terça-feira, 22 de outubro de 2019

LISTA DE RELEITURA: Veia Bailarina

Título: Veia Bailarina

Autor: Ignácio de Loyola Brandão

Sinopse:O título poético esconde uma quase tragédia vivida pelo escritor: um aneurisma cerebral que podia explodir a qualquer instante. Momentos de angústia, o temor da morte, a ansiedade, o balanço da vida, a cirurgia brutal, e por fim, após o êxito da operação, a redescoberta luminosa da vida. Um livro forte, belo e pungente.” (sinopse retirada do site da editora)

Ocasião da primeira leitura: 2007

Por que está na lista de releitura: li Veia Bailarina pela primeira vez quando estava no ensino médio, por indicação de um professor. Apesar da premissa não ter me chamado atenção, confiei na indicação e me surpreendi. Quero relê-lo porque, naquela época, ainda era um leitor em formação e não tinha bagagem para apreciar um livro com uma carga dramática e emocional tão intensa. Além disso, hoje não precisaria da indicação de ninguém para me interessar pelo livro, pois a sinopse me parece promissora. 

Comentários: O cerne do livro é acompanhar Brandão dos primeiros sintomas e diagnóstico da doença até a cirurgia e recuperação, mostrando as angústias e temores desse encontro com a morte. E o mais curioso é ver que um livro que dialogo sobre um tema tão pesado é, na verdade, uma celebração da vida. 

Preciso admitir que não recordo com muitos detalhes da estória de Veia Bailarina, no entanto, tenho memórias muito vívidas da minha experiência imersiva de leitura. A lembrança mais marcante é de ler no sofá da sala por horas a fio, completamente hipnotizado com a jornada do autor. 

Creio que Veia Bailarina foi uma das primeiras biografias que li, numa época que estava muito mais acostumado aos best-sellers internacionais. Hoje parece bobagem, mas lembro de ter me surpreendido com uma leitura tão fluída de um livro nacional, pois minhas experiências com autores brasileiros durante a escola não foram das mais positivas. 

Passados mais de doze anos da primeira leitura, curiosamente ainda lembro de um quote de Veia Bailarina, o que demonstra quão impactante foi a obra. 

11 comentários:

Rubro Rosa disse...

Admito que não me recordo de ter visto este livro antes e fiquei lendo acima e meio que vivendo esta agonia. Sei lá, não, nunca tive um aneurisma,mas já passei por tantos tratamentos e meio que me identifiquei com a agonia, esse desespero antes de cada cirurgia.
Por isso se tiver oportunidade, será um livro que irei procurar com certeza!
Até o título é maravilhoso.
Beijo

Rubro Rosa/O Vazio na Flor

Gabriela CZ disse...

Vou admitir minha ignorância e confessar que não conhecia esse livro, Alê. Achei a premissa bem interessante, ainda mais por ser uma história real. Quero ler.

Beijos!

RUDYNALVA disse...

Alê!
Não li nada ainda do autor, embora sempre leia bons comentários sobre seus livros.
E gosto de biografias, porque acredito serem algo bem real e falam sobre os fatos da vida do escritor e isso é importante, principalmente para mim.
cheirinhos
Rudy

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ Nunca li esse livro, mas parece uma obra bem angustiante, já que o personagem pode morrer a qualquer momento por causa do aneurisma. Deve ser algo bem complicado lidar com essa situação.
É interessante que o leitor pode acompanhar o personagem desde os primeiros sintomas da doença e que fale sobre viver, mesmo o personagem estando a beira da morte.
Acho bom releituras de livros assim, pois na escola muitas vezes líamos livros que ainda não estávamos prontos para compreender.
Beijos ❤

Ludyanne Carvalho disse...

Amo fazer releituras!
Torço para que essa segunda leitura seja ainda mais marcante.
Eu não conhecia esse livro, mas parece se tratar de uma boa leitura.

Beijos

Giovanna Talamini disse...

Adorei essa coluna do blog!
Tenho livros que desejo reler, mas é cada lançamento e livro já antiguinho na minha estante que acaba não sobrando tempo.

Fabiolla Devenz disse...

Sem dúvida deve ser um livro realmente muito impactante, por se tratar de um tema de superação e por ser uma biografia.
Nunca fui de fazer releituras, mas depois de ficar quase três anos sem ler praticamente nada fiz de alguns livros que tinha lido anos atrás, e me surpreendi por ficar prendida na história mesmo já tendo lido antes.

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ Já ouvi falar do autor, mas confesso que ainda não conhecia essa obra. Não costumo ler biografias, mas me interessei por essa, apesar de o livro parecer bem angustiante mesmo.
Eu também não tive uma experiência muito boa com autores nacionais que tínhamos que ler na escola, acho que não estávamos preparados para certos tipos de leituras, e por esse motivo gostaria de reler alguns livros para ver se os compreendo melhor agora.
Gosto de livros mais dramáticos, se tiver a oportunidade vou querer ler este.
Beijos! ♡

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Já ouvi o nome desse livro em algum lugar, mas não me lembro só sei que não me é estranho o título.
Fiquei muito curiosa com essa sinopse.
Espero que você se surpreenda com sua releitura, quero ler a resenha depois.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Oi, Alê
Releia sim e depois conta aqui como foi!
Do ano passado pra cá tenho relido livros que li na adolescência e me surpreendo como meu gosto mudou!
Sobre o livro, ele parece ser muito bom, um relato se vida tocante. Não conhecia, mas me deixou curiosa.
Bjs

Marta Izabel disse...

Oi, Alê!!
Sinceramente nunca tinha visto ou lido nenhuma resenha sobre Veia Bailarina, e infelizmente também não cheguei a ler nenhum livro do Ignácio de Loyola Brandão, mas parece ser um livro bem interessante.
Bjs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger