sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

TAG: Liebster Award




Fomos indicados para a TAG Liebster Award pelos blogs Vida de Leitor e Um Minuto, Um Livro.

Regras: 
Escrever 11 fatos sobre você.
Responder as perguntas de quem te indicou a TAG. 
Indicar de 11 a 20 blogs. 
Fazer 11 perguntas pra quem você indicar. 
Inserir no post uma imagem com o selo Liebster Award. 
Linkar de volta quem te indicou.

Considerando que somos dois blogueiros e que responder 11 fatos sobre cada um de nós tornaria esse post muito extenso, optamos por deixar de fora essa parte. Como fomos indicados por dois blogs, e responder a todas as perguntas implicaria um total de 44 respostas, decidimos sortear 11 perguntas e são elas que respondemos a seguir:

PERGUNTAS:

1. Já pensou em desistir do blog? 
Alê e MariNunca. Manter um blog (especialmente no ritmo que mantemos o Além da Contracapa, com postagens dia sim-dia não e com todo o conteúdo sendo produzido por nós dois) é cansativo em alguns momentos, mas também é muito prazeroso, em especial porque o blog surgiu como uma extensão de um hábito que temos desde que nos conhecemos que é discutir as nossas leituras. Pode parecer clichê, mas hoje seria muito estranho terminar de ler um livro e não escrever a resenha para postar aqui.

2. Qual sua série de livros favorita?
Alê: Apesar de Harry Potter ter um valor sentimental, visto que foi a saga que me despertou o gosto pela leitura, hoje escolheria As Crônicas de Gelo e Fogo. George Martin criou uma saga épica e audaciosa tendo como premissa os jogos de poder pelo controle do reino. Com personagens bem construídos, reviravoltas de tirar o fôlego, batalhas empolgantes, traições e alianças inusitadas, seria injusto de minha parte escolher qualquer outra saga.

Mari: Não leio muitas séries, mas sem dúvida uma das que mais me marcou foi “O Tempo e o Vento”, do Érico Veríssimo. São duzentos anos de história contados em sete romances protagonizados pelos Terra – Cambará  e sua saga de batalhas e amores. 

3. Se pudesse escolher um mundo fictício para viver, qual seria? Justifique.
Alê: Não apenas considero a Inglaterra como minha segunda casa, mas também vejo o mundo de Harry Potter envolto por uma aura de nostalgia, então minha escolha é bastante óbvia. Acho que todo bookaholic de hoje que começou a ler por causa dessa série, teria o desejo de ter suas próprias aventuras em Hogwarts, Hogsmead e no Beco Diagonal. Infelizmente, nunca recebi minha carta.

MariOs mundos fictícios mais interessantes que conheço são realidades horríveis de se viver. Como exemplos, posso citar os mundos de “Admirável Mundo Novo”, “Fahrenheit 451” e “Jogos Vorazes”. Então a única realidade fictícia agradável que me ocorre é a de Harry Potter.

4. Qual o pior livro que já leu? Justifique (infelizmente, já lemos tantos livros ruins que optamos por escolher o pior livro lido no ano passado)
Alê: Austenlândia. Embora o livro tenha feito bastante sucesso, tanto que ganhou uma continuação, achei a estória muito superficial e previsível, sendo que a protagonista é extremamente irritante. Ganha o troféu de pior livro do ano simplesmente por que adoro Jane Austen, e tenho certeza que autora deve estar se contorcendo no caixão com tanta bobagem sendo escrita utilizando-se do seu nome.

Mari: “Os Manuscritos do Mar Morto”. Esse livro simplesmente não funciona sob nenhum aspecto. A premissa soa como algo reaproveitado dos livros do Dan Brown, os personagens são caricatos (e, consequentemente, nada carismáticos), a narrativa não é cativante e a trama em si não se sustenta.

5. Se pudesse ter escrito um livro, qual seria?  
Alê: Grandes Esperanças. Além de uma narrativa maravilhosa, Dickens sabe abordar temas universais e criar personagens profundos e carismáticos. Poucos autores são capazes de escrever uma obra que continue relevante e emociante mesmo passados mais de cento e cinquenta anos de sua publicação original.

Mari: A saga Harry Potter. Personagens  cativantes ao extremo, narrativa instigante, história cheia de camadas e de uma criatividade encantadora. Não bastasse tudo isso, muitos leitores se tornaram leitores graças a Harry Potter, a saga deu um novo fôlego para o gênero fantasia e fez com que a literatura juvenil passasse a ser vista com outros olhos. Enfim, o impacto que a criação de JK Rowling teve desde o seu lançamento é o que me faz escolhe-la como resposta.

6. Como você imagina que seu blog estará daqui alguns anos? 
Alê e MariSe tivessem nos perguntado isso há três anos, poucos meses depois de termos criado o Além da Contracapa, provavelmente teríamos descrito o cenário que temos hoje: que pudéssemos estar mantendo o blog atualizado, sendo 100% fiel ao nosso DNA; que nossos posts nos permitissem interação com leitores e blogueiros e que tivéssemos a confiança das editoras com quem mais nos identificamos. É muito bom perceber que conseguimos isso, então o que esperar para os próximos anos? Acho que o objetivo máximo seria nos tornarmos um portal de referência sobre literatura. 

7. Você já deixou alguma leitura pela metade? Se sim, qual?
Alê: Apenas um livro me vem a mente: Um Farol no Pampa, de Letícia Wierchowski. Gostei muito de A Casa das Sete Mulheres e estava com a expectativa em alta para a continuação, porém, os únicos acontecimentos de Um Farol no Pampa são casamentos e funerais. Fui até a metade e não aguentei mais.

Mari: Reluto muito antes de abandonar um livro, pois já tive experiências com obras que se tornaram boas nas últimas páginas e compensaram todo o resto, mas já abandonei algumas. “Um Estranho no Ninho”, do Ken Kesey (que inspirou o filme com Jack Nicholson) foi um deles. Apesar da premissa interessante, foi uma leitura que se arrastou por dias (e, em geral, não tenho paciência para demorar muito tempo com um mesmo livro) e que culminou na minha mãe me dando um spoiler sobre o final. Aí já não fazia sentido nenhum continuar.

8 - Que gênero você não gosta de ler?
Alê: Hot.

Mari: Em geral, romances, porque histórias de amor dificilmente me atraem. Mas tudo depende do que cerca essa história. A prova disso é que um dos meus livros favoritos de todos os tempos (“O Morro dos Ventos Uivantes”) é uma trágica história de amor 

9 - Você prefere livro físico ou ebook? Por quê?
Alê: De regra, prefiro o físico, mas para viagens opto pela praticidade do e-book. Também opto pelo e-book quando desejo ler livros em outros idiomas.

Mari: Livro físico. Não consigo sentir a mesma conexão com a história quando leio em ebook. É como se não conseguisse me concentrar adequadamente. 

10 - Você tem algum livro que você não cansa de ler? Qual?
Alê: Me lembro de apenas dois livros que li mais de uma vez: Eu, Robô, de Isaac Asimov, que já li três vezes; e Revolução dos Bichos, de George Orwell, que li duas vezes. Curiosamente, desejo reler ambos futuramente.

Mari: Embora tenha muitos livros na minha lista de releituras, ainda não reli tantos. O que cheguei mais próximo a “não cansar de ler” foi Dom Casmurro que já li três vezes e ainda pretendo ler de novo. 

11 - Qual escritor você acha que seus leitores não podem deixar de ler?
Alê: Joel Dicker. 
Mari:Vou roubar nessa porque não vai dar para escolher só um: Raymond Chandler e George Simenon (e reforço a resposta do Alê: Joel Dicker)


NOSSAS PERGUNTAS:
1. Como surgiu o hábito da leitura?
2. Qual o primeiro livro que você lembra de ter lido por vontade própria?
3. Gosta de adaptações cinematográficas ou prefere deixar por conta da imaginação?
4. Que livro mais marcou sua vida?
5. Se você pudesse mudar o final de um livro, qual seria?
6. Qual livro você se sente um ET por ter gostado (ou não ter gostado)?
7. Qual seria sua maior conquista enquanto blogueiro?
8. Sua rotina mudou desde a criação do blog? Como?
9. De qual autor você leria até lista de supermercado?
10. Qual personagem ou autor você convidaria para jantar?
11. Você se considera viciado em livros? Por quê?


BLOGS INDICADOS:
Livros & Fuxicos
Criticando Por Aí
Por Uma Boa Leitura

Update: Depois que o post foi ao ar, vimos que o blog In The Sky também havia nos indicado para a TAG. Uma pena que não vimos a tempo de responder as perguntas da Helana também. 

34 comentários:

Ju disse...

Eu já vejo essa Tag há algum tempo por aí e, se não me engano, já fiz lá no blog. Gostei muito das respostas de vocês, apesar de estar em um clima de leituras bem diferentes das que vocês citaram, eu tenho curiosidade de ler vários deles.

Beijos

Eu, Garota Anônima disse...

Jane Austen <3
Já comecei várias leituras e não terminei. Por isso digo que li poucos livros, porque foram poucos que eu consegui terminar.
Também não gosto muito de romances e coisas melosas :@
Adorei as respostas de vocês! ^.^

Eu, Garota Anônima

Matheus Braga disse...

Hey Alê/Mari, tudo bem?

Fiquei cheio de expectativas, achando que vocês iam revelar alguns fatos sórdidos ou guilty pleasures nos 11 fatos e vocês pularam T__T.

Gostei muito das respostas, apesar de nunca ter lido nada do Joel Dicker (primeira vez que ouço falar nele O.o). Também nunca li Morro dos Ventos Uivantes, mas ele está na minha lista de "clássicos que vou ler um dia".

Também não sou muito fã de livros eróticos, mas tem uma série em especial que é meu guilty pleasure, além de New Moon, claro. T__T HAHAHAHAHA

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Unknown disse...

de fato, ter um blog acaba sendo cansativo às vezes. já pensei em desistir de manter o meu, mas quando recebo o retorno e recompensa pelo meu trabalho, decido que não posso parar.

Aymée Meira disse...

Amei a indicação.
Vou fazer a tag e postar amanhã :D

Beijos,

Amy - Macchiato

Iris Pereira disse...

Oi,
Curti mt a tag, é bom conhecer um pouco melhor quem faz o blog.
Bjs!
Viciados Pela Leitura

Unknown disse...

Olá.
Gosto de ler blogs com tags, sabia?
Elas permitem que a gente conheça mais o blogueiro.
Adorei suas respostas.Gosto muito da série As Crônicas de Gelo, porém, a minha preferida é Harry Potter rs. <3
Beijos.

http://www.leituradelua.com

RUDYNALVA disse...

Eita meninos!
A tag é longa, porém interessante demais, deu para saber muito sobre os gostos literários de vocês.
Mari não gostou do Os Manuscritos do Mar Morto? Gosto do autor e gostei do livro. O bom nos livros é isso, né? Cada um aprecia ou não determinada leitura.
Perguntas interessantes a que fizeram.
cheirinhos
Rudy

milena disse...

Adorei as respostas de vocês. Essa tag é muito boa para descobrir novos blogs.
Já li O Morro dos Ventos Uivantes há um tempo para um trabalho na escola, mas não lembro de muita coisa, pretendo reler. E sempre tive vontade de ler Harry Potter.
Beijos

Devaneios Insignificantes

Jessica Oliveira disse...

Oi,
adorei conhecer um pouco mais de vocês. Assim como a Mari sou completamente apaixonada pelo O Tempo e o Vento. Érico Veríssimo é um dos meus autores favoritos, já quase tudo o que ele escreveu. <33

Bjs!
Books and Movies
www.booksandmovies.com.br/

Criticando por aí - Caroline disse...

Adorei a tag e agradeço muito pela indicação! <3
Me identifiquei com algumas respostas, até mesmo porque Harry Potter foi um dos primeiros livros que eu li na minha vida e sem a menor sombra de dúvida, despertou meu amor pela leitura! Os livros são incríveis e os personagens são únicos! É um mundo único, pra falar a verdade, uma leitura que vou recomendar para sempre pra qualquer pessoa que disser "não tenho gosto pela leitura." Leia Harry Potter e isso muda!

Beijos,
Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

Tsuru~ disse...

Também não costumo deixar leituras pela metade, prefiro sempre terminar mesmo que seja ruim senão fico curiosa pensando no final!

https://vidagourmetblog.wordpress.com/

Coleções literárias disse...

Adorooooo livros físicos, não curto e-book de jeito nenhum.
Adorei as respostas de vocês. Amo essa tag. :D
Beijos

http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

Unknown disse...

"Pode parecer clichê, mas hoje seria muito estranho terminar de ler um livro e não escrever a resenha para postar aqui." Eu entendo completamente o sentimento! hahaha. As vezes é realmente cansativo manter um blog, mas não me vejo longe daqui! rs.

Vocês não leem hot e nem romance, são os que mais leio! Eu sempre me atraio por histórias de amor, sempre mesmo! E engraçado que só na ficção, meu estilo literário preferido estranhamente não imprime muito da minha personalidade. Sou um caso a ser estudado! hahahaha.

Foi bem legal conhecer um pouco mais vocês. Adorei a tag!

Beijos, Fer.
http://viciosemtres.blogspot.com.br/

Daniela disse...

oooi! Tudo bem?
Que tag bacana, dá pra conhecer bastante sobre vocês. haha
Sou muito fã de Harry Potter e adorei ver a menção por aqui.
Eu também prefiro o livro físico. >.<

Pode por favor responder a pesquisa no banner do lado direito do blog? http://biolivros.blogspot.com.br/2015/01/pesquisa-blog-bio-livros.html É importante para nós a opinião de vocês!

BIO-LIVROS e PÁGINA

dsa disse...

Tenho que confessar que gosto bastante dessas TAGS.
já fiz algumas em meu blog, mas já faz tempo que não ativo essa coluna.
Espero ter a chance de voltar novamente com ela.
Adorei todas as suas respostas e quero te dar parabéns pelo selinho, pois o seu blog merece, ainda mais sendo tão bem organizado. Espero passar mais vezes aqui para conferir as suas resenhas. Jah estou te seguindo tá? Ficarei feliz se você vim conhecer o meu cantinho também.

beijinhos

http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

D e s s a disse...

Olá!
Também prefiro os livros físicos. Leio de vez em quando o digital, ou quanto viajo. rsrs
Adorei a tag.
beijos
www.apenasumvicio.com

Elis Culceag disse...

Putz, um spoiler vindo da própria mãe, Mary? Que sacanagem rsrsrs... se bem que a leitura já não tava proveitosa ;) Adorei a Tag!
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

Alessandra Salvia disse...

Olá!
Também sou fã de livros físicos, mas amoooo romances, hahaha
Anotei as dicas no decorrer da TAG! ;)
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Essa tag é muito boa mesmo, e adorei as respostas! Seria magnífico ter o dom de escrever HP, né? haha

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Um Caso Perdido", vem conferir!

Anônimo disse...

Curti a TAG e me identifico com várias coisas...
Principalmente com a opinião da Mari sobre e-book!
Eu, Robô é um livro que tenho muita vontade de ler e ainda vou...

Beijos!
http://hojeediadelivro.blogspot.com.br/

Gabriela CZ disse...

Adoro ver vocês respondendo tags, Mari e Alê. Mais uma vez curti muito as respostas de vocês, e o fato de que Harry Potter praticamente dominou. [rs] Também gosto muito d'A Revolução dos Bichos e pretendo reler algum dia. Agradeço muito por terem indicado o CV para a Tag. Respondemos uma parecida que se chamava 11 coisas, mas como gostei das perguntas que fizeram vou ver com o pessoal pra gente responder. ;)

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá, Alê e Mari.

Algumas TAG's me chamam muito a atenção e essa foi uma delas. Como já mencionado eu gosto muito do conteúdo do Além da Contra Capa e essa Tag em especial me fez conhecer vocês mais um pouco. \o/
Também não gosto de abandonar leituras e prefiro ler o livro físico. Mas a praticidade do ebook vem me conquistando aos poucos. A doida aqui compra físico pra ter na estante e acaba lendo a versão digital.

Beijos.
Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

Emerson Andrade disse...

Oi Ale e Mari!
Gente, você releu Dom Casmurro? Eu abandonei cre KKKKKKKKKK. Pretendo retomar a leitura esse ano. Quero finalizar a leitura e vê minha opinião final do livro. O ruim na verdade não foi nem o enredo, mas sim a linguagem.
Tenho muita vontade de ler Eu, Robo.

Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/

Elisa disse...

É uma tag longa, mas vocês conseguiram deixar o post interessante :)
Uma das minhas metas para esse ano é ler mais clássicos e Grandes Esperanças com certeza entrou para a lista. Fiquei curiosa e fui ler a resenha, haha.
E nunca tinha ouvido falar Joel Dicker, anotei a dica.
The Fat Unicorn

Ana Clara Magalhães disse...

Oi pessoal!

Fiquei muito feliz por vocês terem me indicado! Já estou me programando para responder. Adorei o post, principalmente as perguntas de vocês. Acho que não conseguirei bolar umas tão legais assim.

Beijo!
http://www.roendolivros.com/

Casos Acasos e Livros disse...

Alê, estou igual a você no quesito Harry Potter e Crônicas de Gelo e Fogo. Meu coração está dividido!
E estou doida para ler Austenlândia, haha. :x
Mari, como não querer reler dom Casmurro? *.*
Mas eu sou que nem você, não gosto muito de ler duas vezes. Muito raro.

Beijooos

www.casosacasoselivros.com

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Muito obrigada pela indicação, Alê.
Adorei as respostas de vocês.
Dom Casmurro é um clássico que sou apaixonada e quero sempre devorar.
Quanto ao HP, preciso confessar que nao li a série e não tenho muito interesse em conhecer.

M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

Taís H. disse...

Comecei a pouco ler o blog de vocês, estou adorando...

Mariana disse...

eu adorei a entrevista, mas tenho que concordar que ainda bem que vcs sortearam 11 perguntas pq se não ia ficar enorme! foi muito legal conhecer cada vez o gosto de vcs.

Ah eu tb adoro o HP, acho que tem um valor sentimental, afinal passei vários anos da minha vida acompanhando a saga do bruxinho!
confesso que concordo muito com a a mari (minha xará =) ) eu reluto muito pq as vezes o livro demora, mas agora (graças aos livros virtuais) eu acabo largando...

Lary Zorzenone disse...

Adoro essa TAG. Acho ela uma ótima forma de conhecer um pouco mais do blogueiro. Mesmo que o post fosse ficar gigante, adoraria ter lido as respostas a todas as perguntas que receberam.
Harry Potter é mito e não tem como não citá-lo (pelo menos eu não consigo). Essa é minha série favorita e também são os livros que não me canso de ler (já li a saga umas dez vezes).
Um grande beijo e um ótimo feriado

Vidas em Preto e Branco 

Vitória Pantielly disse...

Oi Alê. Oi Mari :}

Sempre gostei de tags, e mais interessante que essa impossível!
Ah, por favor, não desistam mesmo do blog.. Sei que deve ser complicado ter a disciplina de ler e resenha com toda a rotina do dia a dia, mas acho que quando fazemos o que gostamos vale muito a pena!
Harry Potter está na lista das minha séries favoritas, apesar de ser uma das primeira que eu li e a que me fascina até hoje com o tempo fui acrescentando algumas .. Mari, sou louca para ler a série O tempo e o vento, vivo olhando nas lojas os livros, só não comprei ainda pelo preço ! Alê, adoro um romance, mas confesso que acho os hots um tanto cansativos, não que eu não leia, mas na maioria das vezes pulo quase todas as cenas de de sexo..
Adorei as respostas, principalmente aquelas que envolvem Harry Potter!

Beijos.
http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/

Ágata Bresil disse...

Eu também vejo Harry Potter com um carinho incrível por ter me iniciado no mundo da leitura, mas tenho outros livros pra indicar como preferidos depois dele. E também queria morar na Inglaterra, mais especificamente Hogwarts? Sabe? hahahaha

Adorei as perguntas.

Mil beijos. Tudo Tem Refrão

Nardonio disse...

Eu acho essas tags bem legais, pois, só assim, podemos conhecer um pouco mais sobre vocês e o andamento do blog.
"Harry Potter" é poder e pronto. kkkkkk A saga entraria em três ou quatro perguntas dessas aí. Já dos autores que não poderiam deixar de ler, eu colocaria Agatha Christie.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger