domingo, 13 de dezembro de 2015

RESENHA: Quando você a viu pela última vez?

“Nós éramos mais como peças de um quebra-cabeça, partes diferentes de uma mesma história. Há pessoas assim aonde quer que você vá. Elas são parte do mesmo mistério que você, mas não é possível dizer exatamente como vocês se encaixam juntos. O mundo é um quebra-cabeça, e não podemos montá-lo sozinhos.” (SNICKET, p. 139, 2013)

O jovem Lemony Snicket ainda se encontra no vilarejo de Manchado-pelo-mar na companhia de sua tutora S. Theodora Markson (e ainda sem saber o que o S. significa) quando Chloe, uma jovem e brilhante química, desaparece. Theodora logo encontra uma resposta que a satisfaz, mas Lemony acredita que o terrível vilão Tiro Furado esteja por trás do sequestro da moça. Para tentar descobrir o que aconteceu, ele contará mais uma vez com a ajuda de uma jornalista mirim, de uma dupla de taxistas mirins e de uma menina cujas sobrancelhas parecem pontos de interrogação em uma aventura que lhe permitirá fazer a pergunta errada muitas vezes.

No segundo livro da série "Só Perguntas Erradas" nos encontramos mais uma vez com o adorável Lemony Snicket para acompanhá-lo em mais uma aventura maluca no vilarejo maluco de Manchado-pelo-mar. E bastou ler as primeiras linhas para que eu lembrasse o que havia me cativado em "Quem poderia ser a uma hora dessas?": a voz narrativa de Snicket e seu jeito peculiar e espirituoso de relatar os acontecimentos.

Algumas semanas separam os eventos do primeiro e do segundo livro, por isso a situação em que encontramos Snicket não se diferencia muito daquela em que o vimos pela última vez.

Assim como no primeiro livro, o mistério central é relativamente simples, não contando com muitas reviravoltas, o que não é de se estranhar visto se tratar de uma série juvenil. Inclusive, achei o mistério do desaparecimento de Chloe até mais previsível que o do roubo da estátua da Fera Ressonante, mas isso talvez se dê pela familiaridade que agora tenho com a série e seus personagens, afinal, um detetive mirim não pode ter tantos vilões terríveis em seu caminho e Tiro Furado continua cumprindo bem o papel de vilão misterioso e imprevisível com sua habilidade de imitar todas as vozes e encontrar estratégias para pessoas boas fazerem coisas ruins.

O que me incomodou um pouco foi o caso de Chloe ganhar um foco muito maior do que o panorama geral (que, por sua vez, pouco avança) já que eu esperava que nesse ponto da série já tivéssemos mais respostas sobre a organização a que Lemony pertence e quais são os planos dele ao lado da irmã.

Mas independente das respostas ou do mistério desse livro, a verdade é que o forte da série "Só Perguntas Erradas" são as peculiaridades desse vilarejo que costumava ficar a beira mar (antes de o mar ser drenado) e cuja principal economia era a tinta extraída de polvos assustados. Um lugar onde existem pessoas como a Sra. Faminta (dona do restaurante Faminto's), um mercado de "Comidas Incompletas", um grupo de pessoas que fundou a (provavelmente maligna) "Sociedade Desumana", uma máquina que faz tanto pão quanto café (dependendo do botão que você aperta) e onde a autoridade policial é um casal que passa trocando insultos e leva seu filho endiabrado no banco de trás da viatura fazendo "ió ió ió" para servir como sirene. O forte da série é o carisma de seu protagonista, um adorável detetive (espião?) mirim e sua maneira divertida, inusitada e perspicaz de contar a sua história. Nisso, "Quando você a viu pela última vez?" não deixa a desejar.

Título: Quando você a viu pela última vez? (exemplar cedido pela editora)
Autor: Lemony Snicket
N° de páginas: 265
Editora: Seguinte

28 comentários:

Unknown disse...

Oie,
não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou atenção.
Quem sabe em outro momento.

bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br

Unknown disse...

Oi Mari!
Já li este livro, e adorei... também acho que deveríamos conhecer mais sobre a organização a que o Lemony pertence, mas, se levarmos em conta os livros do Desventuras em Série, só vamos saber disso nos últimos volumes da série! :P Mas a narrativa, a história divertida e os personagens peculiares superam a falta dessas respostas... não vejo a hora de ler o próximo volume!
Abração, adorei a resenha!
Paty Algayer - Mágica Cult

Alessandra Fernandes disse...

Mari, ainda não li nenhum livro desta série, mas gostei do enredo deste. Adoro livros com investigações e este me deixou muito curiosa, parece ser muito bom acompanhar os personagens enquanto solucionam este mistério, além de bem divertido.

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Mari!
Esse livro deve ser um deleite para os mais jovens. Lembro que eu me amarrava em histórias assim.
Beijos
Balaio de Babados || Participe da promoção Natal do Babado

Carla disse...

Estou lendo a séria "Desventuras em série" e, apesar de ela ter sido escrita para um público mais jovem, estou gostando bastante da forma que o Lemony conta a história. Pelo que li da sua resenha esse nova série, os personagens, as reviravoltas, mantém o estilo do autor. Já gostei!

Beijos, Entre Aspas

Sil disse...

Olá, Mari.
Eu já li a série Desventuras em série do autor e adorei o jeito como ele escreve. Sem duvida a escrita dele é um destaque. Essa série eu ainda não me aventurei, mas me chama muito a atenção. Mesmo sendo livros juvenis e não tendo todo o mistério e reviravoltas que tem um livro mais adulto, eu quero ler. Ainda mais se o protagonista é carismático.

Blog Prefácio

Ariane Gisele Reis disse...

Oie Mari =)

Ainda não li nada do Lemony (shame on). Sempre leio ótimas resenhas dos livros dele e morro de curiosidade em conhecer a narrativa dele.

Adorei a resenha!

Beijos;***

Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary

Diane Ramos disse...

Oie...
Essa série parece ser bem bacana mesmo .
Adoro livros com personagens carismáticos :)
Beijos

http://coisasdediane.blogspot.com.br/

nines disse...

Oi, Mari
Não conhecia essa série mas esse livro e o mistério parecem ser bem interessantes, gostei da resenha!
Beijos,

Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

Unknown disse...

Oi, mari. Eu estou lendo bastante suspenses ultimamente, estou gostando muito. Mas, confesso que Quando você a viu pela última vez? não me interessou. Com uma linguagem diferente, nomes de locais e personagens peculiares, o livro me tirou a atenção do mistério envolta de sua trama para estes quesitos. Os personagens não me atraíram, nem em questão física e pior na narrativa. Fico feliz que tenha te agradado!

Leitora Cretina / Mônica disse...

Olá!
Confesso que a história não me atraiu muito, mas a capa dele sim.
Parabéns pela resenha!

Beijão
Leitora Cretina

Bianca Sampaio disse...

Oi Mari!
Tenho vontade de ler essa série do Lemony. Li o primeiro livro de Desventuras em Série e adorei a escrita dele.

Beijos,
Epílogos e Finais

Celly disse...

Oi, Mari! Como você está?
Amei sua resenha. Eu quero muito conhecer esse mundo singular de Lemony Snicket. É aquele tipo de leitura com características nonsense que eu simplesmente amo! Nunca li Desventuras em Série, mas não vejo porque não começar por Só Perguntas Erradas.
A capa é linda, aliás. Muito bem diagramada e com cores fortes que chamam nossa atenção - e eu particularmente adoro isso num livro.
Adorei aqui. Virei mais vezes!

Com carinho,
Celly.
[ me livrando - se livrar nunca foi tão bom! ]

RUDYNALVA disse...

Mari!
Bom quando uma série cumpri o papel a que foi destinado e dá continuidade a um bom enredo.
Esse lance de levar o filho no carro para fazer a sirene é bem hilário e o que passou um tom de comédia no livro....
“Somente quando encontramos o amor, é que descobrimos o que nos faltava na vida.” (John Ruskin)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

Do Prefácio ao Epílogo disse...

Queria tanto ler essa série, parece ser incrível. Quem sabe um dia eu leia? Sua resenha me deixou com vontade.


Beijos,
Natália.
www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Olá, Mari.
Um livro muito diferente do que costumo ler, sem dúvidas. Parece bom, mas bem leve. Provavelmente é excelente para relaxar.
Excelente dica.


Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

Thalita Branco disse...

Olá Mari!
Ainnn não suporto esse autor. Li os 13 livros de As Desventuras em Série e detestei. Minha vontade foi de jogar todos os livros pela janela rs
Bjs

EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

Gabriela CZ disse...

Fiquei com mais vontade de ler essa série, Mari. Apesar dos deslizes parece ser bem divertida. E o quote que você escolheu tem uma certa profundidade. Ótima resenha.

Abraços!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Camila Monteiro disse...

Mas que livro é esse?! hahaha
Achei tão complicado e... Sei lá o que achei, na verdade. Não me atraiu não. Essa dica eu passo.

>> Vida Complicada <<

Patricia disse...

Olá! Não conhecia o livro, mas adoro o Lemony! Li a série Desventuras em Série inteira e me apaixonei pela escrita dele, mesmo achando que a história poderia ser mais rápida em alguns momentos, não sei hahahah
Beijo!
http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

Patrini Viero disse...

Não conhecia a série ainda, mas já me diverti muito com investigadores mirins na minha adolescência, acredito que seria interessante relembrar os velhos tempos. O que eu mais curto na literatura juvenil, e que nesse livro existe de sobra, são exatamente os elementos diferentes e até um tanto quanto cômicos que tanto nos chamam a atenção e nos prendem ao enredo. Creio que os mistérios serem previsíveis se torna um mero detalhe se nos atentarmos para a riqueza do enredo e do próprio mundo que o cerca.

Carlos Magno disse...

Eu li o primeiro livro há um certo tempo e confesso que o achei confuso pra uma obra infantil, mas nada que surpreenda quando se trata de Lemony Snicket (desventuras em série que diga). No mais, tenho curiosidade de seguir a sequencia da série.

Visite: Cantina do Livro

Tony Lucas disse...

Oi, Mari! Tudo bem? Eu tenho muita vontade de ler essa série! A premissa é ótima e as capas dos livros são lindas! Adorei a resenha! :)

Abraço

http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

Carolina Garcia disse...

Oi, Mari!

Seu texto está ótimo, mas não me sinto muito atraída pelas obras de Lemony Snicket. Para ser sincera, até hoje não consegui terminar de ler Desventuras em Série. Achei as histórias tão parecidas que começaram a me cansar um pouco aí parei no volume 5 ou 6 - não lembro bem. =/

Espero finalizar essa coleção primeiro antes me aventurar em outros títulos do autor.

Bjs

livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

Gustavo Gouveia disse...

Eu gostei muito da sua resenha, mostrou muito bem a historia do livro. Eu não conhecia a serie, o autor ja conhecia pela serie Desventuras em Serie. Parece suficientemente bom o livro e parece que satisfaz o leitor :3

www.cidadedosleitores.blogspot.com

Unknown disse...

Não conhecia o livro e nem o autor e pra ser bem sincera não consegui me interessar :/

Unknown disse...

Oi!
Não conhecia a historia mas com certeza pela resenha deu para ver o quanto o livro e cativante e engraçado, com ótimos personagens e um enredo interessante !!

Unknown disse...

Interessante a história, não conhecia essa série. Toda vez que leio uma resenha aqui me pego pesquisando mais sobre os livros resenhados. A história não chamou minha atenção, então minha disposição para lê-la é quase 0. Melhor nem me atrever a começar:(

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger