terça-feira, 16 de julho de 2013

RESENHA: Os Crimes ABC

“— Quem é você? Você é da polícia?
— Eu sou melhor do que a polícia. — disse Poirot. Disso isso sem arrogância consciente. Para ele, tratava-se de um simples fato.” (CHRISTIE, 2011, p. 87).

***

Faz algum tempo que tinha acrescentado Os Crimes ABC a minha lista de livros desejados, mas sempre que fazia compras online, o livro estava indisponível. Acabei adquirindo-o na 26ª Feira do Livro de Passo Fundo, e embora tenha pagado caro pelo mesmo, ele valeu cada real investido.

Um serial killer está a solta na Inglaterra e suas vítimas são mortas em ordem alfabética. A primeira vítima, Alice Ascher, é assassinada em Andover; por sua vez Bety Barnard é morta em Bexhill; enquanto Carmichael Clark é assassinado em Churston. Além de ter esta estranha fixação pelo alfabeto, o homicida desafia Poirot a impedi-lo de cometer os crimes, informando-lhe por cartas, os dias de cada assassinato.

Este é apenas mais um livro simplesmente perfeito da Dama do Crime, especialmente para aqueles que apreciam uma boa caçada humana. Em Os Crimes ABC Agatha Christie mais uma vez demonstra sua genialidade, montando uma trama repleta de desdobramentos, mas que se concatenam impecavelmente ao final.

A obra possui uma narrativa fluída e em poucos capítulos envolve o leitor. Falar que o final de um livro de Agatha Christie é surpreendente pode soar redundante, mas este livro realmente me surpreendeu (creio que apenas não ganha de clássicos como Assassinato de Roger Acroyd e O Caso dos Dez Negrinhos).

O que mais me chamou a atenção foi o protagonista, o inesquecível Hercule Poirot. Não sei se é por estar mais familiarizado com o personagem após a leitura de outros livros, mas algumas frases e atitudes do detetive belga soavam tão típicas, tão características, que me impressionei com a construção do personagem.

Se você nunca leu Agatha Christie, este é um excelente livro para ser introduzido ao mundo da Dama do Crime. Se você já conhece a obra da autora, sei que não preciso dizer mais nada.

Título: Os Crimes ABC
Autora: Agatha Christie
N.º de páginas: 248
Editora: L&PM

20 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Ainda não li nada da autora, mas minha avó já era super fã dela! Acho que vale a pensa realmente.
A construção do lendário Poirot, o desenvolvimento da trama, a resolução de casos e mistérios.. tudo muito bem feito, prendendo o leitor do início ao fim. É isto o que espero dos livros da Agatha!
bjs
Gfc: Ana Paula Barreto

Unknown disse...

Eu simplesmente amo Agatha Christie! Tenho uma pequena (pequena mesmo, rsrs) coleção dela em casa, e nunca li livros tão rápido como lia os dela. Hercule Poirot também é incrível - embora eu ache que não chegue aos pés do grande Sherlock Holmes, hehe - e a vantagem dele é que os crimes da Christie são os mais bem construídos da literatura.
Ainda não li esse livro aí, mas fiquei com vontade de ler, a resenha ficou ótima!

Abraços!

http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

Lucas Kammer Orsi disse...

Já li Os crimes ABC, e se tornou um dos meus favoritos da autora. Eu amei o livro! Cheio de surpresas, reviravoltas, algo bem no estilo Agatha Christie! E Hercule Poirot estava demais, como sempre! :)

Abraço
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br

Paloma Viricio disse...

Gostei da resenha! Quero muitooo ler um livro da Ágatha! Parecem ser maravilhosos.
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

Gabriela CZ disse...

Quero muito ler algo da Agatha, e esse já estava na minha lista. Bom saber que é uma boa opção para me introduzir no mundo de Christie. :)

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Ainda não li nada da Agatha e amei a resenha!!!
Minha super me recomendou a autora, mas ainda não consegui nenhum livro dela, espero ler em breve, ela parece uma autora maravilhosa!!!

Naty disse...

Eu tenho tanto amor por essa autora! Esse é com certeza um dos melhores dela, como li a muito tempo só lembro superficialmente, mas lendo sua resenha me deu uma vontade louca de reler.

Rodrigo disse...

Realmente esse livro vale muito a pena mesmo! Gostei bastante do que li na sua resenha. Acho que é uma das que eu mais fiquei curioso sabia? Gostei da ideia, quer dizer: Adorei! Deve ser muito bom ler isso e ver o Poirot recebendo as cartas dos crimes para ele impedir e ainda tudo isso em ordem alfabetica. Gostei bastante mesmo. Fiquei curiosissimo.

Bruna disse...

Olá
Gostei muito da sua resenha.
Nunca li nada da autora mas ando morrendooo de vontade! Quem sabe eu não começo por esse?!
Beijos

cocacolaecupcake.blogspot.com.br

Gabriella Alvim disse...

Nunca li nada da autora e fiquei mega empolgada com esse livro. Parece ser muito bom! Pena que é complicado de encontrá-lo.
Procurarei por ele e acrescentarei na minha lista de leitura com toda certeza!
Adorei a resenha

Alessandra disse...

Acredita que eu nunca li livros da Agatha, apesar dela ser super famosa no gênero que eu curto? Oo
E o mais impressionante é que tenho 4 livros dela na prateleira.

Infelizmente não vou começar por este livro,pq estou contendo gastos e preciso criar vergonha na cara e ler um dos 4 que já tenho. hahaha
Mas fiquei mais empolgada e vou parar de adiar a leitura.


Seg: Lê

Pam disse...

Apesar de ter 3 livros da Agatha.. nao li nenhum ainda...
#Nãomebata! rs
Sei q ela é um maximo entao é total falta d vergonha da minha cara nao ter lido ainda...rs
Adorei sua resenha e me deixou mais curiosa e me sentindo idota por nao ter lido nada dela ainda..rs

bjinhos
Pam
Meus Livros Preciosos

Unknown disse...

Não conhecia esse da Ágatha.
Curto muito Poirot, é um personagem e tanto!

GFC: Gladys.

Nardonio disse...

Realmente os finais dos livros da Agatha são fora de série. Até agora, o mais engenhoso que achei foi o do "Assassinato no Expresso do Oriente", pois ainda não li esses dois que você citou. E o que esperar do Hercule?!?! Sempre o melhor dos melhor.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Ju disse...

Agatha Christie é perfeita. Completamente perfeita. Esse ainda não li, vou procurar. Meu preferido ainda é O Caso dos Dez Negrinhos, que foi também o primeiro que li. Sempre me surpreendo com o final, sempre me sinto uma idiota ao ler as explicações e ver que tudo faz total sentido e que fui uma incompetente por não ter descoberto o culpado! hahaha... Mas a Agatha pode me fazer sentir assim.

GFC: Ju

Unknown disse...

O unico livro que eu li da Agatha foi Um corpo na biblioteca, adorei o enredo da historia, fiquei bem curiosa pra ler esse livro. Ja vou colocar na lisa e procurar na biblioteca.

Jessica Lisboa.

Ygo Maia disse...

Os livros dela são sensacionais. Já desisti de tentar adivinhar os finais. Agora eu prefiro apenas curtir a leitura e a genialidade com que ela tece a narrativa. Incrível! Li esse livro em 2 dias. Ótimo!
http://ymaia.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Eu nunca li nada dessa autora, mas uma amiga gosta tanto dela (especialmente desse livro) que decidi comprá-lo. Ainda não tive tempo de ler, mas que bom que esse seja um bom título pra começar a ler a escrita dela. Na livraria daqui tem uma banquinha só com livros dela, em edição pocket, é uma fofura! <3

Beijos,
literarizei.blogspot.com

Unknown disse...

Já li o livro e tornou-se o meu livro favorito.

Unknown disse...

Já li esse livro dá Agatha Christie, é sensacional esse livro!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger