terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Quem vem para o jantar? # 04

"Quem vem para o jantar?" é a coluna mensal do Além da Contracapa em que um jantar fictício se torna a ocasião em que personagens e autores interagem em encontros inusitados. 

Foi o apito do forno que me alertou que era hora de desligar o fogo e retirar o prato principal, sendo que os demais acompanhamentos também já estavam prontos. Ouvi uma voz vinda da sala de jantar, perguntando-me se precisava de auxílio. Respondi que não, afinal, não colocaria meus convidados para trabalharem.

Imagino que neste momento você esteja a se perguntar quem são estes convidados. Então vamos a eles. A primeira é (que rufem os tambores): Agatha Christie, também conhecida como Dama do Crime. Ok, sei que você deve estar pensando que convidá-la para um jantar é quase como encomendar um crime. Mas devo informá-lo que ela recebeu o convite com extrema simpatia e, além disso, se prestou para trazer uma torta de sobremesa. Ok, agora sei que as más línguas devem estar murmurando que a torta, no mínimo, deve estar envenenada.

Agora, permita-me explicar o que ensejou o convite: Agatha Christie é autora de inúmeras obras primas da literatura policial e cito, a título exemplificativo e não exaustivo, O caso dos dez negrinhos, O assassinato de Roger Acroyed, Cai o pano e Punição para a inocência. Ela é a prova viva de que estórias policiais não precisam de quinhentas folhas para serem bem contadas, fazendo jus ao título de Dama do Crime. Ou seja, sua obra é leitura obrigatória para aqueles que se consideram fãs do gênero.

Depois que coloquei o prato na mesa, percebi, sem conter um leve sorriso, que surpreendi aos meus convidados, pois creio que o quê os motivou a comparecer foi a presença uns dos outros, e não as minhas aptidões culinárias. Mas, deixando os detalhes de lado, vamos aos demais convidados? O segundo deles é Raphael Draccon.

Dedicado como é com seus leitores, Rapahel também não recusou a este singelo convite, fazendo um esforço para abrir um espaço em sua tumultuada agenda. Vocês, caros leitores do blog, já sabem como conheci a este expoente da literatura fantástica no Brasil (será que foi o Destino? Ou teria sido o Acaso?). Muito me surpreendi com o primeiro volume da série Dragões de Éter, e pude perceber que devemos aguardar grandes feitos deste jovem autor. Criatividade, ousadia e muito talento são apenas algumas características que você irá encontrar em seu primeiro livro, Caçadores de Bruxas.

O jantar foi ótimo. Obviamente que a conversa resumiu-se a somente um assunto: literatura. Viajamos pelas obras de Edgar Alan Poe, J.R.R. Tolkien, Patrícia Highsmith, Machado de Assis, Isaac Asimov, George Martin, Érico Veríssimo, C.S. Lewis, Raymond Chandler, Clarice Lispector, Stephen King, entre tantos outros. Sim, como você pode deduzir, a noite foi longe. Mas, imagino que você deve estar se perguntando quem é o terceiro elemento que participou deste jantar, certo?

Jane Austen recebeu o convite com o comedimento característico dos ingleses. Não deixei de notar que ela estava um tanto quanto receosa, porém, ante a possibilidade de ofender colegas tão estimados, optou por comparecer a este auspicioso jantar.

Creio que os livros escritos por Jane Austen podem ser, verdadeiramente, considerados literatura universal, pois transcendem ao tempo, comovendo leitores de todas as partes do mundo, independentemente de idade, etnia, sexo ou religião. Acrescento que, entre os livros que li, somente os escritos por Austen podem ser vistos como clássicas estórias de amor, sem banalizar o título.

Servida a sobremesa, a torta trazida pela Dama do Crime, a qual, registre-se, não possuía nenhum gosto amargo ou estranho a meu paladar, demos o jantar por encerrado.

Naquela noite, nem mesmo o tempo ou o espaço foram capazes de impedir o encontro de três autores fascinantes em um jantar mágico e inesquecível.

3 comentários:

Débora disse...

Gente, que post maravilhoso é esse?! Sério, adorei!
Comecei lendo e, por um momento achei, que ia ser um conto de vcs! Parabéns pela originalidade e pela ótima escrita!
A Ale já tá com Dragões de Éter na lista de compras futuras! Pelo visto, deve ser uma saga mto interessante... talvez eu leia tbm!
Concordo com a universalidade de Jane Austen! Seus livros abordam sentimentos que atingem a todos, independentemente do tempo, idade, lugar... também recomendo a leitura! Vcs já assistiram ao filme "O Clube de leitura de Jane Austen"? É mto bom, recomendo tbm!
Bjos e mais uma vez parabéns!
Débora
Introducing you a Book

Alexandre Koenig de Freitas disse...

Brigadão!
Que bom que vc gostou.
Mas originalidade da coluna é mais ideia da Mari do que minha, confesso hehehe.
Eu comprei o primeiro volume de Dragões de Eter sem muitas expectativas, para ser sincero, e me surpreendi mto. Agora tbm vou querer o restante da coleção.
Acho essa universalidade algo mto característico nos livros da Jane Austen, sendo que ela escreve de uma forma mto natural. Tais caracteristicas nunca me chamaram a atenção em outros autores.
Já ouvi falar sobre "o clube de leitura de Jane Austen", mas nunca assisti... Quem sabe agora nas férias eu assista, então.
Abraço.

Sra.Bates disse...

Agatha Christie é boa demais! Me prende do inicio ao fim!

Ano passado (2011)
li alguns dos maiores classicos dela...
Começei pelo Assassinato no expresso do oriente

depois foi.... o Natal de Poirot
O misterioso caso de Styles...
O caso dos dez negrinhos
O assassinato de Roger Acroyed (perfeito)

Vocês ja leram esses 2 ultimos?
Leitura obrigatória para qualquer fã do mistério! XD

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger