sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

RESENHA: O Aprendiz de Assassino

Confesso que apenas me interessei pela Saga do Assassino por causa dos elogios de George Martin, afirmando que os livros da autora "são como diamantes em um mar de falsos brilhantes". 

Fitz é o filho bastardo do príncipe herdeiro dos Seis Ducados e, ao chegar na corte, percebe que sempre será visto como o pecado de seu pai. Sem expectativas, ele acaba aceitando a proposta do rei e passa a aprender o ofício de assassino real. Porém, o que ele não imaginava é que se veria preso em uma rede de intrigas e maquinações políticas.

A primeira vez que li a sinopse de O Aprendiz de Assassino, imaginei que se tratava de uma estória mais sombria considerando que parte de uma premissa sanguinária. Porém, o primeiro livro da saga foca muito mais no desenvolvimento e aprendizado de Fitz  do que propriamente nos assassinatos. 

Impossível não reconhecer o habilidoso trabalho de Hobb na construção do protagonista. Acompanhamos sua trajetória desde criança até se tornar um servidor do rei e vemos de perto todos os seus conflitos, como o abandono e a solidão. A narrativa em primeira pessoa foi essencial para nos colocar na pele de Fitz, o qual cativa o leitor rapidamente. 

Mas apesar da riqueza do protagonista, confesso que a leitura me pareceu monótona e arrastada na maior parte do tempo. Por um lado, creio que Hobb pecou ao compor uma narrativa muito descritiva, violando a clássica regra do "show, don't tell" (mostre, não conte). Por outro, o tabuleiro político criado pela autora é enfadonho, o que foi um tiro no pé visto que toda a estória gira em torno disso. 

Outro aspecto que me decepcionou foi a construção do universo e do funcionamento da magia. Sou um leitor assíduo da literatura fantástica pois este é um dos poucos gêneros que conseguem despertar no leitor um sentimento de deslumbramento diante de um mundo mágico e com infinitas possibilidades. Mas a magia da Saga do Assassino é insossa e pouco desenvolvida, deixando uma lacuna injustificável em uma obra que se encaixa naquele gênero. 

Encerrei a leitura frustrado e achando as afirmações de Martin exageradas. A premissa de Aprendiz de Assassino tinha potencial, mas me pareceu má executada em determinados aspecto. Diante de um desempenho fraco no primeiro volume da saga, tenho dúvidas se lerei os próximos livros.  

Título: Aprendiz de Assassino
Autora: Robin Hobb
N.º de páginas: 376
Editora: Suma
Exemplar cedido pela editora

8 comentários:

Rubro Rosa disse...

Realmente essa obra dividiu demais opiniões entre os leitores. Alguns amaram e outros? Nem tanto.]
Eu amo detalhes, mas tudo que é demais, acaba frustrando um pouco, pois dá a sensação de que nossa mente não consegue acompanhar tudo e acabamos achando tudo lento demais.
Mesmo assim, queria muito ter a oportunidade de conferir a obra sim.
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

Gabriela CZ disse...

Já tinha me interessado e desinteressado por esse livro, Alê. Justamente por ler comentários de que o desenvolvimento da trama era monótono. Uma pena quando o autor não sabe aproveitar a história que cria. Ótima resenha.

Beijos!

Fabiolla Devenz disse...

Conheço o livro apenas através de resenhas, mas o pouco que li sobre ele me despertou a curiosidade.
Acho esse aspecto descritivo algo marcante em todo inicio de uma saga, sobretudo de fantasia, mas alguns autores conseguem usar isso a favor e outros nem tanto.
Mas apesar de todos os comentários não tão positivos que vi do livro ainda tenho vontade de ler.

RUDYNALVA disse...

Alê!
Quanto a história de Fitz, fiquei imaginando como deve ter sido a vida dele dentro do castelo onde todos o odeiam e ainda ser convocado para se tornar um assassino, mas o que me deixou mais intrigada, é para saber se ele aceita sua tarefa passivamente ou irá se rebelar...
Uma pena que a leitura tenha sido monótona...
cheirinhos
rudy

Giovanna Talamini disse...

Oi!
Vish, nem sempre é bom confiar no que autores falam sobre os outras histórias. Já cai em muitas dessas, me frustrando bastante.
Já tive curiosidade em ler esse livro, mas acho que já passou kkkk

Carolina Santos disse...

Eu nem sabia que o George r.r. Martin tinha elogiado esse livro mas eu não me dei muito bem com nenhuma das leitoras desse autor e muito menos quando Jorge e qualquer curiosidade passou com essa resenha

Luana Martins disse...

Oi, Alê
Li algumas resenhas do livro e ele tem dividido opiniões.
Apesar de ser bem descritivo sobre a vida de Fitz e lento, o que me atrai na trama que mesmo sendo bastardo aceita ir para o castelo viver no meio da realeza e aprender ser assassino, o que se passa na mente de Fitz.
Espero que a continuação tenha mais ação, beijos.

Elizete Silva disse...

Olá! Confesso que estava bem curiosa para conhecer essa história, gosto de um bom enredo de fantasia, mas duas coisas me fizeram reavaliar essa minha escolha, a sua resenha e o preço dele aqui na livraria da minha cidade (que só por misericórdia)! Torcendo para que a história melhore nos próximos volumes.

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger