Conversa de Contracapa é coluna off topic do blog Além da
Contracapa. Sem limitação temática, iremos explorar todo e qualquer assunto
relacionado ao mundo da literatura.
Algo que sempre tive vontade de fazer, mas que tinha certo
receio, era ler em inglês. A hora chegou quando estive no programa de
intercâmbio, pois, estando na Terra da Rainha, me recusei a ler qualquer coisa
em português. E, além de entreter, a leitura é uma das melhores formas de
aperfeiçoar as habilidades em qualquer idioma. Ou seja, é juntar o útil ao agradável.
A intenção do post é trazer um pouco da minha experiência para aqueles que também desejam ler em inglês. Então, continue lendo para descobrir quais são minhas 4 dicas para ler em inglês.
A intenção do post é trazer um pouco da minha experiência para aqueles que também desejam ler em inglês. Então, continue lendo para descobrir quais são minhas 4 dicas para ler em inglês.
1. Seja realista
A escolha dos primeiros livros que você irá ler em outra
língua é fundamental. Não tente pegar um calhamaço como AsCrônicas de Gelo e Fogo, por que a possibilidade de você desanimar no meio do caminho é grande. Sugiro
que você escolha um livro que não seja muito grande e, sobretudo, com linguagem
acessível. Independentemente do seu nível de inglês, não adianta tentar ler um clássico
ou algo do gênero logo de cara. Pense: o primeiro livro que você leu em português foi Machado de Assis ou Pedro Bandeira?
2. Não interrompa a leitura a todo instante
É normal não entender todas as palavras. Mas parar a leitura e procurar o significado de determinadas palavras no dicionário será frustrante. Tente compreender o significado da palavra pelo contexto, mas não gaste muito tempo nisso, pois é possível que isso também torne a leitura enfadonha e maçante. Assim, recomendo que você procure no dicionário apenas as palavras que você não entendeu e que aparecem repetidamente ao longo do texto. Caso contrário, siga a leitura, mesmo sem ter entendido palavra por palavra.3. Não comece pelos livros que você tem muita vontade de ler
É fato: você
não entenderá tudo nas primeiras leituras e alguns detalhes vão passar batido. Se o livro for de um autor que você gosta muito, talvez não consiga apreciá-lo devidamente por estar fazendo a leitura em inglês. Por isso, escolha um livro que lhe interessa, mas que não está no topo da sua
lista. Assim, você evita frustrações.
4. Não se cobre muito na primeira leitura
Tenha em mente que o primeiro livro em outra língua é o mais difícil. Você esbarra em várias palavras que desconhece e demora muito mais tempo para finalizar a leitura. Vocabulário e velocidade se ganham com a prática. Mas não desista. Você verá que a partir do segundo livro tudo fica mais fácil.Minha experiência
O primeiro livro que li em inglês foi Em Chamas, de Suzanne
Collins. Como achei Jogos Vorazes vagamente interessante, o segundo
volume da saga me pareceu uma boa opção tanto em virtude do tamanho e da
linguagem mais simples, como por não ser um livro que eu estava com muita
vontade de ler (se eu não entendesse algo, não me importaria).
Demorei cerca de
três semanas para concluir a leitura e, devo confessar, foi uma leitura arrastada. Era bem difícil ler mais do que um capítulo por vez, pois o outro idioma não "soava natural". Porém, este estranhamento todo não ocorreu na minha segunda leitura (A Esperança, último livro da série), sendo que fiz a leitura em uma semana.
Os livros seguintes ficaram cada vez mais fáceis, e hoje já posso dizer que ler em inglês é tão natural quanto ler em português. Lembre-se: a prática leva a perfeição.
Os livros seguintes ficaram cada vez mais fáceis, e hoje já posso dizer que ler em inglês é tão natural quanto ler em português. Lembre-se: a prática leva a perfeição.
Resumindo
- Cuidado com a escolha do primeiro livro: quanto mais
simples melhor;
- Evite o máximo possível o dicionário;
- Não comece por livros que você tenha muita vontade de ler;
16 comentários:
Adorei as dicas, são realmente boas.
Quando fui ler meu primeiro livro em inglês, tive a brilhante ideia de ler a biografia do C.S. Lewis. Nada melhor para começar do que um inglês arcaico! rs
Foi terrível e senti que não aproveitei nem metade.
Agora já estou acostumada, mas o negócio é começar de leve mesmo.
bjs
GFC: Ana Paula Barreto
Eu sempre quis ler um livro em inglês, mas acredito que meu inglês é muito precário, acho que empacaria no primeiro capítulo, mas vou começar a praticar com textos, ai passo pros contos até pegar um livro inteiro pra ler, eu adorei suas dicas, muito valiosas! Bjão! :)
Adriana
Ótima dicas! Mas infelizmente acho que meu inglês ainda não é bom nem pra começar :( Vou tentar ler algum conto, quem sabe um dia chego lá rs.
Adorei a nova coluna, tema de estreia e sobretudo as dicas. ^^ Mas sinto que realmente devo melhorar meu inglês antes de me aventurar em uma leitura no idioma. :/
Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
GFC: Gabriela Cerutti Zimmermann
Cara, parabéns por ter escrito esse post, realmente útil! É tão difícil para mim, que pulo de um blog para outro o tempo todo, achar algo realmente original que tive que parar para dar meu comentário aqui. Primeiro, vou tentar seguir seus conselhos, e segundo, gostaria de dizer que não tenho o hábito de ler em outra língua porque, de alguma forma, acho que a língua portuguesa é muito importante para minha leitura. Ler em inglês, por exemplo, é algo tão forçado para mim que nem consigo incluir esse tipo de atividade no mesmo hobby que denomino "leitura", sei lá porquê. Acho que poderia dizer que ler em inglês está mais para "estudar inglês", do que desfrutar de literatura. A minha primeira tentativa, quando menino, foi com um livrinho de fantasmas, muito legal, de que nem me lembro o nome. Foi como você disse: livro fácil, não ficar procurando a toda hora o dicionário e era um livro em que eu não punha muita fé, e no final fiquei muito contente por terminá-lo. Meu erro foi, mais recentemente, ter tentado ler Os Filhos de Húrin, de Tolkien em inglês. Nem consigo dizer como foi frustrante! Muito difícil e perdi realmente uma leitura que iria me dar muito tesão. Bom, é isso. Novamente, parabéns e pode me considerar um novo frequentador de seu blog!
Eu comecei lendo mangá em inglês, porque nos quadrinhos a predominância é de falas e é muito mais siomples do que ler a descrição de cenários, por exemplo. Depois quando comecei nos livros escolhi Coraline do Neil Gaiman, por ser algo que eu queria ler (e já tinha visto o filme) e por ser infantil. Continuei treinando vendo filmes com legenda em inglês e depois passei pra outros livros mais complicadinhos tipo da Marian Keyes. Mas é questão de hábito, paciência e perseverança hehehehe
GFC- Franciely
Adorei as dicas, sempre quis mas não tinha "coragem".
Em um sebo da minha cidade tem o diario de um banana vol 1 em inglês, como a história é mais simples vou começar por ele.
Beijos
Thaynara
livroscombolinhos.blogspot.com
Achei muito interessante a coluna e as dicas. Eu ainda não leio em inglês, mas sabe que com a sua experiência até me deu vontade? Acredito que como todo aprendizado, tem que começar devagar mesmo e concordo plenamente com você: a prática leva a perfeição, sempre!
GFC: Vanilda Procopio
Comentarista: Vanilda
Achei bacana as dicas. Uma das metas do ano de 2013 era eu ler livros em inglês, apesar de não ter começado ainda. Para dizer que não li nenhum, faz um bom tempo que li um em infantil, que achei bem interessante, mas já faz um bom tempo.
Uma outra dica que eu vi em outro blog, foi ler livros em inglês aqueles que já leu em português.
Abraço,
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br
Achei bem legal essas dicas! Já me arrisquei a ler algumas coisas em inglês, mas no máximo, o que leio são contos e sinto que já tá chegando a hora de avançar um pouco mais. É como você disse, no começo é sempre complicado, mas o importante é não desistir. Um dia eu chego lá! haha Bjs
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Dicas perfeitas, Alê!
Eu comecei a ler peças de teatro do Tennessee Williams em inglês, e depois uma do Edward Albee, e percebi que eu poderia ler textos mais densos. Então meu primeiro romance lido em inglês foi O Retrato de Dorian Gray, e adorei! É claro que não entendi todas as palavras e nem fiquei procurando muito no dicionário, mas a leitura fluiu de qualquer jeito.
Nunca cheguei a ler um livro em outra língua. Li apenas dois capítulos de uma livro em espanhol para apresentar um seminário. Por serem idiomas um pouco "parecidos", não senti problema algum com a fluência da leitura. Agora quando parte-se para o Inglês, sou uma negação.
Pegando essas dicas que você deu, acho que ler algum livro que você já leu em português, pode ser interessante nesse processo também.
Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom
Poxa, fiquei com muita vontade de ler em inglês agoraa!
Na verdade eu até já tentei, mas era toda hora no dicionário, ai isso ficou muito cansativo para mim sabe?
Mas vou tentar de novo!
GFC: Rossana Batista
Eu não sei nadinha de inglês : (
Pretendo entrar em curso esse ano ou ano que vem. Porque se eu pego um livro em inglês pra ler eu não vou entender nada, vou demorar uns 10 a nos pra terminar :/
Seguidora: Roberta Moraes
Adorei as dicas *--* Que tudo você já ter feito intercâmbio!! Era/é o meu sonho, mas acho que existem momentos em que preciso desistir de alguns kkkkk enfim, eu tenho receio de ler em ingles, mas um dia enfrentarei isso, e pode apostar que seguirei suas dicas. Bjos
GFC: Mandaa Nunes
Postar um comentário