terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

RESENHA: Headhunters

jo nesbo headhunters
Meu primeiro contato com Jo Nesbø ocorreu há mais de 5 anos e de lá para cá apenas ouço a Mari elogiar o trabalho do autor, especialmente os livros que compõem a série Harry Hole. Como ler livros que já foram resenhados aqui no blog é um desafio (afinal, precisamos de um estoque de resenhas para que isso aconteça), acabei esbarrando em Headhunters no Kindle Unlimited e resolvi dar uma chance, pois estava com desejo de ler um thriller. 

Roger Brown é um dos mais conceituados headhunters da Noruega. Assim, quando grandes empresas buscam por novos executivos é a Brown que eles recorrem. Porém, seu alto estilo de vida exige rendimentos extra. E é assim que ele entra no ramo de roubo de obras de arte para revendê-las no mercado negro. Tudo vai bem até que um desses furtos acaba virando um pesadelo interminável.

Headhunters é narrado em primeira pessoa por Roger e, sendo sincero, confesso que não simpatizei com o protagonista de início. Ambicioso, esnobe e obcecado com sua baixa estatura são apenas algumas de suas características que logo saltam aos olhos do leitor. Mesmo assim, Nesbø consegue prender a atenção do leitor, pois queremos desvendar o que irá acontecer. Também preciso dizer que, apesar de seus defeitos, o protagonista apresenta uma evolução surpreendente ao longo da obra. 

Confesso que comecei a leitura sem ter lido a sinopse, de modo que me perguntava nos primeiros capítulos como o livro viraria um thriller se contava com um protagonista que era headhunter. Achei incrível como, ao longo das páginas iniciais, Nesbø vai dando pequenas pistas até que revela o genial golpe aplicado por Brown, mostrando como as peças se encaixam. 

E genial, sem a menor sombra de dúvidas, é a melhor palavra para descrever Headhunters. A cada novo arco da trama, Nesbø consegue surpreender o leitor, até chegarmos a um ponto que são tantas pontas da trama que não temos a menor ideia de como o autor conseguirá amarrar todas elas. Mas é obvio que ele as amarra, fazendo um trabalho espetacular, mas sem perder a verossimilhança.

“Uma colisão entre dois veículos é uma questão de física básica. Tudo é imprevisível, mas todos os imprevistos podem ser explicados pela seguinte equação: força vezes tempo é igual a massa vezes a variação da velocidade. É só inserir as variáveis em forma de números e o resultado será uma história simples, verdadeira e cruel.” (NESBØ, 2012, livro digital)

Além disso, outro fator de destaque é como o autor consegue aproveitar muito bem os personagens e seus históricos. Não apenas são bem desenvolvidos, mas logo percebemos que nenhuma informação sobre a vida deles é dada a troca de nada. De alguma forma ou de outra, todas elas são importantes para o desenvolvimento da estória, das formas mais inesperadas. 

Também me surpreendi com a narrativa, que me obrigou a continuar a leitura madrugada adentro tamanho era meu envolvimento com a estória. Outro aspecto que me agradou foi o uso do humor com válvula de escape para uma estória que é repleta de adrenalina, de forma que o livro me levou as gargalhadas por diversas vezes. 

No fim das contas, Headhunters foi exatamente o tipo de leitura que eu procurava: um thriller envolvente, extremamente original e inteligente, que me deixou preso a leitura do início ao fim e que me lembrou do talento indiscutível de Jo Nesbø para contar boas estórias. 

Dados da edição física
Título: Headhunters
Autor: Jo Nesbø
N.º de páginas: 238
Editora: Record

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

6 comentários:

Nana Barcellos disse...

Oi Alê,
Deixar resenha acumulada no rascunho é meu sonho de consumo.
Eu gostei bastante de Boneco de Neve e fiquei muito curiosa para conhecer os outros mistérios do autor. Eu conhecia esse por cima, por causa do filme, e sempre fiquei com vontade de ler.

até mais,
Canto Cultzíneo

Rubro Rosa disse...

Confesso que conheço bem pouco das obras de Jo Nesbo,mas mesmo assim, sou apaixonada por este jeito único do autor em envolver o leitor do começo ao fim em seus enredos.
Ainda não tinha lido nada a respeito deste livro,mas vi um filme faz um tempão que trazia este nome(faz tanto tempo que nem me recordo do enredo mais)
Mas por tudo que li acima, Jo consegue desenhar um cenário até normal, mas o que pega são as reviravoltas e tudo que vai colocando o leitor dentro das perguntas que precisam ser respondidas.
Com certeza, o livro vai para a lista de desejados.
Beijo

Gabriela CZ disse...

Também fico vendo a Mari elogiar o Jo Nesbø e fico com uma vontade tremenda de ler os livros dele, Alê. E agora vem você contribuir com essa curiosidade. [rs] Achei esse enredo bem interessante, vou procurar. Ótima resenha.

Beijos!

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Ainda não li nada do autor, mas quero muito ler seus livros.
Não conhecia o livro e gostei muito da premissa que prende o leitor até a última página.
Espero poder conhecer a escrita do autor, beijos!

Ana I. J. Mercury disse...

Quero muitooooo ler algum livro do Jo Nesbo.
Esse parece começar de leve, sem grandes atrativos e vai te conquistando aos poucos, daqueles que nos fazem virar a madrugada lendo!
Gostei, vou querer ler ele sim!
bjs

Rogério disse...

Eu li esse livro, e realmente é um excelente livro... prende demais e faz agente dar algumas gargalhadas... rendeu até filme... excelente e recomendo...

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger