quinta-feira, 22 de setembro de 2011

RESENHA: Ripley Subterrâneo.

Para iniciar as postagens no blog, escolhi um dos últimos livros policiais que li, o segundo da série com o personagem Tom Ripley, da escritora Patricia Highsmith.

Antes de tudo, esclareço que não li o primeiro livro da série, e mais conhecido, “O talentoso Ripley”. Explico: eis que um belo dia estava no sebo e me deparo com o segundo, terceiro e quarto livro da série, em bom estado de conservação e preço acessível. Não resisti, e comprei "Ripley Subterrâneo". Voltei ao sebo alguns dias depois e acabei comprando os demais.

Ainda não tinha lido nenhum livro da Patricia Highsmith, e me surpreendi. Bons livros policiais ou de suspense estão em escassez, na minha modesta opinião, e talvez por isso tenha apreciado tal obra ainda mais.

Tom Ripley vive confortavelmente na França, recebendo parcela dos lucros de um esquema de falsificação de pinturas que auxiliou a montar. Todavia, um colecionador americano começa a desconfiar da originalidade dos quadros, impelindo Tom a engendrar um plano para impedi-lo de descobrir a verdade.

Apenas um detalhe negativo: se você não leu “O talentoso Ripley”, o livro conterá spoilers. A autora faz alguns comentários da obra anterior que acabam por revelar sua trama principal.

Reconheço que não é o tipo de livro “avassalador”, que você começa a ler e não para mais. Porém, o mesmo é estável, bem escrito, e com personagens interessantes. Enfim, recomendo a leitura.

Título: Ripley Subterrâneo
Autora: Patricia Highsmith
N.º de páginas: 336
Editora: Companhia das Letras

2 comentários:

Junior Nascimento disse...

Eu assisti ao filme, achei interessante mas juro que não sabia da existencia dos livros... vou procurar mais sobre eles, e quem sabe comprar. Ótima resenha!

Junior Nascimento
www.CooltureNews.com.br

Unknown disse...

Li e gostei.

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger