quarta-feira, 22 de novembro de 2017

[Nonsense] para quem não gosta de [Nonsense]

Todo leitor se identifica com alguns gêneros literários mais do que com outros. Mas existem alguns livros que são capazes de abrir os olhos dos leitores para gêneros dos quais ele nunca gostou, justamente por mostrarem uma faceta diferente do gênero, por terem algo a mais. Livros que fazem o leitor que diz “Não gosto deste tipo de livro” se apaixonar justamente por um livro deste tipo.

Foi pensando nisso que o Além da Contracapa criou uma nova coluna: “[...] para quem não gosta de [...]”, na qual faremos uma seleção de livros de um determinado gênero ou temática que podem agradar até mesmo quem costuma fugir deles. 

Que há muitos autores que abandonam a lógica enquanto escrevem, isso ninguém dúvida. Aqui no Além da Contracapa já cansamos de esbarrar em livros que parecem nem ao menos lembrar que verossimilhança existe. Porém, há algumas obras que, por mais nonsense que sejam, ainda fazem sentido.

Então, vem conferir os três livros nonsense que acabaram sendo excelentes leituras.

Por Trás de Seus OlhosPor Trás de Seus Olhos

Por trás de seus olhos é um livro intenso e hipnótico. Parece um triângulo amoroso (e é), mas está longe de ser o que normalmente associamos a isso. É um thriller psicológico com o melhor que o gênero tem a oferecer. A cada página podemos sentir o perigo dos jogos mentais e manipulações e é totalmente impossível entender (quem dirá prever) o comportamento dos personagens. Não bastasse isso, nas últimas páginas descobrimos que a trama é totalmente bizarra e desprovida de lógica. Ainda assim, o livro funciona mesmo para aqueles que prezam pela verossimilhança, porque a autora consegue fazer com que a verdade dos personagens se sobressaia. Faz sentido que aquilo aconteça? Não. Mas faz sentido que aqueles personagens se comportem assim, por isso o leitor fecha o livro satisfeito (e embasbacado).
A Metamorfose é um dos grandes clássicos da literatura mundial. Você pode nunca ter lido Kafka, mas certamente já ouviu falar de Gregor Samsa, o homem que acordou um belo dia transformado em um inseto gigante. Faz algum sentido? Nenhum! Mas isso é apenas um detalhe, já que os motivos da transformação física do personagem pouco importam. Na verdade, A Metamorfose é uma grande metáfora (e pode ser lido milhares de vezes, sempre proporcionando novas experiências) que transforma o absurdo em normal e o normal em absurdo. Pode ser uma história sobre preconceito, sobre isolamento, sobre como as pessoas se aproveitam umas das outras…pode ser milhares de coisas, dependendo da perspectiva com a qual o leitor a analisa. Um nonsense que faz muito (e muitos!) sentido e que agradará em cheio os que gostam de histórias reflexivas.

A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário IkeaA Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso em um Armário Ikea

Ajatashatru é um faquir fajuto que convenceu sua aldeia a pagar por uma passagem para Paris, onde ele poderia comprar uma cama de pregos na famosa loja de móveis Ikea. Mas o que ele não esperava era ficar preso dentro de um armário e ser enviado para outro país. E se você já achou isto improvável, informo que o personagem acaba visitando outros cinco países, sempre utilizando meios de transporte inusitados. Mas apesar de beirar o absurdo, o autor certamente atingiu seu objetivo: escrever um livro que arranca gargalhadas do leitor por causa das situações inesperadas e da narrativa irônica e espirituosa. Como se não bastasse, a temática da imigração ilegal também é abordada, levando o leitor a refletir sobre essa dura realidade. No fim das contas, mesmo que a estória seja nonsense, vale a pena acompanhar as aventuras inimagináveis do faquir, especialmente se você estiver procurando por uma leitura leve e descontraída.


12 comentários:

Unknown disse...

Adorei a proposta do post. Fiquei curiosa para ler mais posts neste estilo.

Todos leitores tem algum gênero que não lemos, mas que ao mesmo tempo nunca tentou ler para ver se gosta ou não rsrs. Por isso que é bem ser desprovida de preconceitos, pois as vezes podemos nos surpreender.

Mrs. Margot disse...

De facto não sou fã desse género, tenho que arriscar mais nas minhas leituras do ano que vem, escolher leituras de outros géneros =)

MRS. MARGOT

Hanna Carolina Lins disse...

Bem nonsense mesmo esses livros gente! Mas cá entre nós, o faquir que tentei umas 5 vezes falar o nome teve uma ideia inusitada de viajar o mundo num armário! Gente!!!! Acho que foi o mais nonsense de todos! kkkk
E eu só queria ir para Nárnia mesmo, mas ainda não achei o guarda roupa certo... kkkk
Bjks!

Mundinho da Hanna

Clayci disse...

Eu adorei a ideia da coluna.
Metamorfose é um livro que fez parte em várias fases da minha vida rs.

www.saidaminhalente.com

Na Nossa Estante disse...

Oi pessoal, acho que a gente tem que embarcar nessas leituras já sabendo que é melhor não esperar muita lógica né? rsrsrs Quero ler metamoforse!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

RUDYNALVA disse...

Alê e Mari!
Tem livros que são totalmente 'malucos' mesmo e nem sei o que pensar de seus autores.
Bom ver que alguns ainda um tanto quanto nonenses, tem um entendimento que vale a pena a leitura.
Não li nenhum deles ainda, mas anotei aqui.
Desejo um ótimo final de semana!
“ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

Marta Izabel disse...

Oi, Mari e Alê!!
Gostei muito da indicação desses três livros nonsense!! Adoro esse coluna “[...] para quem não gosta de [...]” por que sempre descobro livros maravilhosos!!
Bjoss

Amanda Barreiro disse...

Olá! Esse é um gênero que eu gosto, rs, apesar de só conhecer Kafka dos que você listou. O primeiro livro eu conheço de nome apenas, mas o último nunca ouvi falar! Anotei aqui para dar uma olhada melhor nele depois! Adoro essa coluna do blog! <3
Beijos.

Alessandra Salvia disse...

UAU! Que coluna bacana!
Não conhecia nenhum livro citado, acho que vale a pena procurá-los nas minhas próximas compras.
beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com.br

Carolina Santos disse...

No começo eu n dava nada pro gênero mas desde que li Sidney Sheldon eu fiquei viciada e livros de suspense criminal.

Ana I. J. Mercury disse...

Coluna maravilhosa!
Gostei muito das indicações, e por mais que os gêneros não sejam bem o que estou acostumada a ler, me interessaram de tão bem que vocês apresentaram os livros ♥ !!
A Metamorfose quero muito ler, e Por trás de seus olhos também.
bjsss

Gabriela CZ disse...

Gosto bastante de histórias nonsense, Mari e Alê. Desses só li o do "Faquir", que realmente é ótimo. Quero muito ler os outros dois. Ótima seleção.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger