terça-feira, 18 de setembro de 2012

Quem vem para o jantar? # 13

"Quem vem para o jantar?" é a coluna mensal do Além da Contracapa em que um jantar fictício se torna a ocasião em que personagens e autores interagem em encontros inusitados. 

A data era mais do que especial, pois comemorávamos um ano de existência, e estávamos decididos a fazer mais do um simples jantar, mas uma FESTA, com letras garrafais.

Após muita discussão a respeito de onde poderíamos realizar nosso evento, optamos por um local nada convencional para promover uma festa: a Escola de Magia de Hogwarts. Mais especificamente, o Salão Principal. O motivo é óbvio: existe algum outro lugar em que há banquetes suntuosos como os que lá são servidos?

É evidente que o jantar foi soberbo, e pudemos perceber que todos os nossos convidados estavam mais do que satisfeitos. Falando em convidados, é claro que a melhor parte foi poder compartilhar uma refeição com eles.

E quem são eles, você deve estar a se perguntar, certo? Bom, a lista de convidados ficou enorme, pois a cada momento incluíamos um novo autor ou personagem, por isso não iremos listar todos os nomes.

A primeira convidada não é surpresa alguma: J.K. Rowling — que generosamente nos emprestou o local sem cobrar sequer um galeão —, a responsável por ensinar a muitos leitores que a magia realmente existe. Basta abrir um livro e mergulhar em um novo mundo.

Sentada ao lado de Joanne, estava Agatha Christie. A Dama do Crime, que não conhecia a famosa série dos bruxos mais adoráveis que já existiram, estava fascinada conforme ouvia a autora contar o surgimento de muitas de suas ideias que não serão facilmente esquecidas pelos fãs.

- Avada Kedrava? – Agatha disse – Basta falar e apontar a varinha? Nada de venenos ou de adagas? Veja só, que prático!

Foi com curiosidade que observamos a aproximação de Agatha e Joanne, pois imaginávamos que a Dama do Crime se associaria ao seu colega de gênero, Raymond Chandler. Mas este, por sua vez, travava uma divertida conversa com Machado de Assis, cada qual com suas ironias características.

- Essa Capitu é perigosa – disse Raymond Chandler, ao descobrir sobre a fascinante personagem de Dom Casmurro – É melhor tomar cuidado com ela.


Nós não nos atrevíamos a interromper. Cada conversa era fascinante. Do outro lado da mesa Stephen King compartilhava uma jarra de hidromel com John Green - aclamado autor do livro “A Culpa é das Estrelas” - e Carlos Ruiz Zafón – de “A Sombra do Vento” - que demonstraram que é possível escrever um livro que transcenda a um gênero literário específico.

- Como vocês conseguem misturar tantos elementos diferentes em uma única história? – admirava-se o mestre do terror.

Os dois trocaram um sorriso e devolveram a gentileza:
- E como você consegue ser tão assustador? Até hoje lembro de não ser capaz de ler “O Iluminado” à noite.
- “O Iluminado”? – respondeu Green – Eu quase morri de medo de “Carrie”

A noite prolongou-se e quando já não esperávamos mais ninguém, eis que Jane Austen nos presenteia com sua presença. A razão do seu atraso: sua charrete teve dificuldade de chegar a plataforma 9 e ¾.


Sentimos falta de Ian Fleming e Nicholas Sparks que, infelizmente, não foram capazes de comparecer, pois a noite da nossa festa coincidiu com a pré-estreia de filmes baseados em seus livros. Ainda assim a noite foi gloriosa. Ao despedirem-se todos prometeram retornar no ano que vem. Os esperaremos ansiosos.

8 comentários:

Nardonio disse...

Quantos célebres convidados, hein?!?! Uma pena que Nicholas e Ian não puderam ir. Mas que essa festa estava bombante, estava!

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Lú Miranda disse...

Aiaii, como uma boa e ótima fã de Harry Potter, eu daria todos meus galeões, sicles e nuques.

Aione Simões disse...

Gente, me arranja um convite pra esse jantar, por favor?
E melhor uma Jane Austen atrasada do que nenhuma Jane Austen!!
Hahaha adorei o post, parabéns, queridos!
Beijão!

Aione Simões disse...

P.S: Queria os endereços de vocês pra mandar marcadores do blog :)

Mai disse...

Queria ouvir mais da conversa do Machado de Assis *-*

Adoreeeei o post!

Unknown disse...

O jantar dos sonhos, realmente!! Eu acho que eu não saberia para onde olhar, não ia dar certo. Ia ficar colada em Carlos Ruiz Zafón, Agatha Christie e J. K. Rowling, ou melhor... não ia, acho que eu desmaiaria de emoção antes de entrar pelo portão principal e acabaria perdendo tudo haha
Post divertidíssimo, parabéns meninos!
Beijos!

Sabrina Mazzoni disse...

Adorei a criatividade!
Achei super engraçada e o local super propício.
Sempre quis tomar hidromel, alguém compartilha? rs...

cath´s m. disse...

Eu acho que perderia todo meu tempo com a tia Jo tentando convencer ela a escrever livros sobre Os Marotos, um dos meus sonhos é ter esses livros. *-*

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger