José Saramago é um dos mais importantes nomes da Literatura Portuguesa. Algumas características marcantes de sua obra são o uso de pontuação não tradicional e diálogos inseridos nos próprios parágrafos, sem travessão, o que faz com que seu estilo lembre o chamado Fluxo de Consciência, no qual o que o personagem pensa, lembra e fala se misturam, afinal, a narrativa tende a ser um reflexo do seu raciocínio. Um dos autores mais adeptos do Fluxo de Consciência é…
...William Faulkner que não só foi escritor como também roteirista, sendo responsável por clássicos do cinema americano como “À Beira do Abismo” (com Lauren Bacall e Humphrey Bogart), e ter tido alguns de seus próprios livros adaptados como “O Mercador de Almas” e “A Fúria do Destino”. Seus livros são considerados desafiadores pois não raro usam de múltiplos pontos de vista simultaneamente e fazem bruscas interrupções narrativas. Sendo adepto a esse estilo, não espanta que certa vez Faulkner tenha acusado…
...um dos maiores escritores americanos por “não fazer os leitores procurarem o dicionário”. O autor em questão era Ernest Hemingway, conhecido – ao oposto de Faulkner – pelo caráter minimalista de seu texto (que usa poucos adjetivos e frases curtas e diretas) e por abordar temas como a guerra, o que pode ser visto em livros como “Adeus às Armas” e “Por quem os sinos dobram?” (considerado um de seus melhores livros). A guerra também é tema recorrente da obra de…
...Patrick Modiano que explora as consequências do conflito na vida de seus personagens que quase sempre estão em busca de algo perdido no passado. Modiano é francês, assim como…
...Jean Paul Sartre, filósofo e escritor existencialista, que durante muitos anos foi amigo do também filósofo…
...Jean Paul Sartre, filósofo e escritor existencialista, que durante muitos anos foi amigo do também filósofo…
...Albert Camus, cujos ideais eram semelhantes, até que Camus publicou “O Homem Revoltado” livro que se distanciava do ideal comunista. Camus também é o autor de “A Peste” (considerado sua obra-prima) no qual uma cidade na Argélia é contaminada por uma peste que dizima a população. Uma população contaminada também é o tema de “Ensaio sobre a cegueira”, obra mais importante de José Saramago.
28 comentários:
Eu nunca me interessei muito pelos autores dos livros mas acho que vou prestar mais atenção porque do jeito que vcs colocaram ficou muito legal parabéns
Quando eu me interesso por um livro de tal autor (a), eu sempre procuro saber se o mesmo já tem outros livros lançados! Eu adorei esse post, por fazer com que eu conheça grandes autores que eu ainda não conhecia!
Olá Mariana,
Gostei demais desse post, gosto de alguns autores como o Saramago e Ernest Hemingway, apesar de não ter lido nenhum deles ainda, mas parabéns pelo excelente post...bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Vivendo e aprendendo com suas conexões, Mari. Coincidentemente ou não, há poucos dias li um livro com essa estrutura de Fluxo de Consciência. Foi o primeiro que li nesse formato e achei bem interessante. Dos escritores citados o que mais tenho vontade de conferir é Hemingway. Ótima conexão.
Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
Olá, Mari.
Adoro essa coluna de vocês, de verdade. *O* Descubro tanta coisa boa.
Eu adoro o estilo de Ernest Hemingway. Ele consegue ser simples e profundo ao mesmo tempo.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Adorei o post, não sabia das ligações entre esses escritores e embora eu não tenha lido nenhum de seus livros ainda, pretendo começar assim que possível Ensaio sobre a Cegueira, diante de tantos comentários positivos que ouvi.
Além de todas essas conexões, ainda rolou uma extra. E nada mais, nada menos, do que serem premiados com o maior reconhecimento da Literatura Mundial.
Desses autores, o que mais me chama a atenção em ler é o Saramago, mas tenho receio de não me adaptar ao seu estilo narrativo. Mas um dia vou ter que me arriscar.
Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom
Olá, Mari.
Postagem perfeita e super educativa. Aprendi um monte de coisa, pois, não conhecia a maioria deles. Parabéns!
Blog Prefácio
Oi, Mari :) Td bem ? ^^
Nossa, não sabia que o José Saramago tinha ganho prêmio nobel de literatura. Isso é mto legal *-* Amei o post, bastante informação.
Bjinhos ^^
~Dan
http://bookdan.blogspot.com
Oi, Mari!
Que post maravilhoso! Adorei.
Conheço quase todos os escritores. Adorei toda a conexão feita entre eles. Muito bacana. Fiquei interessado por algumas das obras citadas como A Peste; parece ser um bom livro.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Oi, Mariana! Tudo bem? Eu adoro essas conexões que vocês trazem aqui para nós. Dos autores de hoje, eu infelizmente não li nada de nenhum, mas pretendo ler algo de José Saramago e Ernest Hemingway! :)
Abraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Oi Mari, tudo bem?
Tirando o Saramago, confesso que não conheço os demais autores. Mas adorei essa sua coluna do blog!
Como você conseguiu fazer todas essas conexões? ADOREI, apenas :O
Um abraço,
winterbird.com.br
Eu adoro esse post de conexões, e gostei bastante desse também! Confesso que não conhecia a maioria dos autores, só conheço o José Saramago, mas ainda não li nenhum livro dele :/
Beijos!
Oi Mari!
Não li nada desses autores, só conheco o José Saramago e pretendo ler algo dele em breve.
Adorei o post!
Beijos!
Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com.br/
Oi Mariana!
Gostei muito de conhecer mais sobre estes autores, ótimo post. :)
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Que post legal Mari!
Adorei saber mais sobre estes incríveis autores e até conhecer 2 que eu não conhecia, Modiano e Camus.
Já estou seguindo o blog, adorei ele!
beijinhos
www.wonderbooksdaalice.com
Mari... Eu admiro a perspicácia desta postagem, parabéns.
E não aguento ouvir sobre o livro Ensaio sobre a cegueira do José Saramago, preciso muito ler este livro.
Beijos e um ótimo domingo.
http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/06/tag-bate-papo-literario.html#more
Oi Mari!
Fiquei boba com as conexões :O Adorei!
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Oi, o post ficou muito legal. Confesso que não conhecia a maioria dos autores, mas foi bem interessante conhecê-los e talvez leia algum livro deles. Bjus.
Olá, tudo bem?
Adorei a maneira como falaram do Saramago, ele tem uma escrita bem peculiar não é mesmo? hahaha Não costumo ler muitos livros dele, mas os poucos que lé adorei ^^
Beijinhosss
4 You Books Mania
Olá!
Achei bem criativo a relação estabelecida entre cada autor.
Ainda não li nenhum livro desses autores, mas conheço alguns deles e suas obras, como José Saramago, Ernest Hemingway, Patrick Modiano e Jean Paul Sartre.
O único que já foi Albert Camus, desses citados, que gostei muitoooo dele!!
Sua escrita é maravilhosa e as ideias fantásticas.
Quero muito ler Saramago, acredita, não li nada dele ainda! rs
bjos
Mari, adoro o Conexões!
Você arrasa criando eles.
E, gente, olha que autores maravilhosos. *.*
Não sabia que todos eles tinham ganhado Nobel de Literatura.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Que post diferente e criativo. Desses autores citados só conhecia Saramago, Sartre e Hemingway, mas apenas li livros do primeiro.
Ensaio sobre a cegueira de José Saramago está na minha lista de desejados, com certeza.
Tem vários livros do autor que eu quero ler, mas este é o que eu mais quero comprar.
Nossa, adorei essas conexões, porque nunca reparo sozinha nessas coisas, então gosto de ler para perceber esses detalhes. Saramago foi o único que li e gosto muito dos livros dele.
Cara isso sim é um post informativo viu. não conhecia nenhum dos autores, pelo menos não que eu lembre. E agora fiquei querendo ler os livros deles. Principalmente do primeiro já que sua pontuação não é tradicional. fiquei bem curiosa quanto a isso.
Postar um comentário