quinta-feira, 9 de agosto de 2018

RESENHA: Leve-me com você

Leve-me com você Catherine Ryan Hyde
August planejava fazer uma road trip por reservas naturais para deixar cinzas do seu filho, que morreu em um acidente. O que ele não esperava é que seu caminho iria cruzar com duas crianças, Seth e Henry, e como sua vida seria impactada pelo convívio com os garotos. 

A narrativa da autora é bastante envolvente, de modo que a leitura flui com rapidez. Entretanto, admito que em algumas passagens, especialmente nos momentos em que os personagens estavam em meio a natureza, a autora exagerou no uso de descrições. 

Os personagens são bem desenvolvidos e a relação entre eles é muito natural. Apesar da improbabilidade que os reuniu, percebemos que as crianças não apenas precisam de uma figura paterna, mas o próprio August precisava deste contato para superar a perda do filho. Para mim, o destaque vai para Henry, personagem que ganha menos espaço na trama, mas que me pareceu o mais cativante, curiosamente. 

O livro aborda diversos temas, como redenção, amadurecimento, solidão, amizade, superação, injustiça, luto, perdão, recomeços, e muitos outros. Apesar desses assuntos serem pesados e complexos, a autora teve bastante sensibilidade ao abordá-los

“O que você sente é o que você sente, e, por mais que pense que devia sentir outras coisas, não pode mudar seus sentimentos. Tem coisas na vida que podemos mudar e outras que não.” (HYDE, 2018, p. 158)

O alcoolismo é outro tema abordado ao longo do livro, tendo afetado os três personagens de formas diferentes e profundas. Porém, me pareceu que a autora pesou a mão, forçando o assunto inúmeras vezes na trama, de modo que me deixou com o gosto de ser mais uma lição de moral do que uma reflexão. Além disso, fica claro que o assunto era algo pessoal para a escritora e pesquisando sobre sua vida descobri que ela de fato enfrentou tal problema.

Durante a road trip, fiquei com a impressão que não ocorrem muitos eventos. A viagem em si parece não ter muita importância para a estória, pois basicamente vemos os personagens indo de um ponto a outro. E muitas das situações que ocorrem na viagem servem para trazer à tona a discussão sobre o alcoolismo.  

A última parte do livro me surpreendeu bastante, pois a autora seguiu um rumo inesperado. É neste momento que conseguimos ver o impacto que os personagens causaram na vida uns dos outros. Entretanto, o desfecho em si não empolgou muito, visto que deu a impressão de ficar no lugar comum. 

Leve-me com você foi uma boa leitura, que conta com personagens interessantes e reflexões profundas. Apesar de ter batido desnecessariamente na mesma tecla, a autora consegue encantar o leitor e prender sua atenção do início ao fim.

Título: Leve-me com você
Autora: Catherine Ryan Hyde
N.º de páginas: 331
Editora: DarkSide Books
Exemplar cedido pela editora

Comprar: Amazon
Gostou da resenha? Então compre o livro pelo link acima. Assim você ajuda o Além da Contracapa com uma pequena comissão.

11 comentários:

Alice Duarte disse...

Oiii Alê

Eu adoro livros sobre road trip, eles geralmente são mais profundos do que parece e os personagens evoluem muito. Gostei dessa obra, principalmente ao tratar sobre tantos temas de uma maneira que parece ser agradável e ao mesmo tempo necessária. Vai pra lista com certeza.

Beijo

www.derepentenoultimolivro.com

Ludyanne Carvalho disse...

Esse livro está na minha lista de desejados.
Gostei da resenha, vi muitos comentários positivos sobre esse livro, mas é a primeira vez que leio com mais detalhes.
O abuso da descrição pode ser um pouco cansativo, mas acho que vou gostar dessa história.
E pelo visto será uma história que vai mexer comigo.

Beijos

Gabriela CZ disse...

Vai pra lista, Alê. Mesmo com alguns pontos negativos, me parece um livro que eu gostaria bastante. Ótima resenha.

Beijos!

Camila Faria disse...

Gostei da indicação. A história me parece ser bem introspectiva e delicada, acho que eu iria gostar. Um abraço!

Não Me Mande Flores

RUDYNALVA disse...

Alê!
Não tem como um livro que abosda essa gama de assuntos: "redenção, amadurecimento, solidão, amizade, superação, injustiça, luto, perdão, recomeços, e outros" ser um livro ruim, embora como falou, a autora exagerou nas descrições, mas até gosto dos detalhes, sabia?
cheirinhos
Rudy

Hemely disse...

Oi Alê!
Esse livro me chamou muito a atenção por conta da capa! Como sempre as edições da Dark sabem como ser sensacionais. Recentemente li uma resenha sobre ele que me empolgou demais, a premissa dele é incrível. Espero que seja tudo o que estou esperando! Beijos

Nicole Longhi disse...

Essa capa ficou linda, a Darkside sempre arrasa.
Eu imaginava uma trama completamente diferente, mas amei essa premissa.
Gosto bastante de descrições mas acho que quando em exagero acabam deixando o livro mais lento.
Adorei a resenha.

beijinhos
She is a Bookaholic

Ana Paula Santos Moreira disse...

Tudo o que é abordado no livro é para mexer com os sentimentos de qualquer leitor. Não é o tipo de livro que leio com frequência, porém tenho interesse por essa leitura, acho que vai ser emocionante.

Carolina Santos disse...

Concordo com você quando você mencionou a respeito de que o livro tomava um rumo completamente diferente do que o esperado no final eu realmente não superei a reviravolta da história e sinceramente fiquei bem decepcionada

Luana Martins disse...

Olá, Alê
A Darkside sempre dá um show nas edições, essa capa é linda.
Este livro esta entre os meus desejados, espero ter chance em breve de ler em breve.
Como o livro não fez da viagem de August ser abordado com profundidade penso que mesmo com esse ponto negativo vale muito a leitura do mesmo.
Beijos!

Ana I. J. Mercury disse...

Oi Alê,
ai quero muitoooooo esse livro!
Achei a premissa muito tocante, e pela sua resenha deu pra ver o quanto os personagens estão doloridos, acabados e precisam recomeçar e se ajudarem.
Parece ter bastante reflexão e momentos de emoção.
Quero muito!
bjs

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger