segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Lista de Releituras # 09

Lista de Releituras é a coluna mensal em que falamos sobre os livros que já lemos e temos muita vontade de ler novamente, mas que, por diversas razões, não chegaram a ser resenhados no blog

Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.” (sinopse retirada do Skoob). 

Ocasião da primeira leitura: fevereiro de 2011

Por que está na lista de releituras: porque Jane Austen não apenas é uma das minhas autoras favoritas, como a obra é um dos meus livros favoritos de todos os tempos.

Comentários: O grande diferencial de autora é sua habilidade em escrever romances profundos e abordar temas de caráter universal, e em Orgulho e Preconceito isso fica ainda mais evidente, pois a obra abrange uma gama de assuntos que vão desde ambição e vaidade até humildade e amor.  

Outro ponto que merece destaque é a narrativa simplesmente perfeita de Austen, que consegue ser poética, reflexiva, rebuscada e irônica. Creio que em se tratando de qualidade da narrativa, pouquíssimos autores chegam ao patamar de Jane (aliás, o único que me vem a mente é Charles Dickens, que também possui as qualidades acima citadas). 

Seus personagens, sem exceção, possuem alto nível de verossimilhança. Me impressiona como a autora consegue demonstrar a personalidade dos personagens através de suas condutas e de suas falas. Mr. Collins, por exemplo, é reconhecido por ser uma pessoa enfadonha muito mais por seus diálogos insossos do que pela descrição que autora fez dele. 

Embora não fosse fã de livros românticos, a inesquecível estória de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy me cativou como poucos livros conseguiram fazer. Dito isto, é evidente que planejo reler o livro, mas antes pretendo ler os demais livros da autora que ainda não tive a oportunidade de conferir (Emma e Mansfield Park). 

P.S.: Para aqueles que estejam se questionando, sim, pretendo fazer a releitura em inglês, graças a maravilhosa edição de colecionador que me foi presenteada. Afinal, nada como poder conferir uma obra que se admira em sua língua original. 



18 comentários:

RUDYNALVA disse...

Alê!
Orgulho e preconceito é um livro para muitas releituras porque além da escrita da Jane Austen ser fenomenal, o livro nos faz repensar nossos sentimentos mais íntimos e a cada época, eles mudam e nos fazer sentir novas possibilidades.

cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

Gabriela CZ disse...

E eu ainda preciso ler algo da Jane Austen. Preciso ler Orgulho e Preconceito. Só vejo elogios. Ótimo post.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Tenho uma amiga que é completamente apaixonada por esse livro e sempre tenta me fazer ler, mas acho que me contento com o filme haha adorei seu post, tenho certeza de que o livro é tão bom quanto o filme!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova de "Cidade do fogo celestial" no blog, vem conferir!

Nardonio disse...

Já li dois livros da Jane ("Orgulho e Preconceito" foi um deles.) e, apesar de não apreciar narrativas rebuscadas, eu gostei deles. A Jane Austen tem total domínio de tudo o que escreve. Me tornei fã e sei que seus livros têm que ser relidos milhares de vezes.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

nathalia muller disse...

Clássico da literatura aclamado por milhares de leitores...
e por incrível que pareça, por falta de oportunidade ainda não li...
Pretendo ler em breve...

Natasha disse...

Acho que Orgulho e preconceito é aquele tipo de livro que todo mundo tem que dar a chance de ler, é lindo, leve e envolvente. Não tem como não amar o Mr. Darcy e a Lizzy é o par perfeito para ele! mt mt lindo.

Daniela RC disse...

É um clássico, mas nunca li, estou à procura do livro com um melhor preço e quando o encontrar sem dúvida que o vou ler :D

Adorei o seu blog e já estou a seguir!!!
beijinhos,
Daniela

http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

Iêda Cavalcante disse...

Oiee.
Jane Austin? Claro que leria tudo dela.
Quem vê pensa que já li algo dela né? Pois é, nunca tive a oportunidade, mas estou batalhando pra que isso deixe de existir.
Esse é por onde quero começar, falam tão bem desse livro, algumas pessoas descrevem até como o melhor da autora que eu desejo muito lê-lo.
Claro que no meu caso em português :p
Bjokas!

Vitória Pantielly disse...

Oii Alê !
Tudo bem?
Ah, acredita que nunca li Orgulho e Preconceito?! (que vergonha)Q
Sempre ouço falar super bem do livro (Tem filme também né?), e imagino o tanto que o filme deve ser maravilhoso, afinal, naquela época uma mulher como Lizzy eram quase uma vergonha! Releitura? Você deve ter amado né? Quero comprar o livro, em português mesmo, porque não sei nada de inglês (inveeeeja), rsrs ! E se não me engano é com a capa do filme ! É ler pra descobrir se é tão bom quanto dizem né? HAHA!! Beijoos ;*

Unknown disse...

Eu confesso que ainda não li Orgulho e Preconceito, não sei porque, mas é um livro que esta nos meus desejados faz tempo, com a sua citação me deu vontade de ir procura-lo na livraria..

Abçs :)

Unknown disse...

Pra falar a verdade nunca li nenhum livro da Jane .não sei porque talvez por falta de interesse mesmo ;(

Unknown disse...

Orgulho e Preconceito é um clássico, tenho até vergonha de admitir que nunca li, tentei procurar umas edições que me agradessem pois é um livro pra guardar pra vida toda, como ja sou familiarizada com a historia porque ja vi o filme, queria uma edição boa e barata, mas infelizmente so encontro ediçoes economicas com aqueles papeis pouco duráveis e ediçoes de capa dura muito caras. ;(

http://herdeiradelivros.blogspot.com.br/

Fabi disse...

Orgulho e Preconceito é otimo! Darcy é tudo (mesmo sendo um pouquinho arrogante) e acho a Elizabeth maravilhosa (espontanea e de lingua afiada).Admito que este também é um classico que tenho que reler.

camila rosa disse...

Oi, tudo bem?
Eu estou mega curiosa para ler os livros da Jane Austen, só vi elogios até agora, fico feliz que Orgulho e preconceito esteja na sua lista de releituras, quero muito ler esse livro, com certeza essa obra irá me agradar muito.
Beijos *-*

Loly Fonseca disse...

É bom poder reler os livros que gostamos, ainda mais quando se trata de um dos autores favoritos... E ler em inglês? Deve ser maravilhoso mesmo poder apreciar a verdadeira escrita da autora...

Unknown disse...

Li Orgulho e Preconceito ano passado. Gostei muito da crítica que a autora faz a sua sociedade.
A s tiradas ácidas do pai de Lizzy são ótimas!

Unknown disse...

é o meu sonho ler Jane Austen, ela é o classico dos classicos, vou me esforçar e tentar ler todos os livros dela <3

Unknown disse...

Ai meu Deus! morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito! mas o que choca mas as pessoas é que também nunca assistir o filme! devo ser esquisita mas tenho meus motivos hahahahahahaha... Bom primeiro de tudo: Odeio assistir adaptações literárias sem ter lido o livro antes! segundo: acho que ele é um livro que mereci ser lido físico e não em e-book! e terceiro: Não consigo achar em nenhum lugar aqui na minha cidade para lê-lo seja nas bibliotecas nas bancas (minha cidade não tem livrarias) ou para me emprestar! então fico aqui a ver navios. Beijos <3

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger