sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RESENHA: A casa das sete mulheres.

Nos idos de 2003, quando eu não tinha mais do que doze anos e ainda suportava permanecer em frente à TV, por mais de cinco minutos, para assistir a Rede Globo, apreciei, como uma criança pode apreciar, a séria baseada no livro de Letícia Wierzchowski.

Não saberia precisar o ano em que comprei o livro, somente lembro que comecei a ler e que, por algum motivo, não terminei de lê-lo. Ou seja, o livro ficou por alguns anos acumulando pó na minha estante, até que decidi dar uma nova chance, coincidentemente ou não, uma semana antes de comemorarmos a Revolução Farroupilha.

Para quem me conhece, sabe que não sou adepto a livros de romance, mas este me surpreendeu. Meu primeiro comentário é: se você viu a série, esqueça-a! Ela não fez jus ao livro.

O foco do livro são as sete mulheres da família de Bento Gonçalves, as quais ficam recolhidas na Estância da Barra, sendo que vemos como a guerra ocorreu sob o prisma delas. Quanto à estrutura do livro: capítulos alternados com os diários de Manuela, a sobrinha de Bento Gonçalves.

Uma premissa interessante, mas com potencial de sobra para dar errado. Mas não deu! A autora consegue nos transportar para a vida daquelas mulheres, que vivem as alegrias e agruras da revolução de uma forma tão intensa quanto os soldados. Trata-se de uma narrativa deliciosa, bem escrita, com “personagens” marcantes e bem construídos, e que nos fazem sentir suas lutas, amores e dissabores.

Todavia, confesso que me decepcionei um pouquinho com o final. Acho que estava esperando algo mais marcante talvez, e senti falta de Manuela. Para mim, o último capítulo deveria ter sido a “conclusão” dela sobre a guerra, sobre a vida de todos, etc.

Ainda, fiquei com a leve impressão que a autora, nas últimas páginas, perdeu um pouco do animo de escrever. Também me pareceu que ela se distanciou do foco do livro: as sete mulheres.

Porém, isso não tirou o brilho do livro que, com certeza, é um dos melhores que já li. E sem dúvidas irei ler a continuação: Um farol no pampa.

Título: A casa das sete mulheres.
Autora: Letícia Wierzchowski.
N.º de páginas: 516
Editora: Record
.

2 comentários:

Junior Nascimento disse...

Não assisti a ´serie, na verdade nunca me chamou a atenção essas adaptações globais, parece que sempre tentam jogar o lado "novela" nas produções, dando maior enfoque aos casais romanticos do que a contar a história. Na verdade foi uma boa noticia saber que a série nao faz jus ao livro, mais um motivo para ler a obra, mesmo sabendo que posso me decepcionar no final, como você. Ótima resenha

Junior Nascimento
www.CooltureNews.com.br

Pedro Sales disse...

Ai meu Deus já sei pra quem vou pedir emprestado o livro neh Xandinho rsrsrs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger