segunda-feira, 12 de agosto de 2013

RESENHA: Wild Cards - O Começo de Tudo

“Um vírus artificial feito sob medida, projetado para interagir com a composição genética do organismo hospedeiro, disse. Ele havia participado do grupo de pesquisa. Bem, eu estava lha dando corda. Perguntei o que aquele germe fazia. E olha só: ele fazia tudo.” (MARTIN, 2013, p. 11)

***

Imagino que qualquer leitor em sã consciência que enxergar o nome de George Martin em letras garrafais na capa de Wild Cards irá parar por um momento para ler a sinopse. E lendo a sinopse, verá que se trata de uma premissa criativa e cheia de potencial. Infelizmente, a obra não entrega tudo o que promete.

Logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, um vírus alienígena é liberado nos Estados Unidos. Além de matar milhões no primeiro dia, o vírus denominado Carta Selvagem altera o DNA dos seres humanos, criando ases (indivíduos com poderes/habilidades sobrenaturais) e coringas (indivíduos que se tornaram aberrações).

O prólogo da obra, escrito pelo próprio Martin, é interessantíssimo. De imediato somos apresentados a premissa da trama e a sucessão de eventos que irá culminar com a liberação do vírus Carta Selvagem sobre Nova York. Infelizmente, os capítulos seguintes não mantiveram o padrão. 

O grande problema do livro foi seu número excessivo de autores, o que acabou por tornar Wild Cards uma verdadeira colcha de retalhos. Embora alguns personagens reaparecessem vez ou outra, cada capítulo contava uma própria estória, com início, meio e fim. Ou seja, o livro — que conta com quase quinhentas folhas — parece não ter continuidade.

E fiquei com a impressão de que o mestre Martin percebeu o problema, visto que quando a coisa parecia sair completamente dos trilhos, ele voltava para tentar consertar.

Outro ponto franco da obra é que, contando com tantos escritores, as diferenças entre as narrativas de cada capítulo saltam aos olhos do leitor. E embora tenha contos excelentes, sinto-me obrigado a reconhecer que alguns capítulos são extremamente confusos e mal escritos.

Além de ser bem conceituada, a série conta com vinte e dois livros, o que me leva a pensar que se teve fôlego para tudo isso é porque sua qualidade deve aumentar a certa altura do campeonato.

Embora o livro não tenha me conquistado plenamente, saliento que se você é do tipo de leitor que gosta de antologias com super heróis (e possuí uma veia nerd), Wild Cards: O Começo de Tudo é uma boa opção de leitura.

Título: Wild Cards – O Começo de Tudo (e-book cedido pela Editora LeYa)
Autor: George Martin (editor)
N.º de páginas: 497
Editora: LeYa

15 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Eu tenho um lado nerd e gosto de heróis, mas confesso que não gostei muito deste livro (pelo que tenho lido a respeito). Pelo visto esta colcha de retalhos não foi muito bem costurada, já que a história parece perder o foco com tantos autores. Não pretendo ler, apesar do nome do cara na capa. rs
bjs
GFC: Ana Paula Barreto

Gabriela CZ disse...

Sou nerd, gosto de heróis, mas não sei se leria esse livro. A premissa é interessante, como você bem disse. Mas só pelo fato de que a coleção terá 22 volumes já me desanima. E os comentários que você fez não me animaram.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Sabrina disse...

Oi, ALê.
Tenso, né? Bem como você disse: só de ter o nome do Geroge ali, compraria na certa. Mas sabendo realmente como é o conteúdo do livro, não me animo muito. =/
Talvez, um dia, quem sabe... Eu dê uma chance para o livro.

xoxo

Fran disse...

Achei mega legal a ideia desse livro e estou super feliz pq tem já um monte da série lançados!! Eu ainda não li mas meu namorado está lendo e até a metade do livro ele disse q estava muito bom, mas ele tb percebeu os mesmos problemas q vc, a grande variedade de escritores atrapalha um pouco e os contos acabam ficando muuuito diferentes uns dos outros e confusos às vezes... Bem, ainda assim acho a ideia mt legal e pretendo ler =)

Unknown disse...

Eu curto livro com heróis, mas esse aí não me chamou muito à atenção... talvez algum dia eu leia rs quem sabe né? ;)

de-livro-em-livro.blogspot.com

Unknown disse...

Confesso q não tenho vontade de ler esse livro...
Até bate uma curiosidade, mas não grande o suficiente para me faz-se ler.
GFC:.Thaynara Ribeiro

Mariana Gomes disse...

Gostei da premissa do livro, principalmente pelo tempo pós 2ª guerra. Com certeza entrou pra minha listinha de livros pra comprar na bienal *-*

Beijos,
biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

Rodrigo disse...

Olá Alexandre muito legal seu blog com ótimo conteúdo gostaria de lhe dar os parabéns e desejar sucesso aqui no seu espaço e que DEUS ilumine ricamente e abundantemente sua vida e de seus familiares
Um grande abraço

devorador de letras disse...

Bom dia,

Esta ai um livro que gostaria muito de ler, gosto da capa também...parabéns pela resenha....abraços.


devoradordeletras.blogspot.com.br

Jéssica Soares disse...

Realmente, é só ver o nome de Martin em alguma obra que a vontade de comprá-la é assustadoramente enorme! Fiquei super interessada em "Wild Cards" e mesmo ainda não tendo lido o livro, confesso que a quantidade de autores por trás do projeto já havia me deixado com um pé atrás. A premissa é super bacana, mas se não há algo que mantém a estória evoluindo com coerência, não há veia nerd que aguente isso. De qualquer forma, ainda tenho esperanças que o livro me surpreenda positivamente :)
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

Cristiane Dornelas disse...

Serpa que é como? E eu aqui me perguntando. Vi algumas resenhas falando que ele perdia o ritmo e depois voltava, não gosto quando o autor dá dessas de sumir com a graça pra depois voltar ou não..Sei lá, as vezes acho que ele enche linguiça demais e não entendo porque daquilo, mas de certa forma é isso que gosto tanto nele. Faz o livro, se perde, mas no final você fica querendo mais. Dá pra entender? Espero poder ler esse algum dia e ver como é, se tem o jeito doido de me fazer gostar e não gostar.

Rayssa Gimenes disse...

Lendo a resenha não me deu vontade de ler, até porque não sou grande fã do George Martin. O conceito da história parece ser legal, guerra biológica e tudo mais, mas se perde o foco, aí fica difícil conquistar o leitor novamente nos próximos livros.

GFC: Rayssa Gimenes

http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Achei a ideia do autor muito boa (me lembrou um jogo no play que estou jogando) porem eu tive a impressão que ele nao consegue seguir a linha da ideia original. Apesar disso eu tenho a curiosidade de ler, porque bem é G. Martin né, tudo é possivel.

Jessica Lisboa
xx

Unknown disse...

Olha não sei se me interessei eu gosto do Martin, mas da sua parte épica , ou seja Quera dos Tronos, essa coisa de ET não me agrada muito não. hehe

beijos

Ana de Cassia Oliveira

Nardonio disse...

Realmente vendo o nome de George R. R. Martin na capa já chama a atenção, mas acho que nesse primeiro livro a química não rolou. Por outro lado, se essa série já está no vigésimo segundo volume, isso quer dizer que a coisa vai melhorando.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger