Um grupo de alunos de ensino médio e um deles acaba morto. A premissa não é exatamente original, mas pode render uma ótima história quando bem executada. Quando a prova cedida antecipadamente pela Editora Galera Record chegou para nós, foi com esse pensamento que dei uma chance à leitura e, por sorte, Karen M. McManus soube executar muito bem a premissa em “Um de nós está mentindo”.
No colégio, todo mundo conhece Simon, especialmente porque a maioria já teve o azar de ter seus segredos revelados no aplicativo “Falando Nisso”, criado e editado por ele. Bronwyn é a nerd que sonha com as maiores universidades; Addy, a menina popular por ser namorada de um atleta popular; Cooper, outro dos atletas populares, que coleciona olhares de recrutadores de times de baseball; e Nate é o bad boy que está em liberdade condicional por ser pego traficando drogas. Os cinco estão longe de formar um grupo de amigos, mas se encontram um dia na detenção tendo certeza de que foram falsamente incriminados. Mas durante a detenção algo terrível acontece: Simon morre devido a uma reação alérgica (algo que todos na escola sabiam que ele tinha). Imediatamente, os quatro se tornam suspeitos e suas vidas viram de cabeça para baixo.
A história é narrada intercalando os pontos de vista de Bronwyn, Cooper, Nate e Addy e não demora para percebermos que há mais camadas nesses personagens do que julgamos à primeira vista. Conforme conhecemos suas relações familiares, seus segredos e a maneira como lidam com toda a tragédia, vamos aos poucos nos importando com eles (algo, de certa forma, angustiante já que um deles pode ser um assassino).
É claro que existem os velhos clichês das histórias de adolescentes, mas ao invés de fugir deles, McManus os abraça e extrai o melhor que podem oferecer, manipulando bem os estereótipos. Addy acaba se tornando aquela menina com quem você quer fazer amizade apenas para poder aconselhá-la; Nate é aquele de quem você sabe que deve ficar longe, mas talvez tudo o que ele precisa é que alguém não pense isso sobre ele; Cooper é aquele que quer fazer a coisa certa, mas não sabe escolher o que é mais importante; e Bronwyn se mostra forte e determinada quando necessário.
É claro que existem os velhos clichês das histórias de adolescentes, mas ao invés de fugir deles, McManus os abraça e extrai o melhor que podem oferecer, manipulando bem os estereótipos. Addy acaba se tornando aquela menina com quem você quer fazer amizade apenas para poder aconselhá-la; Nate é aquele de quem você sabe que deve ficar longe, mas talvez tudo o que ele precisa é que alguém não pense isso sobre ele; Cooper é aquele que quer fazer a coisa certa, mas não sabe escolher o que é mais importante; e Bronwyn se mostra forte e determinada quando necessário.
“Algumas pessoas são tóxicas demais para viver. Simplesmente são.” (McMANUS, 2018, p. 103)
Em meio a tudo isso, o desfecho se revela criativo e bastante satisfatório. Eu devo confessar que fiquei surpresa com a resolução do caso da morte de Simon e que a ideia jamais havia passado pela minha cabeça, embora todas as pistas estivessem ali para serem captadas. Esse foi outro ponto em que a autora me ganhou, pois eu adoro quando um autor consegue me fazer dizer: “Estava ali o tempo todo! Como é que eu não percebi?”
A narrativa é fluida e envolvente, tanto que li o livro em apenas dois dias. Eu poderia dizer que as vozes narrativas dos personagens deveriam ser mais diferentes entre si, mas “Um de nós está mentindo” não é o tipo de livro que se lê para encontrar um grande texto e sim um bom entretenimento e esse papel ele cumpre muito bem.
Mesmo se tratando de uma história de assassinato não é só de suspense que se faz “Um de nós está mentindo”. Há ainda espaço para romance e para pensarmos sobre o quanto o que as pessoas esperam de nós é responsável por aquilo que fazemos e nos tornamos.
Usando de “lugares comuns” totalmente a seu favor, Karen M. McManus cria uma história que não vai virar a sua cabeça, mas que sabe fisgar desde as primeiras páginas e manter o leitor cada vez mais interessado e cativado. Uma deliciosa e viciante surpresa.
O lançamento do livro está previsto para fevereiro.
O lançamento do livro está previsto para fevereiro.
Autora: Karen M. McManus
N° de páginas: 384
Editora: Galera Record
Prova cedida pela editora
Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.
Editora: Galera Record
Prova cedida pela editora
Compre: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.
20 comentários:
Olá, em meio a tantos clichês sobre o plot "mortes misteriosas", Um de Nós Está Mentindo consegue surpreender o leitor, desafiando-o a juntar as peças do quebra cabeça e formular várias teorias. Beijos.
Mari!
Sou aficcionada por livros policiais.
Saber que as personagens são bem construídas, que o livro é dividido em partes, onde podemos conhecer os envolvidos, bem como os investigadores e ainda uma narrativa leve e rápida, já me conquistou.
E o que achei mais diferente, é porque é em ambiente estudantil, porque nos leva a pensar: qual dos estudantes cometeu o crime?
Confesso que fiquei bem intrigada e instigada para poder fazer a leitura.
Desejo um ótimo domingo!
“Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!
Oiii Mari
O desfecho desse livro me surpreendeu bastante porque apesar de todos os clichês ao longo da trama a autora vai se distanciando aos poucos do óbvio e consegue surpreender a gente. Achei a narrativa da McManus bastante ágil também, prende o leitor. Gostei muito da história.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, Mari.
Quando vi esse livro sendo divulgado na página da editora eu já quis ler ele. A sinopse é muito interessante e lembra bastante PLL. E agora lendo sua resenha e vendo sua opinião principalmente sobre o final, fiquei ainda mais interessada. Porque se você que está acostumada a ler livros assim se surpreendeu com o final é porque deve ser bom mesmo.
Prefácio
Oi Mari,
Estou mega ansiosa para ler esse livro.
Ainda mais depois dessa resenha, tem espaço para romance e reflexão? Gostei!!!! Quero comprar assim que lançar!
beijos
estante-da-ale.blogspot.com.br
Oi Mari! Tudo bom?
Eu tô tão ansiosa por esse livro que a ansiedade me deixa KJASFUOASBOAGB. Parece o tipo de história que, apesar da premissa mais complexa, acaba sendo simples e excelente por isso. Gosto de tramas que mexam com sentimentos, que deixam a gente refletindo por tudo que os personagens passaram.
Tá no meu carrinho pra próxima compra! Adorei sua resenha!
Beijos,
Denise Flaibam.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi, Mari!
Esse livro tem um burburinho desde que saiu na gringa, mas eu tenho zero vontades de ler :(
Beijos
Balaio de Babados
Oi, Mari. Eu quero muito ler essa obra! Desde que chegou aqui e todo mundo está falando, eu estou com essa vontade de ler, ainda mais porque se passa no colegial, e eu adoro histórias com esse fundo. Tomara que eu goste tanto quanto você.
Beijos!
http://www.suddenlythings.com
Não conhecia o livro, apesar de thrillers/suspense não serem bem o meu género, segundo a sua resenha junta mais que esse género e a ideia parece ter sido bem executada, acho que ia gostar dele =)
MRS. MARGOT
Oii Mari, eu quero muito ler esse livro, desde quando vi o lançamento dele no Brasil, amo quando a autora consegue nos prender na história, com certeza vou gostar desse livro.
-Beijos,Carol!
http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/
Oi! Estou acompanhando as divulgações do livro e não sabia que o enredo era esse. É uma história colegial,mas com certeza quando tem uma morte envolvida no caso, tudo muda de figura. Os alunos não me parece os vilões, mas a autora sabe nos fazer sair do óbvio e surpreender conforme a história vai acabando. Espero ler um dia. Bjos <3
Click Literário
Nossa, não conhecia esse livro. Gostei muito da sua resenha e fiquei interessada na leitura :D
https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Que saudades de ler as resenhas daqui, Mari! Quero ver se aos poucos vou conferindo o que perdi.
Enfim, quando fui atualizar meu Skoob vi anúncio desse livro mas não me interessei muito a princípio. Porém, agora vejo que pode ser uma boa pedida. Ótima resenha.
Beijos,
Gabi
Oie,
Esse livro está bombando. Quero muito ler.
https://submundosliterarios.blogspot.com.br/
Eu fiquei muito interessado em ler esse livro desde que eu vi a divulgação dele numa fanpage de um blog dos Estados Unidos e de certa forma Esse livro me lembrou muito a história de the breakfast Club a história de cinco alunos preso na Detenção confessa que até parece a história do filme
Oi Mari,
Já estava doida para ler esse livro e agora fiquei ainda mais ansiosa. Eu adoro investigativos e uma trama que soa tão bem desenvolvida, não dá pra deixar escapar. Muito curiosa sobre o que aconteceu com Simon!
bjs
Nana - Canto Cultzíneo
Oi, Mari!
Gosto bastante de livros de entretenimento que instigam nossa curiosidade e nos surpreendem em algum momento. A história parece ter sido bem elaborada, com personagens interessantes.
Adorei a resenha!
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Nossa, quero muitooo ler esse livro!!
Blog Entrelinhas
Não é do meu gênero, mas gostei muito da sua resenha.
Deu pra ver que é um livro bem escrito, bem explorado e com bastante reviravoltas.
Apesar de ser um romance adolescente, aparentou-me ter várias questões reflexivas e importantes.
Já quero!
bjsss
Oi, Mari!!
Já estou mega curiosa para ler esse livro. Amei a premissa e sem dúvida só o título já chama bastante a atenção!! Amo livros que tenham reviravoltas e quem foi que mato e por que.
Bjos
Postar um comentário