quarta-feira, 19 de outubro de 2011

RESENHA: Tiros na noite - Medo de Tiro

“Estava imóvel – os olhos amarelo-acinzentados sonhadores – quando ouviu o grito. Era um grito de mulher, agudo e estridente de terror. Spade estava atravessando a porta quando ouviu o tiro. Era um tiro de revólver, amplificado, reverberando pelas paredes e pelos tetos” (HAMMETT, 2007, p.200)




Dashiell Hammett é um daqueles autores que, se você é fã do gênero policial, você precisa ler. Mesmo tendo escrito sua obra em apenas doze anos, seu legado dura até hoje e foi reconhecido por escritores do gabarito de Raymond Chandler. Mas afinal o que mais, além de estórias extraordinárias, poderia se esperar quando um detetive se torta autor de estórias de detetives?

“Tiros na Noite” é uma compilação de 20 contos de Hammett publicados em dois volumes: “A Mulher do Bandido” e “Medo de Tiro”, sendo este segundo o livro que comento nesta resenha.

Em “Medo de Tiro”, Hammett nos apresenta de tudo um pouco: assassinatos, roubos, acidentes, vivenciados pelas mais diversas personalidades (desde o velho rabugento, passando pela esposa ciumenta, a amante o vigarista e até mesmo o clássico mordomo enxerido). Dentre os onze contos que compõe esse volume, três são protagonizados pela principal criação do autor, e um dos detetives mais importantes da literatura, Sam Spade. Esses contos são “Um homem chamado Spade”, “Foram tantos a viver” e “Só podem enforcá-lo uma vez”.

Vale ressaltar ainda que as tramas apresentadas nesse livro são extremamente verossímeis. São pessoas comuns cometendo crimes comuns movidas por motivos comuns. Possivelmente esse aspecto realístico se deva a experiência profissional de Dashiell Hammett e, de fato, esse é um dos elementos que faz sua obra tão atraente.

Em um desfile de tramas com desfechos sempre interessantes, “Medo de Tiro” é um ótimo livro para o leitor que ainda não conhece a obra de Hammett. Uma ótima forma de ser introduzido em seu mundo e se render (sem medo)

Título: Tiros na Noite: Medo de Tiro – 2
Autor: Dashiell Hammett
Nº de páginas: 304
Editora: L&PM

0 comentários:

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger