“O ser humano é imprevisível, mas devemos pensar, antes de qualquer outra coisa, que ele é apenas isso — um ser. Um animar que ri, um animal perigoso, inteligente, assustado, mas que sempre age por uma razão — um motivo que fará com que a criatura se mova na direção de seus desejos.” (DEAVER, 2012, p. 146).
***
Se não me engano, foi nos idos de 2008 que minha cara parceira de blog me indicou o fantástico filme O Colecionador de Ossos, estrelado por Denzel Washington e Angelina Jolie. Quando descobri que o filme havia sido baseado na obra de Jeffery Deaver, sabia que precisava ler o livro o quanto antes, e me surpreendi ainda mais. Desde então, tinha vontade de relê-lo, tanto é que este foi o primeiro livro que fiz questão de escrever na coluna Lista de Releituras.
Desde o acidente que o deixou tetraplégico, o brilhante criminalista Lincoln Rhyme vive isolado do resto do mundo. Tudo muda quando a polícia insiste que Rhyme os ajude a capturar um serial killer que sempre deixa na cena do crime pistas sobre seu próximo alvo. Nesse jogo de gato e rato, o criminalista irá contar com a ajuda da patrulheira Amelia Sachs, que será as pernas e olhos de Rhyme.
Desconheço qualquer outro autor que tenha um domínio tão grande sobre evidências físicas e o processamento de uma cena do crime. Jeffery Deaver sabe sobre o que está falando, de modo que o livro transborda a verossimilhança, dando a impressão de que o leitor está realmente acompanhando uma investigação policial. Mas, ao mesmo tempo em que o amplo conhecimento do autor fica claro, em nenhum momento a narrativa assume o tom de aula ou palestra.
Outro fator que merece destaque é o ritmo acelerando de O Colecionador de Ossos. Uma vez que você começa a leitura e se vê envolvido no meio de tantas pistas, o desejo do leitor em resolver o mistério é tão grande quanto o dos protagonistas. A meu ver, o livro é um verdadeiro exemplar do gênero policial, pois temos detetives empenhados em um empolgante caçada pelo serial killer, sendo que a tensão protagonista-antagonista é sentida durante toda a leitura.
E falando em protagonistas, Deaver fez um trabalho simplesmente fantástico com Lincoln Rhyme e Amelia Sachs. Eles não são apenas competentes e dedicados ao trabalho, mas também apresentam uma profunda humanidade, pois enfrentam fantasmas do passado. Ou seja, vemos não apenas a genialidade dos personagens em ação, mas também suas fraquezas.
Apesar de já ter lido o livro e assistido ao filme inúmero vezes, me surpreendi com o final, mesmo lembrando de quais eram os detalhes fundamentais para o desfecho. E, convenhamos, são poucos os autores que conseguem empolgar o leitor que já sabe qual é a resolução do mistério.
Para quem assistiu ao filme, asseguro que vale a pena conferir o livro também. Ainda que a adaptação cinematográfica tenha mantido a essência do livro, foram feitas alterações significativas no roteiro, mas que se mostraram completamente justificáveis. Ainda assim, creio que o livro é mais completo e até mesmo mais empolgante.
Contando com uma jornada eletrizante, altas doses de adrenalina e um final impactante, O Colecionador de Ossos certamente é um dos melhores livros policiais que já li.
Autor: Jeffery Deaver
N.º de páginas: 457
Editora: Best Bolso
23 comentários:
Eu vi o filme e gostei muito. Tenho este e vários outros livros do autor e ainda não li nenhum. Provavelmente irei gostar.
bomlivro1811.blogspot.com.br
Ainda n vi o filme nem li, pela sua resenha ambos parecem bons, pretendo ler, gostei muito do post e faz tempos que nao leio nada policial.
Abraços!
www.coisasdeumleitor.blogspot.com.br
Olá, Alê!
Nunca vi o filme. Agora, tomo conhecimento do livro.
Não sei se chegarei a lê-lo. Não faz meu tipo de leitura. Tenho curiosidade por um livro com enredo policial.
Acho que se eu der a chace a um do gênero, será esse. A resenha deixa uma curiosidade enorme sobre o que se passa em toda a história.
Abraço,
http://oqueeuanddolendo.blogspot.com.br/
Confesso que tenho uma curiosidade enorme, ainda não li o livro nem assisti ao filme, mas acho que vou ver o filme esse fim de semana!!!
Um beijo.
http://www.garotadolivro.com/
Confesso que nem o filme vi ainda, Alê. Mas isso porque sou um desastre total. Todavia, me empolguei com a trama e seus comentários. Pretendo conferir ambos, livro e filme. De preferência em breve. Ótima resenha.
Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
Oie Ale... sou louca pra ler esse livro, inclusive já peguei ele diversas vezes no sebo e acabo soltando pensando, ahhh vou comprar a edição novinha na livraria... mas a sua resenha agora me fez para e pensa porque não compro esse livro de uma vez e paro de frescura! hahahah beijos linda resenha e depois que eu ler volto aqui pra falar mais sobre...
#Pulandolivros na fila de leitura
beijoss
cantodadomino.blogspot.com.br
Oi, Alexandre.
Já assisti esse filme umas três vezes.
É um filme muito bom, do tipo que eu gosto, com muito suspense policial.
O livro desse ser ainda melhor, pois geralmente aprofunda mais alguns detalhes.
Abraços.
Diego || Diego Morais Viana
Oi, Alê
Eu assisti o filme em uma maratona que fiz com alguns amigos, de filmes do Denzel. E só recentemente descobri que tinha o livro. Tenho muita vontade de ler. Ainda não li nada do autor e gostei de saber que ele é daqueles que nos surpreende meso quando já sabemos o final. Os livros da Agatha são assim. Tem uns dela que já li varias vezes e sempre noto alguma coisa que ainda não tinha percebido antes.
Blog Prefácio
Eu assisti ao filme, aí perco a vontade de ler o livro =/
Mas gostei da empolgação e quem sabe, mais para frente, não mudo de ideia?
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Apesar do filme ser muito conhecido, eu ainda não tive a oportunidade de assisti-lo! Adorei conhecer um pouco mais da obra, fazendo com que eu me interessasse em comprá-lo, pois o livro parece ser bem instigante e bem escrito!
Oi! Não sou muito fã de livros policiais, mas sempre abro uma exceção quando ele é bom, pelo menos é o que eu percebi sobre esse livro. Nunca tinha visto o livro nem o filme, mas agora vou procurar mais algumas coisas sobre eles. Mas acho que talvez a explicação do autor pode deixar a leitura cansativa, pelo que entendi a leitura vem com detalhes sobre investigação, o que mostra bastante intendimento, mas me pergunto se ficaria difícil para pessoas que não entendem nada sobre o assunto como eu.
Mesmo assim me conquistou.
Olá, Alê.
Eu adoro livros policiais, principalmente quando há assassinos em série, mas não conhecia esse. Nem preciso dizer que a sua resenha me deixou para lá de desejando o livro, né?
Essa verossimilhança contida na obra, aliada ao ritmo acelerado, tenho certeza que me agradará demais. São duas das características que mais gosto em livros do gênero.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Ah, os livros em regra são melhores que os filmes mesmo. Não sou muito fã de livros pessoais, mas vou indicar para o meu marido que adora (acho que ele ia adorar as suas resenhas, haha)! Beijos
www.chezb.com.br
Já assisti o filme e achei bom, mas bem o costumeiro de terror mesmo. Pela sua resenha o livro parece transmitir bem mais o significado da história, fiquei curiosa! *-*
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Elevador 16", vem conferir!
Oie ALê =D
Eu simplesmente amo este livro. Depois que vi a adaptação cinematográfica eu fui atrás do livro e quando li, xonei! Amei sua resenha, mostrou muito bem como o livro é bom! Aliás, preciso reler, faz anos que li! =D
Beijos,
Livy
nomundodoslivros.com
Olá Alê,
Assisti ao filme na época, muito bom e não conhecia esse livro, pela sua resenha já vi que vou ,gostar demais e sabendo que os filmes são inferiores aos livros nem preciso falar que já vai para a minha lista...dica anotada....abraço.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Nunca assisti ao filme, mas quero muito ler o livro. Amo livros policiais! Sei que vou gostar muito do livro, tenho de lê-lo. Bjus.
Oi Alê!
Curiosidadezinha sobre mim: eu morro de medo de livros policiais! Juro. Não sei nem explicar o porquê. É um gênero que eu leio pouco por esse motivo aí mesmo. Me dá um trem ruim, menino, ler e não conseguir descobrir o final. HAUEHAUEHAUEHAE
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Já assisti ao filme e gostei muito. Fiquei sabendo que era uma adaptação de um livro há pouco tempo. Tenho certeza que o livro deve ser infinitamente melhor mesmo. Como adoro essas tramas policiais com uma vibe de briga de gato e rato, certeza que vou querer ler em breve.
Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom
Alê!
Apesar de não ter lido o livro ainda, e tenha a maior vontade de ler, imagino mesmo que seja um livro policial dos mais empolgantes. Digo isso porque assisti inúmeras vezes o filme e a cada vez me surpreendo com os detalhes, prova que a pesquisa do autor foi bem feita.
Vou a procura para leitura.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Amooooo livros policiais, e esse eu aiinda não conhecia e já me encantou!!
Li poucos que se tratavam de serial killer (o qual gosto muito de saber o que pensam e tal), e esse parece ser muito bem feito, sem deixar pontas e com personagens e crimes arquitetados e com estilo.
O fato dos protagonistas terem seus sentimentos e crescimentos ao longo da trama também me cativa.
Já quero!!
bjãooo
Olá Alê tudo bem?
Adoro o gênero policial. Sou fã desse gênero e fiquei sabendo a pouco tempo que existia o livro O Colecionador de Ossos. Assisti ao filme e não me arrependi. Havia todos os ingredientes de uma boa trama policial. As vezes algumas mudanças são necessárias para transpor uma história de um livro para as telonas, afinal, o formato vídeo exige isso.
Estou ansioso para ler esse livro e deixar as minhas impressões aqui, pois como já disse é um gênero que aprecio muito.
Wilson Brancaglioni
http://www.estantedowilson.com.br/
Só passando aqui pra dizer que neste momento estou vendo esse maravilhoso filme novamente, e não sei pq ainda não li o livro kkk
Postar um comentário