quarta-feira, 11 de setembro de 2019

RESENHA: O Cemitério

o cemiterio stephen king
Louis Creed é um médico que se muda com a família para a pequena cidade de Ludlow. Ao explorar a região, descobrem que nas proximidades da sua nova casa há um cemitério para animais de estimação, utilizada há gerações pelas crianças da região. Mas aquelas terras indígenas escondem outro cemitério e a razão de Louis será confrontada quando descobrir o poder maligno daquele local. 

O início de O Cemitério é um pouco lento. King introduz não apenas os personagens centrais da estória e sua dinâmica, como também apresenta os cenários da obra, que desenvolvem um papel de extrema importância no desenvolver da trama. Mas, apesar de vagaroso, King consegue manter o leitor interessado, sobretudo porque nos deixa na expectativa do que está por vir. 

Um dos primeiros aspectos que me chamou atenção durante a leitura foi ver como o protagonista, um homem da ciência, lidaria com fatos sobrenaturais, inexplicáveis do ponto de vista lógico. A meu ver, é essa angústia do personagem, que não consegue lidar com o que aconteceu, que dá o tom do livro. 

Como era o esperado de um livro com tal título, King vai a fundo na temática da morte, da perda e do luto, mostrando as consequências que a dor podem causar. Assim, O Cemitério é um livro que dialoga abertamente sobre um assunto que ainda hoje é tratado como tabu, apesar de ser a única certeza que temos em vida. 

“— [...] Talvez ela aprenda alguma coisa sobre o que a morte realmente é: o ponto em que a dor cessa e as boas memórias começam. Não é o fim da vida, mas o fim da dor.” (KING, 2013, p. 173)

Vale registrar que é preciso ter cuidado para se referir a O Cemitério como um livro de terror. Isto porque a obra de King não se limita apenas a este gênero. É claro que há elementos sobrenaturais e em muitos momentos somos envolvidos por um clima de tensão, no entanto, é perceptível que King não escreveu apenas para amedrontar o leitor. A meu ver, O Cemitério é muito mais um drama familiar — que aborda até onde estamos dispostos a ir por amor —, temperado com uma dose generosa de suspense e horror. 

Saliento também que o autor não explica exatamente o que é o poder sobrenatural que domina aquelas terras, tampouco qual a sua origem. No entanto, tais detalhes são irrelevantes para o desenvolvimento da estória, pois o cerne diz respeito a família Creed, como eles são afetados por este poder e como reagem. 

Confesso que fiquei um pouco frustrado com a leitura e creio que isto aconteceu por causa do trailer da recente adaptação cinematográfica da obra. Imaginava que o livro focaria mais no que aconteceria após o encontro com as forças sobrenaturais e em suas consequências. No entanto, o livro termina de uma forma um pouco abrupta, deixando o leitor atordoado com os acontecimentos finais, deixando algumas coisas em aberto. E, apesar de ter gostado do desfecho, tinha uma expectativa diferente do que seria o desenvolvimento da estória. 

Infelizmente, não me envolvi tanto quanto gostaria com o livro. Não sei dizer até que ponto minha expectativa afetou ou até mesmo a demora para concluir a leitura. Ainda assim, O Cemitério foi uma leitura prazerosa, que conta com bons personagens, uma trama bem costurada e diversas reflexões sobre a vida e a morte.

Título: O Cemitério
Autor: Stephn King
N.º de páginas: 423
Editora: Suma
Exemplar cedido pela editora

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

14 comentários:

Rubro Rosa disse...

Eu morro de vontade ler esta obra do Mestre King.Mas ainda não consegui. Mas em contrapartida, vi as duas adaptações e sei lá, depois que vi esta recente e fui rever a bem antiga, cheguei a conclusão que a antiga é muito melhor.rs
Acho que pela época, por terem sido mais fiéis ao enredo do livro(pelo que andei lendo)
King tem essa mania feia de não dar explicações dos motivos das coisas acontecerem e eu achei(pelo filme) que faltou um pouco essa briga da ciência e do sobrenatural e oh, não é um livro tão pequeno não, dava para ter sido bem explorado sim.
Mesmo assim, quero muito ler!!!
Beijo

Nil Macedo disse...

Já aprendi que quando lemos King não podemos esperar que ele vá entregar todos os esclarecimentos que queremos. É sempre assim.
Eu ainda não li esse livro mas já vi a adaptação recentemente lançada. Eu gostei do filme mas a gente sabe que os diretores nem sempre fazem filmes fiéis aos livros. Quero muito poder ler e saber o que não ficou igual.

Maurilei Teodoro disse...

Quando li Cemitério pela primeira vez fiquei um pouco decepcionado, mas depois de mais de 4 anos li novamente e acabei gostando mais.

Ludyanne Carvalho disse...

Ah, até hoje não li nada do King; fico retraída com suas histórias.
Gostei de saber que esse é mais do que um terror, e tem temas profundos e relevantes.
Expectativa geralmente atrapalha, mas fico feliz que tenha sido prazerosa para você.

Beijos

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ Confesso que tenho curiosidade em conhecer a escrita do Stephen King, mas não sou fã do gênero em que ele escreve, por isso nunca me aventurei em ler algo do autor. Mas acho que eu poderia dar uma chance a esse livro, já que o objetivo de King aqui não é causar medo no leitor, o que eu acho ótimo, pois terror é um gênero que eu passo longe sempre kkkk.
Achei interessante que o autor abordou no livro um tema tratado por muitos como tabu, trazendo reflexões bem válidas sobre a vida e a morte.
Gostei muito da resenha! Beijos! ♡

RUDYNALVA disse...

Alê!
King é King, mesmo que não seja aquele terror que estamos mais acostumados, mas tem suspenso e terror que é bom também.
O ue achei mais interessante é ver mesmo como um cientista vai lidar com os poderes sobrenaturais do mal que estão no cemitério.
Ainda não vi o trailer do filme.
cheirinhos
Rudy

mirian kelly disse...

Gosto de refletir sobre a vida e a morte. Então gostei de saber que o livro fala sobre isso, e que não é tanto de terror e sim drama familiar. Não li nada do King ainda, mas com tanta falação sobre ele não deixou de ficar curiosa para conhecer uma obra dele.

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Só o fato da família se mudar para perto de um cemitério, já dá indícios que algo ruim vai acontecer e acho que o leitor começa a ficar apreensivo por aí mesmo.
Bom saber que, apesar do início da história ser lento, o autor consegue manter o leitor preso à trama.
É interessante o fato do autor explorar mais o luto, a morte em si na obra, um tema tabu, que nem você disse.
Finais em aberto me irritam, pois eu gosto mais quando tudo fica bem explicado e resolvido.
Mas, apesar disso, parece uma boa leitura.
Beijos ❤

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Não li e nem vi o filme, mas esse filme pelo que li em outras resenhas mudou algumas coisas em relação ao livro.
Com um pesar no coração ainda não li nada do autor, tenho muita vontade de conhecer sua escrita e estou adiando um pouco.
O enredo mesmo que não esclarece muitas coisas parece ser bem interessante, o autor brinca com o sobrenatural e regado com suspense.
Quero ler e depois assistir o filme, beijos.

Ana Paula Santos Moreira disse...

Sou fã do autor hà muito tempo, mas tem alguns livros que morro de medo. E O cemitério é um desses que quero ler, mas a coragem me impede. Não consegui nem assisti ao filme ainda. Apesar de mostrar na resenha que é mais um drama familiar do que terror, preciso de muita coragem ainda.

Giovanna Talamini disse...

Oi!

O próprio Stephen King detesta esse livro kkkk
Eu não o li, mas vi as duas adaptações para cinema e gostei. Das histórias que conheço dele, não a considero como a melhor, mas é legalzinha.

Quem sabe em um futuro eu não tenha a chance de ler essa obra?

Até mais!

Ana I. J. Mercury disse...

Oi, Alê
Do King só li até agora o Different season e O cemitério e fiquei tãooooo assustada com este, que nunca mais tive coragem de ler outro livro dele!
Realmente o drama familiar é muito forte, tenso e triste.
Ai, fiquei caída com ele. Muito pesado pra mim.
Quero ler outros do King, vários na verdade, mas ainda não tive como, ao me lembrar desse, perco a vontade.
bjs

Marta Izabel disse...

Oi, Alê!!
Conheço um pouco da história desse livro, mas infelizmente não li O Cemitério. Gosto dos livros do King e estou precisando pegar mais livros do autor para ler, mais quero muito ler It - A coisa primeiro.
Bjs

Gabriela CZ disse...

Que saudade de ler King, Alê. Não sabia muito desse livro mas fiquei bem interessada com seus comentários, mesmo com as ressalvas. Ótima resenha.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger