quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Especial de Final de Ano - Parte 5: Top 5 Melhores de 2011, Lista da Mari

Sem mais delongas, apresento os cinco livros eleitos para a minha lista de melhores do ano. Ótimos livros ficaram de fora, mas esses foram escolhidos por serem mais do que leituras e sim experiências literárias que me marcaram por apresentar algo novo, inusitado ou único. São eles:

5. Incidente em Antares – Érico Veríssimo

Desde que eu me entendo por gente ouço minha mãe dizer que eu PRECISO ler “O Tempo e o Vento” de Érico Veríssimo. Vontade eu tenho, mas sempre que penso que são sete livros de 400 e tantas folhas cada bate a preguiça. Explico: eu sei que se começar a ler, vou querer ler os sete livros na sequência e é justamente a idéia de ficar uns dois ou três meses com os mesmos personagens, sem intercalar com outra história, que me desanima. Mas eu estou fugindo do assunto. O que eu queria dizer é que foi por essa razão que eu escolhi outra obra de Erico Veríssimo para ler e devo dizer que “Incidente em Antares” foi uma ótima escolha. Veríssimo mistura ficção e realidade, dando uma aula de história enquanto conta a trajetória das famílias Campolargo e Vacariano, aliando tudo à comédia para contar uma trama absurda em um livro escrito com maestria. “Incidente em Antares”, além de ser um livro divertidíssimo, é literatura de qualidade.



4. Marina – Carlos Ruiz Zafón (RESENHA)

São tantos os elementos que fazem de “Marina” um livro único que é preciso ler para entender e para aqueles que leram não é preciso dizer mais nada. São poucas páginas, mas repletas de acontecimentos e sentimentos que me envolveram da primeira à ultima palavra. Para mim, que nunca havia lido Carlos Ruiz Zafón, foi o suficiente para me apaixonar pela narrativa e o mundo criado pelo autor.





3.A Estrela do Diabo – Jo Nesbo (RESENHA)

A trama é boa e a maneira como o autor a conduz também, mas o maior mérito do livro do Jo Nesbo é o seu personagem principal, o detetive Harry Hole, que parece saltar das páginas e ganhar vida. Com seus defeitos e qualidades, Hole me conquistou, garantiu um lugar à mesa no jantar do mês de novembro (veja AQUI) e é devido a ele que “A Estrela do Diabo” está nesta lista.





2. Os Homens que não Amavam as Mulheres – Stieg Larsson

Há uns dois anos eu havia lido o primeiro livro da trilogia millenium e, confesso, não havia gostado muito. Na época estava com pouco tempo para dar ao livro a atenção merecida e não conseguia ler muitas páginas por dia, o que prorrogou a minha leitura, me deixando com a impressão de que se tratava de um livro enrolado e lento, apesar de conter uma boa história. Mas algo me dizia que esse era um livro que merecia uma segunda chance e por isso, esse ano, quando o reli, mudei drasticamente muito de opinião. A trama do livro é de uma violência brutal, porém extremamente fascinante, e os personagens principais são impares e inesquecíveis. Arrisco dizer que qualquer um que leu “Os homens que não amavam as mulheres” concordaria comigo quando digo que este é um livro memorável.

Em breve, uma resenha especial sobre a trilogia Millenium.


1. Os 4 grandes – Agatha Christie (RESENHA)

Sabe a sensação de voltar para casa? De saber o que está esperando por você e ter a certeza que você vai se sentir bem ao chegar lá? Ler Agatha Christie é assim para mim. Eu sei o que vou encontrar ao abrir o livro: uma trama bem elaborada e construída em volta de personagens interessantes, repleta de pequenos detalhes importantes que, na maioria das vezes, passam despercebidos (porque ninguém sabe camuflar uma pista melhor que a Agatha) e tudo dosado da maneira ideal, contado sem enrolar o leitor e amarrando todas as pontas nas últimas paginas. Mesmo tendo essas altas expectativas, eu nunca me decepciono ao ler um Agatha Christie.
O top da minha lista de tops, a medalha de ouro, é para “Os 4 grandes” porque a Dama do Crime é insuperável e pronto!



Amanha, na reta final do nosso especial de final de ano, a parte 6: Top 5 livros mais desejados para 2012, Lista do Alê.

1 comentários:

Sra.Bates disse...

gente, to louca para ler Os Homens que não Amavam as Mulheres !!!!! desesperadamente procurando uma promoção no submarino! ;o"

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger