sexta-feira, 19 de julho de 2019

RESENHA: Especial

Especial é a autobiografia de Ryan, um jovem gay e diagnosticado com paralisia cerebral, que conta episódios marcantes de sua vida como um típico millenial. Escrito em primeira pessoa, quase como se fosse uma conversa, o texto de Ryan rapidamente envolve o leitor, especialmente por seu teor cômico. Ao longo das mais diversas experiências do autor, é impossível não se identificar e rir das aventuras mais inesperadas. 

E identificação talvez seja uma das melhores palavras para definir Especial. O autor mergulha fundo nos medos, anseios e traumas de nossa geração, mostrando como fomos afetados pela explosão do mundo digital. Hoje, podemos ter centenas ou até milhares de amigos nas redes sociais, mas viver uma vida de solidão. Podemos estar em diversos aplicativos de relacionamento, mas sem nunca encontrar um relacionamento verdadeiro. 

A autobiografia de Ryan aborda suas dificuldades por ser uma pessoa com deficiência e homossexual, bem como seu processo de aceitação. Mas, muito mais do que isso, Especial é uma jornada rumo ao amadurecimento e ao descobrimento de sua própria personalidade. E nessa jornada, diversos temas são abordados como autoestima, narcisismo, amizades, uso de drogas, ansiedade, entre outros. 

"Tínhamos a impressão de que a reinvenção nos transformaria em algo melhor, mas apenas nos tornou mais miseráveis e confusos. Você pode experimentar diferentes personalidades como quem troca de roupa, mas garanto que o traje original vai ser sempre o veste melhor." (O'CONNELL, 2019, p. 64)

Por ser um relato de um conjunto de experiências, Especial acaba tendo muitos coadjuvantes, mas sem aprofundar em nenhum deles. Somos apresentados a membros da família, alguns amigos, crushes e colegas de trabalho, mas em nenhum momentos os conhecemos de fato, o que me causou um certo estranhamento. 

Outro fator que me incomodou é que em alguns momentos do livro o autor assumia um tom mais professoral, dando lições de vida, fugindo de uma autobiografia e entrando no território da auto-ajuda. 

Ainda assim, o saldo final da experiência foi positivo. Especial é uma leitura rápida, engraçada e que faz refletir sobre nossa própria vida, sobre a importância de valorizarmos quem somos e vivermos a vida a real. 

O livro inspirou a série Special, da Netflix, sendo protagonizada pelo próprio Ryan. 

Título: Especial
Autor: Ryan O'connell
N.º de páginas: 223
Editora: Galera Record
Exemplar cedido pela editora

Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

11 comentários:

Rubro Rosa disse...

Estou doida para ler este livro. Acabei vendo a série num fôlego só. Aliás, ela é bem curtinha, com episódios pequenos. Dá pra ver num pedacinho de dia e vale cada segundo.
Como já li algumas resenhas deste livro, há muitas diferenças entre seriado e a obra. Por isso, acho bacana poder desfrutar de ambos!!!
Beijo

Rayane B. de Sá disse...

Oiii ❤ O que mais me chamou atenção no livro é o fato dele abordar tantos temas importantes, desde a aceitação e amadurecimento de Ryan sobre quem ele é até sobre como somos afetados pelo mundo digital. Além de que livros onde o personagem se auto descobre me agradam muito.
Não sou muito fã de quando um livro que não é de auto ajuda começa a apresentar várias lições de vida, pois aí parece que mudou o gênero literário do livro.
Já ouvi falar da série também, parece tão boa quanto o livro.
Obrigada pela indicação de leitura, gostei muito.
Beijos ❤

Nil Macedo disse...

Acho muito produtivo um livro assim. Às vezes a gente acha nossa vida difícil, e conhecer alguém que teria tudo para reclamar e vive muito bem sua vida, é um jorro de esperança. Quero muito conhecer a vida do Ryan tanto no livro como na série da Netflix. Com certeza é um livro muito especial.

Rayssa Bonai disse...

Olá! ♡ De fato, não é difícil se identificar com Ryan, já que o livro trata de coisas que afetam a nossa geração, achei isso bem interessante.
Gosto de livros que frisam a importância de sermos nós mesmos e darmos valor a isso. Livros que nos fazem refletir sobre a vida são os melhores!
Obrigada pela indicação, essa leitura tem tudo para me agradar!
Beijos! ♡

Naiara Fidelis da Silva disse...

Eu já tinha visto sobre o livro, mas não tinha lido nada a respeito. Nunca li um livro com tema paralisia cerebral, esse fato me chamou bastante atenção para o livro.

Alison Teixeira disse...

Olá Alê!
Todo o humor da obra torna a leitura extremamente prazerosa, sem contar que em muitas passagens é muito fácil se identificar com as situações do protagonista. Contudo, acredito que em alguns pontos Ryan podia se aprofundar mais, pois seria interessante conhecer melhor a condição do personagem. Não sabia que a obra inspirou uma adaptação, mas tomara que a mesma tenha o mesmo bom humor do livro.
Beijos.

Ludyanne Carvalho disse...

Fico feliz que no geral o saldo tenha sido positivo, pois estou querendo ler esse livro desde que vi a contracapa.
Especial parece ser especial.

Beijos

Evandro Atraentemente disse...

O livro tem tudo para agradar e ser muito interessante, mas essa mudança de tom passando por algo mais didático ou mesmo auto ajuda, acredito que atrapalhou. Os temas são importantíssimos e bem variados, por si só já chamariam a atenção. Pena não ter explorado melhor os personagens coadjuvantes, claro que a gente fica curioso. Não conhecia a série da netflix, vou conferir.

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Ainda não assisti a série porque quero ler o livro primeiro. Em adaptações sempre tem algosto diferente do que está no livro.
Gostei muito da sinopse e mesmo que não tenha se aprofundado muito nos temas abordados ainda é uma leitura valiosa que nos leva a pensar que não temos dificuldade nenhuma perto das pessoas que possuem deficiência, doenças raras ou qualquer outro tipo de problema que poderia afetar sua vida, humor. E elas têm muita força para viver.
Beijos

Ana I. J. Mercury disse...

Que legal!
Não conhecia o livro, mas parece ser fofo e cheio de reflexões.
É importantes pararmos pra pensar nisso mesmo sobre como as redes sociais têm nos afastado das pessoas reais e ao mesmo tempo nos conecta com velhos amigos, etc.
Já quero!
Bjs

Gabriela CZ disse...

Quando foi lançada a série Special logo acrescentei à minha lista, embora ainda não tenha visto. E quando soube do livro também quis ler. Seus comentários só aumentaram minha vontade, Alê. Ótima resenha.

Beijos!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger