quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Quando o "grande talvez" se torna um "com certeza"


Livros são construídos de capítulo em capítulo. São eles os degraus que nos levam ao topo, as partes de um todo que nos conta uma história. Cada capítulo tem a sua missão. Alguns apenas colocam a história em movimento, levam os personagens de ponto A ao ponto B. Outros se encerram com grandes revelações e nos deixam ansiosos para o capítulo seguinte. Mas o fato é que toda estória tem seu capítulo final. E esse é o último capítulo do Além da Contracapa. 

Foram 8 anos, mais resenhas e colunas do que saberíamos numerar. Uma experiência que nos ensinou muito e que de alguma forma fez com que o nosso amor pelos livros crescesse ainda mais. O Além da Contracapa não era algo fazíamos. Era parte de nós. Dos nossos dias. Algo que fez com que o nosso olhar durante a leitura mudasse porque, a partir do momento em que o blog surgiu, uma leitura já não era apenas uma leitura. Uma resenha já estava ali e precisávamos encontrá-la.

Porém, de uns tempos para cá, manter o blog da forma que considerávamos ideal estava se tornando um desafio. Nos últimos anos, nosso ritmo de leitura diminuiu em razão do trabalho e de outros compromissos, de forma que já não estávamos mais conseguindo manter a regularidade das postagens de resenhas e colunas. Há uma regra para isso? Não. Mas existem os padrões que nós estabelecemos para o Além da Contracapa. Desde que começamos o blog, sempre demos o máximo e nunca nos contentamos em fazer os posts apenas por fazer, pois sabíamos que o Além da Contracapa merecia o nosso melhor. E parte disso é aceitar que este nível de comprometimento não está mais sendo possível e que o momento de dizer adeus chegou. Afinal, todo leitor sabe que há capítulos em que alguns personagens precisam ser deixados de lado para que a história evolua. O Além da Contracapa é um lindo personagem da nossa história, mas neste momento ele dá espaço a outros.

Quando começamos o Além da Contracapa, o nome surgiu como um propósito: ir sempre além, sermos críticos, nos aprofundarmos em cada resenha, cada post. Esse desafio fez de nós leitores melhores e, independente de estarmos postando aqui ou não, temos certeza que cada uma das nossas futuras leituras trará o gostinho do que o Além da Contracapa foi nas nossas vidas. É exatamente por isso que este não é o fim do blog, mas apenas o encerramento das atividades. O acervo que construímos continuará aqui, com todo o nosso orgulho. Mas não apenas isso: temos certeza que o blog continuará presente, não apenas em nossas vidas, mas também nas de vocês.

Porque vocês foram parte disso tudo e agradecemos de coração a cada leitor que passou por aqui nesses oito anos. Alguns nos acompanham de longa data, são ativos e presentes, outros tantos surgiram a cada dia. Quando começamos o blog, nos questionávamos se alguém iria ler nosso conteúdo ou se ficaríamos “falando sozinhos”. Naquele momento, o Além da Contracapa era o nosso "grande talvez". Mas os comentários de vocês vieram para mostrar que não estávamos sozinhos. Eles foram a extensão do diálogo que iniciamos ao publicarmos cada post. Fica aqui o nosso muito obrigado por tantas boas conversas.

Disse alguém certa vez: sabemos que uma nova fase é bem-vinda quando temos certeza que aproveitamos ao máximo tudo que a fase anterior tinha para oferecer. E se temos certeza de algo é que aproveitamos ao máximo esses oito anos. Crescemos como leitores e como pessoas ao longo de cada um deles, nos apaixonamos por esse espaço e nos orgulhamos de cada conquista. Sim, é hora de dizer adeus. Mas dizemos adeus com um sorriso no rosto e com a sensação de missão cumprida! Hoje, o nosso "grande talvez" não é mais uma mera possibilidade e quando alguém nos perguntar se a aventura deu certo, nossa resposta vai ser um sonoro: "com certeza". 

Mas antes do capítulo final, temos uma jornada de algumas semanas pela frente. Quantas? Não vamos dizer. Mas nos comprometemos a publicar os conteúdos que já estavam prontos e também as resenhas dos livros que solicitamos às nossas editoras parceiras. Daqui para a frente, cada post terá o gostinho da despedida, mas também terá todo o DNA do Além da Contracapa. Contamos com a participação de vocês para fazer desses os melhores capítulos de toda essa estória que escrevemos em conjunto.


10 comentários:

Rubro Rosa disse...

Sabe quando você lê um post e precisa reler para ter certeza de que você leu certo?
Puxa...deu uma tristeza que fica impossível escrever sobre isso.
Mesmo não estando no blog há tanto tempo, aprendi tanto com vocês. Aumentei minhas listas, compartilhei experiências.
Estou triste de verdade. Mas entendo que cada um é responsável pelo que sente..e se se chegou a hora de dizer um adeus, que assim seja.
Estarei aqui até o fim, fato!
E só posso desejar a vocês que tudo que viveram aqui sirva de experiência para novos horizontes!!!
E claro, agradecer demais tudo que vocês me proporcionaram!
Beijo

Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

Gabriela CZ disse...

Fico triste com a notícia, Mari e Alê. Sempre me identifiquei muito com a visão de vocês e descobri muitas boas leituras com a ajuda de vocês. Mas entendo e respeito a decisão. Sentirei saudades, mas aproveitarei ao máximo os últimos posts.

Beijos!

Luana Martins disse...

Oi, Mari e Alê
Nossa li esse post com o coração apertadinho!
A despedida não será fácil me acostumei a vir aqui nesse cantinho maravilhoso tidos os meses desde que conheci o blog, mas mudanças são necessárias.
Com vocês aumentei muito minha lista de desejos, conheci livros incríveis, ter uma opinião mais crítica sobre os livros, resenhas super sinceras e ganhei vários livros. Só tenho que agradecer muito por tudo.
Que Deus abençoe a vocês em tudo!
Já estou sentindo saudades!
Beijos

Ludyanne Carvalho disse...

Ah... Precisei reler o 1° parágrafo porque foi tão inesperado.
Conheci o blog tem pouco mais de 1 ano; foi através de um top comentarista, e o que eu mais gosto nessa promoção é a oportunidade que me dá de conhecer novos espaços literários.
E eu amei esse tempo passado por aqui, resenhas sinceras e bem construídas.
Mas perceber que estão serenos e prontos para o próximo livro ameniza a tristeza por esse fim.
Que permaneçam fazendo leituras incríveis e que tenham uma linda jornada.

Beijos Ale e Mari.

Fabiolla Devenz disse...

Que triste notícia, já conhecia o blog faz uns anos mas faz poucos meses que comecei de fato a acompanhar o blog.
Fiquei triste com a notícia, gostava muito da maneira que as suas resenhas eram escritas, mas recomeços sempre foram necessários, e desejo boa sorte nesse novo recomeço de vocês.

RUDYNALVA disse...

Alê e Mari!
Nossa! Mesmo sabendo que tudo é finito em nosas vidas, confesso que a despedida é dolorosa, ainda mais quando se acompanha um blog há tantos anos e com conteúdo maravilhoso como o de vocês.
Imagino que novos caminhos estão surgindo e o meu desejo é que tenham sucesso em tudo que forem empreender daqui para frente e que não se esqueçam dos seus seguidores, porque tudo foi feito com tanto carinho tanto da parte de vocês como da nossa que os seguimos.
Claro que deu certo e foi bom demais!
Que dê tudo certo para vocês!
cheirinhos
Rudy

Giovanna Talamini disse...

Oi!
Ao ler, fiquei extremamente emocionada.
Fico triste por acabar, gosto muito do blog, mas fico feliz por cada momento que aproveitei aqui dentro.
Muito obrigada por me apresentarem livros ótimos!
Boa sorte nessa nova caminhada, pessoal!
Beijos.

Ana I. J. Mercury disse...

Oi, Mari e Alê
Fiquei triste, porque gosto muito do blog, é um dos meus preferidos.
Mas entendo que a vida segue seus ciclos e que é necessário fechar alguns para outros começarem.
Desejo a vocês ótimas leituras, muito sucesso e amor porque vocês merecem muito!
Amo a inteligência e crítica de vocês! Espero que voltem um dia, pois sentiremos falta!
Obrigada❤❤❤❤
Bjs

Carolina Santos disse...

Estou completamente nauseada com essa notícia. Estava notando a falta de atividade no blog mas nem se reduzir a quantidade de publicações no não tem chance de manter o blog na ativa?

Elizete Silva disse...

Olá! A gente nunca está preparada para o final (de qualquer coisa), é o caso com os livros, sempre fica aquela sensação de poxa, queria mais algumas páginas, mas também sabemos o quanto transformações são necessárias, mudar é preciso. A única coisa que posso dizer é que desejo tudo de bom para vocês daqui para frente e que essas próximas semanas sejam repletas de dicas maravilhosas e muito amor.

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger