segunda-feira, 28 de maio de 2012

RESENHA: Extraneus 1 - Medieval Sci-Fi

“Do alto da colina, dois pares de olhos curiosos observavam o horizonte tomado por cavaleiros e soldados. A fortaleza mais adiante, recortada contra a aridez da montanha, fora sitiada há pouco e, agora, chegara o momento de vencer suas defesas” (Jogos de Guerra, Rober Pinheiro, p. 29)

***

Antes de tudo, gostaria de desculpar-me com vocês, leitores do blog, pelo atraso na publicação desta resenha. Justifico-me: como (alguns de) vocês devem saber, ontem ocorreu a primeira fase do Exame da OAB (leia-se: o pesadelo dos graduandos/bacharéis em Direito), e eis que decidi me aventurar nesta empreitada. Deste modo, imerso nos estudos, admito que simplesmente esqueci de postar a resenha.

Agora, vamos ao que interessa. A antologia reúne quinze contos, de autores diversos, os quais escreveram suas estórias a partir de uma inusitada proposta: a fusão de elementos medievais e de ficção científica. Proposta esta que foi alcançada não somente com êxito, mas com maestria. Como disse em nosso Especial de Páscoa, repito: a antologia entrega o que promete.

Destaque para os contos Jogos de Guerra, Punição e Churrasco D’arc, que com muita originalidade e com altas doses de criatividade, criaram legítimas estórias medieval sci-fi.

Confesso que apenas leio contos quando estou com pouco tempo para dedicar a leitura e me envolver com a trama do livro. Porém, o ponto positivo, principalmente para aqueles que possuem imaginação fértil, é que os contos oferecem varias oportunidades para o leitor “continuar” a estória. E com Extraneus não foi diferente, ainda mais tendo em vista a enorme e variada gama de ingredientes colocados a disposição do leitor para este fim.

Mas devo ser sincero e reconhecer que nem tudo são flores, pois alguns contos não fizeram sentido ao final (leia-se: não entendi). Talvez tenha sido por falta de concentração (li boa parte do livro no aeroporto), ou quem sabe por falta de inteligência mesmo.

De qualquer forma, já aviso que o livro apresenta níveis altos de "nerdisse", e talvez por isso não será apreciado por todo e qualquer leitor. Mas se você estava comemorando o Dia do Orgulho Nerd na semana passada, não tenho dúvidas de que irá gostar da antologia.

Por fim, não posso deixar de salientar que a Editora Estronho possui inúmeras antologias com processo seletivo aberto. Vale a pena conferir e participar!

Título: Extraneus 1 – Medieval Sci-Fi
Organizador: M.D. Amado
N.º de páginas: 132
Editora: Estronho

0 comentários:

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger