura, por trazer, além de uma realidade mais infantilizada, grandes e profundos ensinamentos com uma sociedade totalmente diversa da nossa.
Tomara que consiga reler.
Desejo uma semana feliz!
“Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes.” (William Shakespeare)
cheirinhos
Rudy

Ana Paula Santos Moreira disse...

Livro muito vendido, pena que não li ainda, acho que faltou a oportunidade. Mas sendo um bom livro, vale a pena a primeira leitura. Sei que a história é emocionante, vale a pena mesmo.

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Não li o livro, mas quero muito poder ler.
Assisti o filme várias vezes e me emocionei muito, imagina lendo o livro.
Tenho certeza que ler é bom e reler melhor ainda.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Alê, releia sim!
Acho que você irá gostar mais.
Esse livro é muito profundo, então acho que merece sempre ser relido.
Gostei muito quando o li, apesar de ter achado um pouco triste.
Mas quero reler também.
bjs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger