quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Especial de Final de Ano - Parte 4: Top 5 Melhores de 2011, Lista do Alê

Se os dias anteriores eram destinados a concessão da “Framboesa de Ouro” para os piores do ano do mundo literário, os dias de hoje e amanhã são destinados a entrega do Oscar. Quem terá sido o melhor autor? Quem terá criado a trama mais elaborada? Quais foram os personagens que conquistaram nossos corações? Ou os que despertaram um ódio intenso? Tudo isso na quarta e quinta parte, deste especial de fim de ano.

Em quinto lugar, O Poeta, de Michael Connelly (resenha em breve).
Confesso que estava na dúvida se incluía este livro na lista de melhores do ano. Em breve, a resenha será postada e destacarei mais especificamente os pontos positivos e negativos da trama. Porém, devo reconhecer duas qualidades marcantes no livro de Connelly: uma estória fascinante, somada ao fator tensão/adrenalina que se desenvolve do início ao fim da estória. Ou seja, você simplesmente não tem vontade de parar de ler o livro.
Some-se a isso: personagens bem construídos, um protagonista cativante, e uma boa narrativa, que faz com que você sinta como se participasse das investigações policiais. Contudo, algumas falhas, as quais serão esclarecidas na resenha, impediram um melhor posicionamento do livro, mas que, contendo tais qualidades, garantiu o seu lugar entre os melhores do ano.
Para Connelly, o prêmio de melhor autor da literatura policial na atualidade.

Embora apresente uma versão mais ligth (e até mesmo romântica) da Revolução Farroupilha, o livro é excelente. Seja pelos “personagens” que, embora reais, foram muito bem explorados; seja pela originalidade em contar uma estória conhecida por um prisma novo. Os capítulos alternados entre a narrativa da estória e trechos do diário da protagonista fazem com que a estória flua em um ritimo único, além de ter o condão de envolver o leitor ainda mais profundamente com os personagens. Na verdade, alguns personagens foram tão bem construídos que o leitor consegue, até mesmo, prever seus pensamentos, ações e emoções. Em suma, trata-se de uma estória cativante, além de interessante pelo conteúdo histórico, e que conseguiu demonstrar, senão todo, uma boa parte do talento da autora.
Para Letícia, o prêmio de melhor romance histórico.

terceiro lugar fica com Punição para a inocência, de Agatha Chrsitie (resenha em breve).
Creio que este livro seja uma das especialidades da Dama do Crime: fazer com que o leitor suspeite de todos os personagens, ao mesmo tempo, pois todos tem um motivo plausível para cometer o crime, sendo que, ao final da estória, a autora nos mostra sua genialidade: o verdadeiro culpado sequer perpassou por nossas mentes.
Neste livro a autora já parte de uma premissa interessante: se no seio familiar há um assassino, responsável por matar a matriarca, como discernir entre culpados e inocentes? Pois, mesmo que indiretamente, o inocente, tachado de possível criminoso, é indevidamente punido, seja pelos próprios familiares, seja pelos vizinhos fofoqueiros, seja pelos amigos.
Como mencionei na coluna "Quem vem para o jantar? # 04", Agatha Christie é a prova viva de que livros policiais não precisam de quinhentas folhas (vide Prazer de Matar) para ser bem contadas. Em Punição para a inocência encontramos mistério, suspense e uma reviravolta de tirar o fôlego, dosados na medida certa, nem mais, nem menos.
Para Agatha, o prêmio de melhor autora de livros policiais.

Em segundo lugar, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.
Se não disse antes, digo agora: sou fã confesso e incondicional de Jane Austen (muito embora ainda não tenha lido a totalidade de sua obra, algo que deverá ser corrigido em 2012).
Muitas pessoas dizem que a linguagem da autora é arcaica, maçante e cansativa, porém, discordo profundamente: Austen escreve com uma classe e requinte que dificilmente é encontrado em outros autores. Não sei explicar essa “sofisticação”. Talvez seja oriunda da estrutura da frase, ou da escolha das palavras, ou ainda da pontuação. De qualquer forma, sua técnica perfeita gera livros com uma profundidade sem comparação.
Muito embora o pano de fundo seja semelhante com o de outros livros de sua autoria, Orgulho e Preconceito comprova o talento de Austen, que criou uma estória, além de universal, apaixonante, com uma trama criativa, e com personagens inesquecíveis. Trata-se de uma clássica estória de amor, que merece ser lida e relida.
Para Jane Austen, o prêmio de melhor clássico.

And the Oscar goes to... Digo, o melhor livro do ano é A Guerra dos Tronos, de George Martin.
Um resumo em duas palavras? Muito simples: épico e magistral. Queres mais palavras? Vamos a elas: sete reinos e um rei, cavaleiros e lordes, bastardos e mercenários, intrigas e conspirações, batalhas e disputas.
Destaque para os personagens, construídos e explorados com maestria, fazendo com que o leitor os conheça profundamente, além de amá-los ou odia-los. Com tais personagens, impossível permanecer indiferente. Embora sejam muitos os personagens, nenhum deles está ali por acaso. Todos foram criados com um propósito específico, e não somente para enrolar o leitor. E sendo uma saga, os personagens não permanecem estáticos, mas crescem, evoluem e amadurecem ao longo da trama, mas de uma forma natural. Por fim, embora seja um tanto quanto injusto escolher os melhores personagens, vamos a eles: o bastardo (John), o anão (Tyrion) e a rainha (Cersei). Acho suas estórias pretéritas tão interessantes quanto seus futuros são prometedores.
Além dos personagens, merece destaque a trama: embora o início do livro apresente uma gama imensa de personagens e estórias paralelas, a partir de certo momento o leitor percebe como todas elas irão se cruzar, algumas delas nos próximos capítulos, enquanto outras somente nos próximos volumes da saga.
As Crônicas de Gelo e Fogo são exatamente isso: uma saga, épica e magistral.
Para Martin, o prêmio de melhor revelação e de melhor criação (estória, trama e personagens).

Amanha, a quinta parte do nosso especial de final de ano: Top 5 Melhores de 2011 - Lista da Mari.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger