terça-feira, 14 de novembro de 2017

RESENHA: Tormenta de Fogo

Tormenta de Fogo Executores Brandon Sanderson
Coração de Aço foi uma das melhores leituras que fiz em 2016 e, por isso mesmo, Tormenta de Fogo se tornou uma das maiores expectativas literárias para esse ano. E o segundo livro da série Executores provou mais uma vez que Brandon Sanderson é um dos melhores autores de fantasia da atualidade.

ATENÇÃOa sinopse (parágrafo abaixo) CONTÉM SPOILERS do livro anterior. O restante da resenha é spoiler free. 

A obsessão de David virou realidade: o épico Coração de Aço foi derrotado. Mas, e agora? Se sentindo perdido e assombrado por perguntas que não consegue responder, David acompanha Prof para Babilônia Restaurada, antigamente conhecida como Manhattan. Lá ele encontra uma cidade que foi alagada e que é governada pela poderosa Realeza, uma épica que consegue controlar a água de formas inimagináveis. Além disso tudo, David tem seu próprio plano: reencontrar Tormenta de Fogo. 

Se no primeiro livro o que havia se destacado era a originalidade da premissa, desta vez fiquei impressionado com a genialidade do autor. O mundo criado por Sanderson se mostrou ainda mais complexo, e percebemos que as informações que sabíamos em Coração de Aço eram apenas a ponta do iceberg. Assim, fica claro que o autor planejou absolutamente tudo nos mínimos detalhes, o que lhe permitiu explorar a fundo as possibilidades deste universo. 

Outro aspecto que merece destaque é o aprofundamento psicológico dos personagens. David passou anos estudando os épicos, tentando descobrir formas de derrota-los a fim de colocar um ponto final em seus domínios. Mas em Tormenta de Fogo o protagonista percebe que a linha que separa os Executores — grupo destinado a matar épicos tiranos — dos próprios épicos é extremamente tênue.

“Meu estômago se revirou. Atirar na cabeça de alguém enquanto a pessoa dormia? Não parecia muito heroico Mas eu não disse nada, e mais ninguém disse também. No fundo, éramos assassinos, e fim de história.” (SANDERSON, 2017, p. 125)

A narrativa é viciante e extremamente envolvente, apesar de contar com um ritmo mais lento em alguns poucos momentos. Também merece destaque os momentos de humor que permeiam o texto, funcionando como uma válvula de escape para o clima de tensão que cresce ao longo da estória. Apesar da coragem e determinação em deter os épicos, David é uma pessoa completamente sem noção em algumas situações, o que gera momentos hilários e que arrancam gargalhadas do leitor. 

A trama foi perfeitamente amarrada, o que revela o completo domínio do autor sobre a estória. Aliás, chama atenção a habilidade do autor em inserir diversas informações relevantes ao longo do texto, mas que passam batidas. Assim, quando as peças do quebra cabeça começam a ser juntadas, percebemos que as pistas estavam na nossa frente. 

O final é frenético, ganhando doses extras de ação e adrenalina. Preciso registrar que o autor optou por um rumo completamente inesperado, deixando o leitor com o coração na mão nas últimas páginas do livro. E como esperado, os ganchos para o próximo livro são absurdamente promissores. 

Mais uma vez Sanderson entregou um livro com uma trama inteligente, personagens bem construídos e uma estória que prende a atenção do leitor do início ao fim. E depois de mais uma experiência de leitura inesquecível, posso afirmar com convicção que Executores se tornou minha série de fantasia preferida da atualidade. E por isso mesmo, mal posso esperar para conferir Calamidade, o terceiro e último livro da série.

Título: Tormenta de Fogo
Autor: Brandon Sanderson
N.º de páginas: 374
Editora: Aleph
Exemplar cedido pela editora

Compre: Amazon - Submarino
Gostou da resenha? Então compre o livro pelos links acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

18 comentários:

Jessica Andrade disse...

Oi Alê,

Não conhecia os livros, mas gosto muito de livros com fantasia então com certeza irei colocar na lista de leitura.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram

Vanessa Vieira disse...

Gostei da resenha Alê. Me pareceu ser uma fantasia bem eletrizante e enérgica. Abraço!

www.newsnessa.com

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Alê!
Ainda nem li o primeiro e já saiu o segundo. Gente.. tenho que correr.
Beijos
Balaio de Babados
Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

Carolina Santos disse...

A editora sempre arrasa nos lançamentos mas dessa vez o livro nao conseguiu chamar minha atenção. Essa e a 4 resenha do livro que eu leio e ainda nao bateu a vontade de ler essa obra

Na Nossa Estante disse...

Oi Alê, eu sempre fico feliz quando um livro não cai na maldição do segundo livro hehehehehe E coração de aço está na minha lista de leituras faz tempo! Feliz em saber que a continuação é boa tb!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Maurilei Teodoro disse...

Esta série teve um ótimo início em Coração de aço. Nao vejo a hora de adquirir este segundo volume !!

Sil disse...

Olá, Alê.
Eu já li três livros do autor e gostei bastante dos três. Lembro que fiquei com muita vontade de ler o primeiro livro dessa trilogia, mas acabei esquecendo dele hehe. Mas depois de tantos elogios assim vou ter que ler. Vou emprestar do meu sobrinho que sei que ele tem.

Prefácio

Nessa disse...

Oi Alê
Estou até com vergonha de dizer eheheh, mas desde que li sua resenha do primeiro livro fiquei louca para ler tanto que comprei o livro, mas ainda não o li, acredita?
Agora já to doida para ler este, esta capa está muito legal e pela sua resenha o livro parece ser ótimo.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

Hanna Carolina Lins disse...

Nossa, que livro é esse gente?! Já quero! Não ligo para os spoilers, vou atrás do primeiro livro assim mesmo! kkkk Assim posso curtir Tormenta de fogo!
Bjks!

Mundinho da Hanna

Alessandra Salvia disse...

Oi Ale,
Não conhecia o autor, mas sendo descrito como um dos melhores do gênero fantasia da atualidade, fiquei bem interessada.
Espero te contar em breve o que achei do livro.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br

Tamires Marins disse...

Oi, Alê

Eu li a resenha porque não conheço o livro, e também provavelmente não leria porque não curto muito o gênero.
Mas fico contente ao saber que foi uma boa continuação.
Eu particularmente adoro quando os personagens têm um bom aprofundamento psicológico, acho que poucos autores conseguem essa façanha!
E que bacana que tem partes de humor também, um bom diferencial!

Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com

Tamires Marins disse...

Oi, Alê

Eu li a resenha porque não conheço o livro, e também provavelmente não leria porque não curto muito o gênero.
Mas fico contente ao saber que foi uma boa continuação.
Eu particularmente adoro quando os personagens têm um bom aprofundamento psicológico, acho que poucos autores conseguem essa façanha!
E que bacana que tem partes de humor também, um bom diferencial!

Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com

RUDYNALVA disse...

Alê!
Não li ainda a sérire e nem esse livro, mas pelo visto é um livro carregado de ação e reviravoltas.
Um final de semana carregado de luz e paz!
“A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

Amanda Barreiro disse...

Olá! Já li um livro do Sanderson, Elantris, e foi uma péssima experiência. Não gostei da escrita dele, tanto que tenho os três Mistborn aqui e ainda não tomei coragem pra encarar por medo de me decepcionar também. Então essa série do Coração de Aço é uma que eu não tenho interesse, pelo menos no momento. Legal saber que o segundo volume conseguiu ser tão bom quanto o primeiro e você gostou bastante.
Beijos.

Unknown disse...

Desde quando lançou o Coração de Aço, eu fiquei curiosa para ler. Mas, confesso que fiquei imaginando se o autor ia conseguir manter o ritmo de inovação neste segundo livro, e fiquei feliz em saber que sim.

Agora estou mais instigada ainda, a conferir esta série. Que pena que é composta por apenas 3 livros.

Marta Izabel disse...

Oi, Alê!!
Gostei muito da resenha, não li o primeiro livro mas achei bem bacana que esse segundo livro foi melhor ainda do que o primeiro!! Sem dúvida vou amar fazer essa leitura.
Bjoss

Ana I. J. Mercury disse...

Gostei da resenha, mas confesso que não me chamou tanto atenção a trama em si.
VOu pensar se leio ou não, rs
bjs

Gabriela CZ disse...

PRECISO ler essa série, Alê. Definitivamente. Parece extremamente envolvente. Ótima resenha.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger