terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RESENHA: O Hobbit

“— O que foi que eu lhe disse? — disse Gandalf rindo. — O Sr. Bolseiro tem muito mais talentos do que vocês imaginam. — No momento em que dizia isso, lançou a Bilbo um olhar estranho por baixo das grossas sobrancelhas, e o hobbit ficou imaginando se ele não adivinhara a parte da história que ele havia omitido.” (TOLKIEN, 2009, p. 94). 


***

Sempre tive vontade de reler O Hobbit, e com a aproximação da data de estréia da primeira parte da adaptação cinematográfica, percebi que não haveria momento mais propício para esta leitura.

Bilbo Bolseiro vive confortavelmente em sua toca no Condado, até o dia que Gandalf e treze anões convidam o respeitável hobbit a participar de uma expedição até a Montanha Solitária, onde o dragão Smaug guarda seu tesouro.

Sabe aquela sensação gostosa de reencontrar velhos amigos ou de retornar para casa depois de um longo período? Foi exatamente isto que senti ao reencontrar personagens tão queridos como Bilbo, Gandalf e Elrond.

O livro é a brilhante introdução à saga de O Senhor dos Anéis, e nos mostra como Bilbo encontrou o Um Anel — o qual Sauron forjou a fim de dominar os portadores dos demais anéis, distribuídos entre os elfos, anões e homens —, que anos mais tarde Frodo deveria destruir, devolvendo-o às chamas da Montanha de Perdição.

A narrativa é cativante e envolvente, e faz parecer com que Tolkien estivesse ao lado do leitor narrando as aventuras de Bilbo, Thorin e Companhia. Já ouvi muitas pessoas reclamarem que a linguagem utilizada pelo autor em O Senhor dos Anéis é maçante, o que seria a causa, inclusive, de algumas pessoas desistirem da leitura. Mas asseguro que a linguagem utilizada em O Hobbit é extremamente acessível, visto que o livro foi escrito para os filhos de Tolkien.

Se pudesse resumir a obra em duas palavras, elas seriam jornada e aventura. Acompanhamos Bilbo abandonando sua vida pacata no Condado, enfrentando diversas adversidades e perigos no caminho, e amadurecendo a cada passo dado. Aliás, amadurecer me parece uma das palavras mais propícias. Creio  que se não fosse pela expedição, Bilbo nunca descobriria tudo aquilo que é capaz de fazer.

Narrativa hábil, personagens marcantes e trama sem pontas soltas somadas a uma estória magistral não poderiam resultar em nada menos do que um dos maiores clássicos da literatura fantástica. Ou seja, leitura obrigatória.

Título: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
N.º de páginas: 297
Editora: Martins Fontes

33 comentários:

Unknown disse...

Li o livro ha muito tempo e estou no aguardo para o lançamento do filme que sai nesta semana.
O livro é daquele espécie que serve para qualquer idade mental.
Muuuito bom.
Bom ver notícias dele por aqui.


Abraço

Unknown disse...

Não li nenhum livro desse autor.
Quem sabe esse seja o primeiro!?!
Nao sabianque ele tinha escrito para os filhos...depois dessa informação fiquei com mais vontade de ler! Rsrsr
Abraços,
@deh_koenig

Unknown disse...

Com certeza O Hobbit é mais leve, mas tampouco acho que SDA seja maçante. É descritivo, e necessário pela proposta que traz.
Quem acha muito maçante, acredito que não passou nas primeiras 50 páginas.
Há outros livros do Tolkien bem mais 'pesados' como Silmarillion, que eu adorei, e ainda assim pela própria característica da história contada, foi um livro que li devagar e aos poucos.


liliescreve.blogspot.com

Nardonio disse...

Sou louco pra ler "O Senhor do Anéis", mas nunca tive oportunidade. Soube da existência de "O Hobbit" agora a pouco (acho que estava em Marte), devido a essa estreia do filme que será por esses dias. Como gosto desse gênero literário, acho que é uma leitura obrigatória mesmo, assim como você disse.

Seguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom

Unknown disse...

Oi, Alê!
Eu também amo esse livro. Faz anos que li, então os detalhes nem estão mais vívidos em minha mente. Mas lembro que achei extraordinário o quanto ele conseguia criar uma sucessão de acontecimentos incríveis seguidos por outros. A história é pura diversão, não se torna chata e monótona em tempo algum. Tô louca pra ver o filme!
Beijos!

Aione Simões disse...

Oi Alê!
Sou uma das que não conseguiu ler Senhor dos Anéis, mas eu tampouco consegui assistir ao filme. Meu problema é que a história realmente não me prendeu. Vi o primeiro filme no cinema e ele foi tão arrastado para mim...
Ainda pretendo tentar ler, de novo, a trilogia. E pretendo começar pelo Hobbit. Mas vou deixar pra depois!
Beijão!

Juliana disse...

Ai, Alê, me puno psicologicamente todos os dias por nunca ter lido O Senhor dos Anéis ;_______________;

Pelo menos eu tomei vergonha na cara e consegui os 3 livros, agora só falta ler hahaha

Quero muito ler o Hobbit também, deve ser muito bom *-*

Beijooo!

Ju
Praticamente Inofensivo ;)

Elis Paulina disse...

Oi Alê, me falam tão bem de O Hobbit, mas pela falta de tempo e a faculdade ainda não consegui ler, mas ainda vou ler.
Gostei muito da resenha, percebe que se envolveu muito com o livro que realmente parece ser muito cativante.
bjos

Luciana Cardoso disse...

Confesso que ainda não li esse livro mas quero muito lê-lo, e assistir ao filme tbm.
Adorei a sua resenha me fez querer ainda mais saber toda a história.
Parabéns pela belíssima resenha.

Sabrina Mazzoni disse...

Não sou muito ligada em noticias. Quando fiquei sabendo que O Hobbit é a introdução de Senhor dos Anéis, fiquei fascinada.
Estou doida para lê-lo, sempre adorei a saga e acredito que não irei me decepcionar.

Enfim disse...

Não conhecia esse livro e nem a estória, nunca gostei muito de senhor dos anéis, porém a divulgação é tanta que fiquei curiosa.

http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

Ju disse...

Com certeza sem a expedição o Bilbo não teria nunca descoberto do que era capaz! afinal, hobbits são meio avessos à aventura, né? Gostam do conforto de suas casas e de fazer todas as refeições (que são muitas! rs) no horário.

Eu amei O Hobbit, a linguagem desse livro é mesmo mais acessível (não que eu tenha alguma reclamação a respeito de O Senhor dos Anéis). Foi bem legal acompanhar a jornada deles. Recomendo para todos.

Unknown disse...

ainda não li o livro mas super me apaixonei pelo filme e pelos comentários da galera q viu o filme e leu o livro,ficou mto fiel. to louca pra ler o livro e ver se realmente o filme ficou tão à altura do livro. (:

Rick disse...

Achei a resenha boa, eu tenho o livro aqui em casa e estou lendo (parei depois da metade), dei uma pausa pra acompanhar agora com o filme e depois retomar a leitura com outros olhos para os personagens ^^

Um louco a mais disse...

Nunca tive coragem pra iniciar a leitura de " O Senhor dos Anéis" devido as criticas que ouvia da linguagem usada. Já esse livro parece trazer uma narrativa mais 'macia' para o leitor. Agora que saiu o filme tô ansioso para ler o livro primeiro, a resenha já me deixou meio ansioso, parabéns pela postagem ^^

Unknown disse...

Eu assisti o filme e amei so nao li o livro mais parece ser muito bom adorei a resenha muito bem escrita

Unknown disse...

Ainda não li o senhor dos aneis, nem assisti os filmes, mas esse O Hobbit não é nada mal começar por eles, amei a resenha.

Paty M. Castro disse...

eu amo conhecer as historias sempre nos mínimos detalhes , e o Hobbit é uma das que é essencial você conhecer os detalhes para entender.Acho que quando TOLKIEN criou essa historia para seus filhos, não imaginava o sucesso que faria.

Le Lil disse...

Dei o livro "O senhor dos anéis: a sociedade do anel" para minha prima como um presente a alguns Natais, quando estive na casa dela e comecei a lê-lo, mesmo sem poder terminar. Achei a narrativa um pouco complicada mas tinha vontade de terminar, pois era bem diferente do filme. Essa minha prima tem a adaptação de "O hobbit" para quadrinhos e foi assim que li, a muito tempo, a aventura de Bilbo, mas mal consigo me lembrar. Bom espero poder ler o livro em breve, fui assistir o filme que está ótimo por sinal, mas adaptações nem sempre fazem jus ao origina, né? Só digo que acho Tolkien genial, criar tudo que ele criou numa época onde imaginação era a maior fonte para tudo e referencias eram poucas, não é para qualquer um, eu lerei tudo que for possível dele. Ah, boa resenha achei bem direta.

Júlia Bitencourt disse...

Eu nunca li senhor dos anéis nem nada, mas desde que foi divulgado que teria filme de o hobbit fiquei com vontade de ler tudinho, eu me sinto totalmente sem cultura por nunca ter lido nada disso, assistido aos filmes nem nada. Amei a resenha e achei fofo o fato que o Tolkien ter escrito esse livro para os filhos, deu ainda mais vontade de lê-lo. com certeza lerei o hobbit e todos os livros de senhor dos anéis em 2013

L'Inzynier disse...

Bom gente, quem sou eu para ganhar uma promoção tão maravilhosa! Mas, não custa nada tentar, além do mais, fiquei fascinada pelo filme, pela história, e pelo Martin Freeman ♥ hahaha ... Bem, nem preciso dizer que amaria ganhar! Adorei muuuito a resenha, e isso só aumentou a minha vontade de ganhar a promoção! Um enorme beijo a todos!

Unknown disse...

Só assisti aos filmes da saga, mas adoro Tolkien! Seria muito bom ganhar a introdução! Gosto desse tipo de romance, que tem fantasia. Parabéns pela resenha!! Muito bem escrita, principalmente para um livro desses!

Letícia Valle
Litteratura Mundi et Alii
litteraturamundi.blogspot.com
@litteratura_m

Unknown disse...

Li a trilogia principal e sempre tive vontade de aprofundar meu conhecimento sobre a terra média lendo as outras obras menos conhecidas do autor.

É bom saber que este livro é menos cansativo que SdA pois ele é realmente bem descritivo.
Vi o filme e amei! Não teve uma única passagem enfadonha.

Bjuuus!

Anônimo disse...

Um dos melhores livros que já li, demorei um pouco para possuí-lo, mas quando enfim o tivi em mãos li em três dias, a história flui de uma forma tão gostosa, Bilbo e sua turma são como velhos amigos para mim.
Obrigada pela resenha.

Unknown disse...

Nunca li "Senhor dos Anéis" nem "O Hobbit" mas agora estou super curiosa para ler ambos...Adoro ler livros deste gênero e pela resenha este parece ser melhor do que eu imaginei...Obrigada pelo incentivo ;)

anaC. disse...

já tentei ler o Senhor dos anéis, mas achei a narrativa muito cansativa e prolixa. no entanto tenho muita curiosidade a respeito do Hobbit. quem sabe assim abro minha mente par ao universo Tolkien?
sua resenha me incentiva em ir atras deste livro. obrigada!

anaC. disse...

já tentei ler o Senhor dos anéis, mas achei a narrativa muito cansativa e prolixa. no entanto tenho muita curiosidade a respeito do Hobbit. quem sabe assim abro minha mente par ao universo Tolkien?
sua resenha me incentiva em ir atras deste livro. obrigada!

Unknown disse...

Quero ler este livro para assistir ao filme. Gostei muito da sua resenha e fiquei muito curiosa para ler o livro. Já li muitos comentários positivos em relação a este livro, todos assim como você acharam que o livro não tem pontas soltas, o que é muito bom!

Anônimo disse...

Eu também já tive oportunidade de ler O Hobbit, e realmente achei a leitura muito mais fácil, nunca consegui ler a trilogia, mas não desisti ainda, um dia quem sabe né.
O filme fez juz ao livro, com o muitos detalhes.

Adorei a resenha e descreve, acredito eu, o que muito pensaram do livro.

Abraços

jean souza disse...

Já assisti o filme e sou muito fã de toda a saga, adorei a modo que foi exibido nos cinemas com mais realismo, quero muito ler o livro, pra ver se é tão bom quanto vc diz!

Silvia Gimenes (DPLeitura) disse...

gostei da resenha, deu vontade de ler !

Samuka Rodrigues disse...

Já li dois livros do Tolkien, e nenhum deles foi "O Hobbit" ou "O Senhor Dos Anéis", quero logo lê-los, já que os outros são tão bons, imagina esses que ganharam fama.

Adorei os filmes, e tenho certeza que os livros serão ainda melhores.

Unknown disse...

Li O Hobbit e adorei assim como estou adorando As Pedras de Adão que é um livro novo mais ou menos do mesmo gênero... Ambas as histórias são fantásticas!!!

Postar um comentário

 

Além da Contracapa Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger