Confesso que achei a leitura de Mago e Vidro, o quarto livro da série A Torre Negra, um pouco cansativo e por isso mesmo não estava com muita expectativa para ler Lobos de Calla. Mas, para minha surpresa, este acabou se tornando um dos meus livros preferidos da saga.
A cidade de Calla é atacada por cavaleiros mascarados uma vez a cada geração. Eles sequestram metade das crianças e as devolvem semanas depois, com sequelas físicas e psicológicas. Calla está prestes a ser atacada novamente quando os pistoleiros chegam na cidade e sua ajuda é solicitada pelos moradores. Como se não bastasse, os pistoleiros também precisam proteger um amigo na Nova York de 1977.
Lobos de Calla foi o livro que me fez perceber que apesar da premissa da série ser a busca pela Torre Negra, a jornada de Roland e do ka-tet é o verdadeiro cerne da saga. É incrível ver a evolução e o amadurecimento de todos os personagens, bem como o desenvolvimento de seus relacionamentos. Apesar dos protagonistas não se aproximarem muito da Torre no sentido físico, mais uma vez o livro fornece diversas respostas sobre ela.
Antes de começar a leitura da saga, fiquei sabendo que era importante ler ‘Salem antes do quinto livro, embora não soubesse exatamente o porquê. Assim, li o referido livro sempre me perguntando como ele se conectaria com a série A Torre Negra e acabei suspeitando que um personagem, que tem um final aberto, poderia reaparecer. Dito e feito, foi exatamente isso que aconteceu.
Este personagem acabou roubando a cena e sendo um dos fatores que mais motivou minha leitura, pois estava muito curioso para descobrir o que havia acontecido com ele depois dos eventos narrados em ‘Salem e como ele foi parar no Mundo Médio. Sinceramente, fiquei impressionado (mais uma vez) com a genialidade de King, que cruzou a vida desses personagens com tamanha naturalidade e maestria.
“— Ninguém nunca vive feliz para sempre, mas deixamos as crianças aprenderem isso por conta própria, não é?” (KING, 2007, p. 58)
Creio que a leitura de ‘Salem não seja absolutamente necessária para quem deseja ler A Torre Negra, porém, o livro fornece um importante background do personagem e enriquece ainda mais a experiência de leitura de Lobos de Calla.
A trama de Lobos de Calla é muito bem desenvolvida e amarrada, contando com diversos núcleos e arcos narrativos. King tem paciência para ir costurando os inúmeros fios da trama e mesmo sendo um livro longo, a leitura não se torna cansativa em nenhum momento. O desfecho é a especialidade de King, do tipo que faz o leitor prender a respiração e ficar com o coração na mão. Já o final deixa um cliffhanger e tanto para a continuação da saga.
A meu ver, Lobos de Calla é o turning point da série. Fica evidente que a saga ganha um novo fôlego e agora já conseguimos vislumbrar a Torre se aproximando. De minha parte, tudo o que digo é expectativa em alta para o sexto e penúltimo livro da série.
Autor: Stephen King
N.º de páginas: 741
Editora: Suma
Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelos links acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.
10 comentários:
Não sabia que King tinha uma série escrita, sempre pensei que eram apenas livros únicos.
A dificuldade da série é se manter em um padrão ou ir crescendo a cada volume, é muito desanimador quando um livro da série não nos agrada e ficamos naquela expectativa do próximo.
Fico feliz que esse tenha sido melhor do que o anterior; apesar de King não fazer meu gênero, fica nítido que o cara é um gênio.
Beijos
Oi Alê,tudo bem?
Já havia ouvido falar da série,porém nunca li nenhum dos livros. Fiquei meio boiando na resenha por não ter lido os livros anteriores, mas sei que o King nunca desaponta.
Estou esperando uma promo bacana para adquirir os livros.
Beijo
Fiquei ansiosa, Alê. Ainda não consegui comprar a coleção, mas anotei a dica para ler 'Salém antes do 5º volume. Ótima resenha.
Beijos!
Alê!
Fico tão feliz em ver que esse livro te reconquistou para continuar a leitura da série, porque no anterior, ficou bem decepcionado, não foi?
Bom ver que o protagonista 'robou' a cena e tomou posse do livro, dizendo a que veio.
Tomara que consiga ler os outros e traga as resenhas.
“O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes.” (Blaise Pascal)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Ah esta saga! Já namorei tanto ela, mas o preço é meio salgadinho e sempre vou deixando para lá.rs
E tem isso, de nem todos os livros serem bons, coisa que deixa a gente meio triste. Mas sei lá, ao mesmo tempo, tem a assinatura do Mestre, então..rs
E pelo que li acima, a partir deste livro, começa uma nova história!!!
Espero poder ter e ler em breve.
Beijo
Olá! Esta é uma série que tenho muita vontade MESMO de conferir. Ainda não tive dinheiro mesmo para poder começar a adquirir os livros e acabo me desanimando devido aos tamanho deles e da série e acabei nem olhando o filme também para poder ler os livros.
Olá, Alê
Ainda não li essa série, mas quero muito ler. A única coisa que me impede de ler os livros do mestre é o preço salgado.
Que bom que esse livro despertou sua vontade de continuar a série, aguardando a resenha do próximo.
Obrigada pela dica de ler Salém antes deste volume, beijos!
Oi, Alê!!
Gostei de ver que esse livro trouxe um novo fôlego para a Série A Torre Negra. Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas quero muito ler esses livros do mestre do terror.
Bjoss
Esse foi o primeiro livro do Stephen King que ele e marcou para sempre a minha vida apesar de não ter lido todos os livros da série eu quero terminar elas até metade do próximo ano porque foi uma experiência maravilhosa que tive e inclusive meu primeiro contato com o autor
Parece bom e é bem diferente do que estou lendo ultimamente,
não entendi bem algumas coisas, mas acho que é porque não li nenhum dessa série ainda.
Que aliás, até quero ler, porém, como a série é grande e os livros também, sempre acabo postergando. kkkk
bjs
Postar um comentário