terça-feira, 18 de junho de 2013

RESENHA: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra

“Não tenho certeza se quero ser completamente honesto sobre a profunda estranheza desse lugar. Olá, é um prazer conhecê-la. Eu vendo livros ilegíveis para gente velha e esquisita. Quer sair para jantar comigo?” (SLOAN, p. 60, 2013)

Clay Jannon aceita um trabalho como atendente noturno na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra. Uma livraria pequena e misteriosa que atende aos tipos mais estranhos. Nela há poucos dos livros que costumam figurar em livrarias tradicionais e a maioria dos clientes procura por livros antigos que pertencem a uma sessão que Clay passa a chamar de Catálogo Pré-Histórico. O trabalho de Clay não se resume apenas em atender os clientes, mas também em anotar detalhadamente o estado em que eles se encontram e as roupas que usam. E mais um detalhe: Clay não deve, em hipótese alguma, ler os livros. 

Para alguém que ama livros, como resistir a um livro fala sobre livros antigos e livrarias misteriosas? Para mim, teria bastado para me fazer querer conferir a obra de Robin Sloan. Ter isso aliado a códigos e sociedades secretas só fez intensificar a minha curiosidade.

"A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra" é aquele tipo de livro que ganha o leitor pelo seu narrador. Clay é divertido e sempre surpreende com comentários inusitados que arrancam risadas em meio à leitura. É um cara absolutamente comum (em um emprego, aparentemente, tão comum quanto) que de repente se vê envolvido com uma sociedade secreta de mais de 500 anos.

Outro personagem que se destaca é Penumbra. Um daqueles velhinhos curiosos que sempre parecem saber mais do que todos a sua volta e que é absolutamente adorável. “Fale um pouco sobre um livro que você ame”. É o que ele pede a Clay quando o conhece. Convenhamos, essa é a melhor pergunta de entrevista de trabalho de todos os tempos.

O livro consegue combinar a atmosfera que envolve os livros antigos (e que faz o leitor sentir como se estivesse passeando por aqueles ambientes subterrâneos) com elementos atuais e tecnológicos. Referencias a Kindle, Mac, iPhone e, principalmente, ao Google é o que não falta. Alias, referencias em geral é o que não falta em “A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra”. As literárias vão de Dashiell Hammett a Harry Potter, passando por Douglas Adams e outros. Que leitor não gosta de ver alguns de seus autores favoritos citados no livro que está lendo?

“A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra” é um livro que mistura elementos quase contraditórios, mas que consegue faze-los funcionar muito bem juntos e que conta a história de um protagonista bem humorado, cercado por um lugar misterioso, mas que não é qualquer lugar e sim uma livraria. Como resistir?


Título: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra (exemplar cedido pela Editora Novo Conceito)
Autor: Robin Sloan
Nº de páginas: 288
Editora: Novo Conceito

12 comentários:

Vânia Gama disse...

AAAAAh me dáa *-*
quero MUITO MUITO ler esse livro!!
Só pela palavra mágica "livraria" hahah confesso :x
além de que eu adoro esse tipo de leitura, com mistério e tal!
adorei!

MsBrown disse...

Olá, Mari, gostei da resenha! Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas agora sinto que devo lê-lo :)

Unknown disse...

Estou muito curiosa por esse livro!!!
Realmente um livro q fala de livros, encanta muito!!! Fiquei muito curiosa para conhecer o Clay e seus amigos!!!! Não tem como resistir!!!!

Gabriela CZ disse...

Li há algumas semanas. É realmente cativante. Gostei muito do livro, e da sua resenha.

Abraço, Gabi
constantesevariaveis.blogspot.com

Rossana Batista disse...

Quero muito acompanhar esse livro e saber de todos os mistérios. Amo livros com mistérios.
Espero ler logo!

Divulgação: https://twitter.com/rooohbatista/status/348461980270604288

Roberta Moraes disse...

Realmente não tem como resistir.
Fiquei muito curiosa com a resenha do livro.
Adoro coisas de sociedade secreta uishaiusha


Divulgação: https://www.facebook.com/roberta.moraes.7127/posts/324609967673833

Aione Simões disse...

Oi Mari!
Sua resenha me empolgou e me preparou para leitura! Ela parece ter todos os elementos necessários para agradar!
Gostei de saber que as personagens cativam, que há esse tom bem humorado e que as tantas referências possibilitam nosso envolvimento e encantamento com a leitura. Vou ver se consigo ler em breve!
Beijão!

Divulgação: https://twitter.com/mi_simoes/status/348538215336120321

Vânia Gama disse...

https://twitter.com/_nirvania/status/347477011998076928

Naty disse...

Só por se passar em uma livraria eu já senti vontade de ler esse livro.
Adorei saber que ele contém tantas citações, espero encontrar dos meus livros favoritos quando ler.

https://twitter.com/NatyIC/status/348901825233166336

Nardonio disse...

Desde que vi esse livro me interessei. Pois, assim como você, só precisei saber da ambientação da trama pra perceber que queria lê-lo. Além de tudo isso, tem um narrador que consegue conquistar o leitor de cara. Então não tem como não gostar.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom
Divulgação: https://twitter.com/_Dom_Dom/status/350743590877659136

Unknown disse...

Quando eu vi o lançamento ja fiquei bem curiosa a respeito da capa do livro, achei o enredo muito bom, e ja me simpatizei com o personagem.

https://twitter.com/jessikalisboa_/status/351340373039263745

Cristiane Dornelas disse...

Muito legal essa trama dele, gostei. Parece que é bem boa pelo que já vi de todas as resenhas, conquista o leitor, mesmo que tenha uns defeitos aqui e ali é uma boa história.
cristiane dornelas
https://twitter.com/cristianecullen/status/351368536863674369

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger